Nós Já Temos Tudo O Que Precisamos Para Viver

in #writing7 years ago (edited)

DSC09872.JPG

Eu assisti um documentário muito interessante hoje pela Netflix chamado :"Os Minimalistas" que fala muito a respeito de pessoas que estão nadando contra a onda desenfreada de consumismo imposto pelas mídias (propaganda, TV, internet) e estão buscando uma vida simples, com tudo aquilo que elas necessitam para viver e nada mais.

Dentre todos os argumentos expostos no documentário sobre o consumismo um que me chamou atenção é que na verdade nós não queremos ou precisamos por exemplo, ter um carro novo, aquele celular de última geração ou aquela câmera com "850 pontos de foco" e "120 MP" de resolução de imagem que foi lançado semana passada. O que nós queremos ou precisamos são os benefícios que esses objetos podem nos trazer. Queremos na verdade nos sentirmos completos, satisfeitos.

DSC09848.JPG

É como se a nossa satisfação nunca fosse saciada e mesmo não precisando daquilo, nós compramos somente para termos uma falsa sensação de realização, satisfação. Realmente hoje em dia estamos sendo bombardeados por propagandas que conseguem cumprir mais do que o seu papel de somente divulgar um produto. Eles querem determinar que o produto que eles vendem é vital para a nossa sobrevivência e caso nós decidirmos não comprar esse produto ficaremos fadados a ficar no passado ou "fora de moda", "desatualizado".

Trazendo esses exemplos atuais de consumismo sem limites que vemos pelo mundo para a fotografia eu me convenci que não preciso de outra câmera além da que eu já possuo. Hoje eu evito assistir vídeos no YouTube por exemplo de reviews de novas câmeras lançadas no mercado, simplesmente pelo fato de que a minha câmera já supre muito as minhas necessidades e pretendo usa-la por muitos e muitos anos.

DSC09849.JPG

Acredito que precisamos muito mais ter consciência daquilo que já possuímos vendo novas formas de reaproveita-los do que sair pelas lojas gastando com coisas que muitas vezes nem precisamos. Isso também serve de muita lição para mim. Já perdi as contas de quantas vezes gastei com aquilo que nem precisava e no final...onde está o dinheiro? Acabou.

Hoje para mim o slogan de "consumo consciente" faz todo o sentido e irei tê-lo de agora em diante não somente como um slogan, mas um modo de vida.


English Version Here

Thanks for reading my post!

Obrigado por ter lido o meu post!


jampb300.jpg


All photos are signed in ©, are my own and taken with my camera Sony Alpha ILCE 3500📷


js sign.jpg

Sort:  

Eu vi esse documentários meses atrás, achei irado também.. Eu melhorei de várias maneiras, no acúmulo, na necessidade de ter o que não se precisa...

Excelente @marcelli, que bom ver vc de volta :)

Tenho esse documentario na minha lista. Vou assistir! Acho que no fundo sabemos que conseguimos viver com muito menos mas gostamos dessa sensação de poder, de conquista, que os objetos nos trazem. E no fundo enganamos a nós mesmos com o argumento de que precisamos. De que o que temos não é bom o suficiente mesmo realizando as mesmas funções. É preciso muita coragem pra viver uma vida consciente sem se deixar se manipular pelo consumismo que cria "necessidades".

Exatamente @ariane. O documentário é muito bom e com certeza vc irá gostar. Eu sou capitalista, sou a favor das pessoas terem acesso a "coisas boas", mas equilibrio e realmente adquirir o que vc precisa e não por um capricho bobo, é o sensato a se fazer.

Muito bom Post...Realmente às vezes compramos coisas que não precisamos , pois , a coisa que já temos , supre inteiramente nossas necessidades . Todas propagandas induzem todos ao consumismo desenfreado e.

Exatamente amigo, o problema não é consumir, mas consumir consciente, sem exagero e consumir o que realmente você precisa. É a história do "Tudo demais é veneno". Muito obrigado.

Congratulations @jsantana! You have completed some achievement on Steemit and have been rewarded with new badge(s) :

You published a post every day of the week

Click on any badge to view your own Board of Honor on SteemitBoard.
For more information about SteemitBoard, click here

If you no longer want to receive notifications, reply to this comment with the word STOP

By upvoting this notification, you can help all Steemit users. Learn how here!

Parabens, @jsantana.
Teu texto foi destacado no post Os 10 Posts mais VOTADOS do Steemit en Portugues (31 de Julho.)
Votado e Reblogueado.
Obrigadas polas súas aportacións.
Apertas.

Grande verdade ! É sempre bom de se lembrar disso... Obrigado pela partilha.

Obrigado amigo!

Coin Marketplace

STEEM 0.20
TRX 0.13
JST 0.030
BTC 65858.36
ETH 3493.88
USDT 1.00
SBD 2.53