Internet para Principiantes: "Quero editar meu DNS"

in #pt7 years ago

Continuando a série de artigos sobre internet para principiantes, hoje vou falar sobre configuração de DNS. A primeira coisa que acontece quando você adquire um domínio é que você precisa configurar ele para que ele "aponte" para a sua hospedagem. Isso é, indique para o resto da rede mundial de computadores que o endereço "meusite.com" agora deve levar os visitantes ao website que está hospedado em tal servidor, identificado por um IP numérico específico, por exemplo 123.45.678.910. Quando você adquire um serviço de hospedagem junto com o domínio, com o mesmo fornecedor, normalmente é só você indicar na configuração da hospedagem qual é o domínio principal que o resto é feito automagicamente.

enter image description here
Fonte: blog.catchpoint.com

Mas e se você quiser registrar o domínio em um lugar e ter a hospedagem em outro? Por exemplo, você comprou o domínio mas vai usar a hospedagem gratuita da Wix ou do WordPres.com. Nestes casos você tem que configurar o DNS manualmente. Normalmente vai acontecer queo fornecedor de hospedagem vai pedir para você "atualizar os servidores de nome (NS)" para os valores específicos que eles passam. Mas é bom você não fazer isso antes de entender o seguinte:

Arquivo de Zona
A configuração do seu domínio está dentro de um arquivo que chamamos de arquivo zona ou arquivo de zona (zone file). O arquivo de zona normalmente está no registrador do domínio. Se você registrou na registro.br é lá que o arquivo de zona está. Um arquivo de zona contém vários registros (records), e cada um tem uma função. Os mais importantes são:

A
É o registro que aponta para o endereço IP do seu site lá na hospedagem. Se não estiver configurado com o IP correto, o site simplesmente não vai abrir e vai dar um erro de DNS.

CNAME
Configura subdomínios. Um subdomínio é um endereço dentro do domínio. Por exemplo, quando você tem um site com uma loja virtual e você quer que a loja seja acessada pelo link "loja.meusite.com". A loja pode estar hospedada em outro lugar, com um IP diferente, como por exemplo uma loja que você criou no Mercado Livre ou na Loja Integrada. Ou, ela pode estar dentro da mesma hospedagem só que em uma página diferente, em cujo caso o seu registro CNAME vai apontar para o link dela dentro do site.

O subdomínio mais comum é o www, que aponta exatamente para o mesmo endereço do registro A. Na verdade ele não é extremamente necessário pois você pode acessar o site com ou sem o www. Mas é recomendável usá-lo pois muita gente ainda coloca o www para acessar e, se este CNAME não estiver configurado, o visitante receberá um erro ao tentar acessar www.meusite.com.

MX
Caso você queira usar um e-mail profissional com o seu domínio, tipo [email protected], você precisará prestar atenção a este registro. Este registro indica o servidor de email que você vai usar. Esta informação é fornecida pelo provedor de email que você contratou. Além do MX, alguns e-mails podem necessitar de registros adicionais como SRV, TXT, etc.

NS
Este indica qual é o nome de servidor que você está usando. Por padrão, vem o nome de servidor do seu registrador de domínio. A sua função é determinar onde você vai administrar (editar) o seu arquivo de zona. Quando o seu fornecedor de hospedagem pede para você alterar o NS, basicamente o que ele está pedindo é que você transfira o arquivo de zona para eles. Assim eles podem configurar o seu domínio, de maneira praticamente automática, para que o serviço de hospedagem funcione.

Isso pode gerar confusão, pois a partir do momento que você muda o NS você muda o local onde as próximas edições devem ser feitas. Se você mudou o NS da registro.br para o WordPress e precisa fazer alterações no arquivo de zona, é na WordPress que você terá de fazer e não mais na registro.br.

Se você estiver usando provedores diferentes para os serviços associados ao domínio (registro de domínio, hospedagem, email, serviços de DNS), recomendo que você aprenda a editar você mesmo o seu arquivo de zona em vez de transferí-lo de uma empresa para a outra, por dois motivos:

1. Mudanças de DNS exigem um tempo de propagação de 24 a 48 horas. Pode levar 15 minutos, pode levar 2 horas, mas pode levar 2 dias. Então é muito ruim ficar mudando o arquivo de zona de um lado para o outro porque as mudanças levam uma eternidade para propagar.

2. Algumas configurações se perdem ao mudar o NS. Quando você muda o arquivo de zona de um provedor para outro, alguns registros podem ser apagados e precisarão ser reconfigurados, o que aumenta o trabalho, o tempo de propagação e o estresse.

3. Todo suporte é limitado ao provedor. Se seu site está hospedado na GoDaddy, o suporte deles não poderá ajudar você a configurar a hospedagem da Umbler e o e-mail do GMail a menos que você já tenha em mãos todos os registros que precisa adicionar.

Ferramentas úteis
Depois de fazer as configurações do arquivo de zona, você precisa esperar o tempo de propagação que pode ser qualquer coisa entre 15 minutos e 48 horas. Mas existem ferramentas que ajudam você a monitorar quando uma alteração já propagou. Recomendo muito as ferramentas whatsmydns.net, digwebinterface.com e mxtoolbox.com.

Sort:  

You got a 1.29% upvote from @minnowvotes courtesy of @renandossantos!

This post has received a 1.55% upvote from thanks to: @renandossantos.
For more information, click here!!!!
Send minimum 0.050 SBD|STEEM to bid for votes.


Do you know, you can also earn daily passive income simply by delegating your Steem Power to @minnowhelper by clicking following links: 10SP, 100SP, 500SP, 1000SP or Another amount

Resteemed by @resteembot! Good Luck!
Curious? Read @resteembot's introduction post
Check out the great posts I already resteemed.

RESTEEMBOT IS FOR SALE
I COULD WRITE CODE FOR YOU

Coin Marketplace

STEEM 0.18
TRX 0.15
JST 0.029
BTC 62952.44
ETH 2542.20
USDT 1.00
SBD 2.65