Como nós criamos um "Matoclube"

in #pt6 years ago

Hoje contarei um pouco sobre uma iniciativa de amigos que gostam de floresta, fogueiras e aventuras

DSC_3469.JPG

divider-1024.png

Certo dia, como de costume já antigo entre nosso grupo de amigos, fomos até a floresta de um dos altos morros que cercam o vale que comporta nossa cidade para fazer uma fogueira. De lá se vê todo o horizonte, interrompendo-se a visão somente nos morros que fecham a outra parte do vale. Nossas duas cidades (que são como uma só) ficam no chamado Vale do Iguaçu. Apesar de uma altitude considerável (770~800m), vivemos em um vale que é cercado em todas as direções por morros cobertos de vegetação nativa. Não enxergamos horizontes, mas apenas esses gigantes que se elevam por todos os lados.

Lá nesse morro que é conhecido como Morro da Antena, no lugar que especificamente chamamos entre nós como Morro do Bacon, armávamos uma fogueira e fazíamos um pequeno abrigo para o caso de chuva. Lá faríamos uma carne e tomaríamos um vinho em meio à natureza enquanto acompanhávamos o dia a morrer e as luzes da cidade lentamente acendendo. Entre tópicos soltos em várias conversas no nosso pequeno grupo, comentamos de um amigo que não nos acompanhava mais desde que entrara para um motoclube da cidade. Tocando nesse assunto, um dos nossos brincou "pois devíamos, então, criar um matoclube". Todos nós rimos e fomos desenvolvendo, aos poucos, aquela ideia. Nascia assim o Matoclube Urutau.

DSC_3360.JPG
03 de novembro de 2017, no dia em que surgiu a ideia

O nome vem do pássaro urutau, que é conhecido na sabedoria popular como uma ave mística e até de mau agouro. É inegavelmente uma ave muito estranha, diferente e com um canto único. Por sua estranheza e caráter sombrio, que pensamos encaixar nos membros do grupo, todos concordaram em emprestar seu nome para o Matoclube. A proposta do grupo era bem simples e simples deveria permanecer dentro da espontaneidade daquelas nossas expedições. Basicamente, nos encontraríamos e iríamos para algum lugar no mato, sem muitos apetrechos, sem muitas regalias, para fazer fogueiras, testar alguma ou outra técnica mateira, fazer uma carne, conversar e tomar alguma coisa. Algumas vezes faríamos trilhas, acampamentos ou só iríamos para o mato passar um tempo e então retornar – renovados.

Capa3.jpg
Nosso símbolo, o urutau, no desenho feito por um dos membros e que acabou virando a representação do grupo

Nas próximas expedições, começaram a surgir mais ideias, eram apelidos de grupo, ideias para expedições, ideias para o clube, um grupo de facebook, um logo e até camisetas. Desde a criação do grupo, que surgiu como a mencionada brincadeira em 03 de novembro de 2017, nós já fizemos mais de 10 expedições dos tipos mais variados. Pescamos, acampamos na chuva, acampamos numa pedreira (relatado aqui), fizemos fogueiras e trilhas em lugares ermos e distantes e exploramos lugares novos.

Aquela brincadeira acabou dando muito certo e se tornando um grupo real que cria um compromisso com a aventura e com a vivência da natureza. Sobre viver a natureza já escrevi muitas vezes. No fim da postagem, deixarei links de outros textos que escrevi aqui no Steemit sobre isso. Enfim, é coisa que recomendo a todos. Não a criação de um grupo necessariamente, mas a busca, mesmo que mínima, por esse contato íntimo com aquilo que escapa à cidade.

Food2.jpg

Eu planejo escrever aqui no Steemit sobre as aventuras do Matoclube Urutau que garantirem algum alimento à inspiração. Quem saiba não possa inspirar nos demais steemians um pouco desse espírito aventureiro que tentamos conservar!

divider-1024.png

Mais postagens sobre acampamentos e experiências na natureza!
Acampamento na Pedra da Tormenta | Sobre um passeio e o espírito dos acampamentos

Sort:  

Upvoted em nome do Time de Curadoria dropahead!

Obrigado por seguir as regras.

AVISO: O time de curadoria dropahead não, necessariamente, compartilha das opiniões expressadas neste artigo, mas acredita que o esforço e contribuição do autor merecem melhor recompensa e visibilidade.

Ajude-nos a te dar upvotes maiores:

Upvote este comentário!
Upvote & Resteem o último Relatório de Curadoria dropahead!
Junte-se a Trail de Curadoria dropahead
para maximizar suas recompensas de curadoria!
Vote dropahead Witness com SteemConnect
Proxy vote dropahead Witness
com SteemConnect
Doe STEEM POWER para @dropahead
12.5SP, 25SP, 50SP, 100SP, 250SP, 500SP, 1000SP
Faça o mencionado acima e nós teremos mais STEEM POWER para dar a VOCÊ maiores rempensas da próxima vez!

Novidades dropahead: How to give back to the dropahead Project in 15 seconds or less

Sensacional a ideia! E concordo que a busca mesmo que mínima por um contato com a natureza deveria fazer parte dos planos de todos os seres humanos.
Eu já morei próximo a um Sesc aqui em SP e adorava ficar trilhando pelas matas (apesar de morrer de medo de aranhas haha).

É uma coisa muito agradável mesmo. Isso das aranhas é complicado. Eu já me acostumei porque morei perto do mato e na casa viviam aparecendo aranhas. Mas, no mato, chega a ser pior, volta e meia quando reviramos alguma lenha uma aranha sai correndo Hahauaha

Sensacional a ideia e que bom que está dando certo. Hoje em dia, com a correria de todos fica difícil reunir amigos em casa, imagina para aventuras como essas? Eu amo trilhas, adoraria participar de um grupo desses. Mas, em SP é difícil conseguir conciliar horários.

Sim! Infelizmente é mais uma realidade de cidade pequena mesmo. Tenho alguns amigos de cidade grande e o que eles fazem é reservar um fim de semana para subir alguma montanha, fazer alguma trilha específica etc. Mas, mesmo assim, exige muito planejamento :/

Muito massa! Sabe que sou fã de vocês! Nosso matoclube aqui é defasado, mas vivemos essa ideia desde muito tempo apesar de não ser bem organizada. Sem dúvidas precisamos unir forças e ficarei de olho nos futuros relatos!

Defasado nada! Nós já falamos que somos o mesmo grupo de amigos em cidades diferentes hahahahaha

Muito bom, como comentei antes acho que essa ideia de Mato Clubes devia se espalhar pelo Brasil :-) Pode ser como franquia ou como hashtag começando aqui no Steemit. Valeu! Sucesso e boa sorte mais uma vez!!

Valeu, @wagnertamanaha ! Pois eu concordo com você. Já conseguimos uns membros em outras cidades da região até. Vou pensar na questão da hashtag. Podia ser algo dedicado às aventuras e questões "mateiras" no geral. O @jklio123, por exemplo, posta bastante sobre a área de sobrevivência, que poderia entrar para a ideia.
Obrigado pelo feedback e pela ideia! Sucesso e sorte para ti também! :)

Nossa, isso me fez lembrar a época de escola, eu e meus amigos se juntavam e íamos passar o dia na mata em torno de uma fogueira enorme. Isso era muito legal, mas hoje em dia estamos todos separados.

É uma coisa muito boa de fazer com os amigos. Esse tipo de reunião sempre deixa boas memórias para nós :)

Parabéns, seu post foi selecionado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!

footer-comentarios-2.jpg

Eu acho demais o grupo de vocês! E gosto muito do nome porque sou fascinada pelo urutau. Principalmente pelo fato de ser muito raro poder ter um encontro com ele e pelo seu canto.

Pois é! Inclusive estamos esperando para unir o matoclube daí com o daqui Huahuaheuah
Já levantamos a hipótese! Você com o Thomas, o Freitas, o Magnus e quem mais se dispor! Numa dessas até o Newton com a Ana comparecem!

Tem que combinar, mesmo. Quem sabe ir para algum lugar entre estas cidades mas que nenhum foi ainda...

Aí sim. Top de mais. Gostei...

Coin Marketplace

STEEM 0.20
TRX 0.13
JST 0.030
BTC 66533.06
ETH 3491.29
USDT 1.00
SBD 2.71