Para os dias tristes

in #pt7 years ago (edited)

flower-1812470_1920.jpg

Inúmeros fatores externos podem desencadear dias tristes, entre eles um trabalho desagradável, más notícias e brigas. Normalmente, esse último caso é o que mais desestabiliza, devido as possíveis implicações ruins, principalmente quando se trata de relacionamentos amorosos.

Algumas pessoas parecem que gostam de curtir algumas dessas tristezas, no popular, a famosa fossa. Prova disso, é que muitos já preparam o momento. Digo, já chegam em casa, separam as músicas mais tristes, se aconchegam nas cobertas e, por último, chegam a nadar em lágrimas.

Tirando o exagero, é isso mesmo que ocorre, inclusive existem algumas pesquisas comprovando esses tipos de comportamentos. Pesquisadores da Free University of Berlin estudaram um grupo de pessoas para dizer a eficácia de escutar músicas tristes em momentos difíceis. Para eles, as canções não devem ser apreciadas apenas pelo lado artístico, porém podem ser úteis para consolar.

Ao contrário do que diz a pesquisa, ouvir músicas tristes me faz me sentir pior. Particularmente, eu não gosto de mergulhar em tristeza. Já fui um pouco assim. A experiência além de não ter sido boa, achei bem arriscada, pois acredito que pode desencadear casos mais sérios como a depressão.

No passado, curtir os momentos tristes era uma forma de me inspirar. Como eu gostava muito de escrever poesias, eu me sentia mais estimulada. Achava que isso acontecia com todos os poetas. Os poemas só poderiam sair muito bons com uma dose de tristeza. De certa forma, Vinícius de Moraes comprovou isso por meio de A um passarinho.

A um passarinho

Rio de Janeiro , 1946

Para que vieste
Na minha janela
Meter o nariz?
Se foi por um verso
Não sou mais poeta
Ando tão feliz!
Se é para uma prosa
Não sou Anchieta
Nem venho de Assis.

Deixa-te de histórias
Some-te daqui!
Vinícius de Moraes

Claro, que o grau de humor de um artista não pode implicar na qualidade de sua obra ou em sua inspiração.

Para quem não gosta de curtir a fossa, eu sugiro:

  • Leitura de mensagens que tragam alegria
  • Assistir vídeos motivacionais de uma área de interesse
  • Sair de casa e ir para algum lugar que sente prazer
  • Buscar ajuda de pessoas queridas para desabafar ou companhia
  • Contato com animais ou a natureza
  • Trazer a memória o que dá esperança e felicidade
  • Esquecer o passado e olhar para frente
  • Não procurar culpados e aprender a perdoar
  • Não julgar as pessoas ou a situação
  • Estabelecer contato com pessoas positivas
  • Procurar novas formas de viver
  • Ter paciência com o tempo // “Dê tempo ao tempo”
  • Concentrar-se na positividade

Nós aprendemos continuamente com erros e, sobretudo, somos os donos da nossa felicidade.

Image source

Sort:  

Muito bom, @leticiachiantia! Eu sempre gostei de ouvir músicas alegres, mas já passei por momentos difíceis e parecia que essas músicas não combinavam com o momento, até irritavam. Ouvi muito Amy Winehouse e Adele nessas horas. Hehehehehe! Ainda bem que resolvi tudo o que me incomodava e não precisei mais recorrer ao talento delas :P

É faz sentido isso tb. Dá para continuar ouvindo agora, acho não tem efeito quando estamos felizes. =D

Gosto da fossa. Faz refletir no que deu errado, de relembrar o que levou a isso e analisar o que se pode melhorar. Mas ficar preso sempre a isso não dá. 1 semana de fossa já é suficiente para chorar o que tiver de chorar :D

hahaha Bem isso!! =)

Coin Marketplace

STEEM 0.25
TRX 0.11
JST 0.029
BTC 69271.35
ETH 3679.86
USDT 1.00
SBD 3.36