Escrita à mão vira hobby e até profissão

in #writing7 years ago (edited)

Em tempos de redes sociais e tantas outras ferramentas da era digital, alguns hábitos simples do passado, como escrever à mão andam praticamente em desuso. Afinal, raramente usamos papel e caneta para escrever textos mais longos.

Para recordar os velhos tempos, existe um movimento se popularizando na internet com os nomes de lettering e caligrafia. A ideia surge como uma forma de hobby e o princípio é o de desenhar letras. Para caligrafia usa algumas regras tipográficas, já o lettering é feito no improviso, com a possibilidade de misturar várias técnicas.

escrita-mao-hobby.jpg
Mais de 7 milhões de hashtags para lettering e mais de 300 mil para caligrafia (Foto: Noeliebodin/Pixabay)

De olho nessa tendência, propagada nas redes sociais por meio de grupos e hashtags, o mercado editorial aposta em livros sobre o tema. Os últimos lançamentos diferenciados foram os livros de colorir.

Como uma espécie de nostalgia, resgate do analógico ou hobby, os tipos de escrita à mão vêm ganhando adeptos, inclusive alguns já encaram a tendência como profissão. Assim, existem diversas formas de aplicação, entre elas a estilização de estampas em materiais gráficos e diversos acessórios, como bolsas e camisetas. Além dos livros, existem vídeos tutoriais, sites e cursos dedicados ao tema.

Evolução da escrita

A escrita sempre foi a forma mais prática utilizada para registar acontecimentos para o futuro ou ajudar na memória do presente, sem contar o uso para comunicação. Diferentes tipos de escrita foram inventados de forma independente em várias épocas, entre os povos a Mesopotâmia, Egito, China e América Central.

evolução-escrita.jpeg.jpg
A humanidade já conheceu diferentes tipos de escritas por meio das inúmeras civilizações, inclusive até hoje se diferenciam (Foto: Lemaildeclaire/Pixabay)

Os escritos mais antigos encontrados vêm da Mesopotâmia (atual Iraque), feitos 3.300 anos antes de Cristo. Era a escrita cuneiforme. O termo vem de cunha, uma espécie de caneta daquele tempo, usada para gravar símbolos em plaquinhas de cerâmica.

Pouco tempo depois, os egípcios criaram os hieróglifos, a escrita das pirâmides. Na América Central, a escrita surgiu por volta do século 18. Quando os portugueses conquistaram a região boa parte dos documentos foram destruídos.

A escrita e a língua estão sempre em evolução. Antigamente, ela evoluiu a partir de um desenho até chegar ao alfabeto, que foi mais uma tentativa de desenhar o som da fala. Hoje em dia, a produção da escrita é mais comum na forma digital com o uso de símbolos gráficos – emoticons, por exemplo.

Cartas

Estava pensando que as cartinhas também poderiam voltar a ser tendência. Nem me lembro qual foi a última que enviei ou recebi. Ontem, mesmo estava mexendo em algumas.

cartas.JPG

Sort:  

Bem interessante. Até as regras ortográficas por vezes confundo, pelo hábito de escrever em internet. Me deu nostalgia as cartas, lembro que início de namoro era sempre cartinhas, Comecei namorar tem 8 anos, tem mais de 2 anos que não faço uma, vou até fazer essa semana! Obrigado pela nostalgia!

Promessa no blockchain é dívida que não pode ser apagada! hahahah...

As mulheres amam essas cartinhas @matheusggr. Boa @dudutaulois hahaha

Parabéns, seu post foi votado e compartilhado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!

footer-comentarios-2.jpg

Me fez lembrar do meu diário quando eu era mais nova. Realmente com o passar dos anos e com o avanço da tecnologia a escrita a mão não é mais como antes é que bom que tem essas novas alternativas! Gostei! Parabéns pelo post!

Obrigada pelo comentário! Verdade, eu tb costumava ter um diário.

Maravilhoso post, @leticiachiantia!
Muito importante abordar esse tema, pois a escrita é algo tão importante e as pessoas tem banalizado tanto. Conheço pessoas que tinham a caligrafia muito bonita e por estar sempre digitando, já não escrevem da mesma forma. E até para desenvolver um assunto na escrita, não conseguem com a rapidez de quando digita. Coisa louca! Mas é questão de hábito!
E sobre escrever cartas, é bom resgatar isso. É até um dos projetos que em parceria com o @lusofonia pensei em fazer, mas até agora não tinha feito. Vamos colocar pra frente e incentivar a volta da escrita para alguns, troca de correspondência... É importante resgatar e redescobrirmos a nossa escrita.
Obrigada por compartilhar! Forte abraço!

Obrigada @cleateles pela palavras! =D É bem verdade isso que disse, hoje em dia eu já não tenho mesmo mais costume de escrever muita coisa no papel. Quando me arrisco com um pouco mais, parece que até esqueci, a letra fica desajeitada mesmo. Antigamente, na época da escola parecia que minha caligrafia melhorava a cada ano.
Acredito que se desenvolverem o projeto será uma boa sim, é um movimento importante, com muitos saudosistas e adeptos da ideia. Se precisarem de ajuda, podem contar comigo! Abraços! ;)

Adorei o post! Upvote e reesteem!!!

Feliz que tenha gostado! Obrigada pelo apoio! =D

a minha escrita eh pessiam, mas uma vez eu li um livro 'The right to write' de Julia Cameron em que ela fala dos 'morning pages' ..vc escreve paginas de manha livremente..depois de alguns meses le de volta... o q eu percebi eh q escrever faz vc nao pensar tanto como digitar...com o tempo a escrita em si fica bem mais facil e leve.. bjsss

Legal essa ideia desse livro, vou dar uma pesquisada para saber mais! Acho que escrever é uma arte mesmo seja em qualquer forma. ;) bjs

Amo caligrafia! Adoro escrever à mão qualquer coisa. É muito prático escrevermos em qwertys mas nada se compara ao prazer de desenhar letra por letra. Adorei o post! <3

Obrigada Carol! Eu gosto de escrever tb, apesar de achar a minha letra horrível. Quem tem uma caligrafia boa acaba tendo vantagens em grandes coisas ligadas à arte. ;)

Coin Marketplace

STEEM 0.16
TRX 0.16
JST 0.030
BTC 59207.83
ETH 2464.61
USDT 1.00
SBD 2.43