Escolhas Profissionais, Fotografia e Liberdade - Parte 2 - Final (Português)

in #writing7 years ago (edited)

DSC07746.JPG

Como falei ontem a minha decisão de escolher a fotografia como a minha profissão e meu novo estilo de vida e de ver o mundo não foi um "mar de rosas", não foi fácil e eu sabia que com essa decisão eu iria encontrar muitos outros desafios. Vi que para ser fotografo não é somente necessário ter o talento, a criatividade, a ousadia e uma boa visão, é necessário estudar e esse foi o meu inicio.

Eu já tinha um conhecimento básico de como tirar fotos, manusear uma câmera, ver um melhor ângulo, mas eu não tinha ideia do que seria composição, do que seria a fotografia que significa: "Escrever com as luzes", a mecânica e a técnica fotográfica. Para eu ser um fotógrafo profissional eu tive que aprender tudo quanto fosse possível sobre técnicas, dicas de fotografia e toda a mecânica das câmeras.

DSC09014.JPG

Para isso tive que fazer um curso. Onde eu moro tem algumas escolas de fotografia, mas os cursos são muito caros e não oferecem nenhuma novidade além do que eu já tinha lido nos livros e visto nos vídeos do Youtube. Por isso, investi na minha educação fotográfica online. Descobri uma escola pública de fotografia aqui no Brasil que possui um curso completo e quem ministra as aulas é um grande fotógrafo brasileiro descendente de coreanos que me ensinou tudo o que eu poderia saber sobre essa arte.

Foi mais ou menos 1 ano de curso, fui do básico ao avançado, fazendo todos os exercícios propostos e as provas ao final de cada módulo e essa base que eu obtive foi muito importante. Não aprendi tudo, pois na fotografia nunca podemos dizer que somos "especialistas", "os melhores", "os superiores", pois quanto mais estudamos, menos sabemos.

Após os meus estudos básicos me senti mais confiante para manusear a minha câmera, começar um plano de carreira e realmente "me lançar" como fotógrafo no mercado. Mas, por onde começar? Aí reside o problema.

DSC00096.JPG

Aqui no Brasil infelizmente a fotografia não é vista como arte, como é nos países da América do Norte ou Europa, onde o fotógrafo consegue viver somente vendendo ou expondo as suas fotos em galerias. A fotografia aqui é 100% comercial, isso é, o fotógrafo brasileiro em sua maioria ou 90% deles trabalham para alguma empresa de promoção e eventos (shows, festas sociais, eventos de dança e música), faz fotografia publicitária para revistas ou vive somente fazendo fotografia de casamento e ensaios fotográficos. Essa é a realidade.

Uma outra minoria (na qual hoje me incluo) são os fotojornalistas ou fotógrafos de rua. Os "sonhadores" que ganham um pouco menos do que os fotógrafos comerciais, mas que possuem em seu portfólio imagens muito mais impactantes, artísticas e que estampam os jornais, portais e agências de notícias. Somos uma resistência talvez...

DSC06446.JPG


Protestos e mais protestos e eu sempre estou lá com a minha câmera...


Nessa escolha entre ser um fotógrafo comercial ou um fotógrafo documental, eu escolhi ser um fotógrafo documental, pois o acredito que seja a parte mais "livre" da fotografia, onde sou eu que escolho o horário, dia que irei trabalhar, sem precisar ficar preso a alguma empresa, contrato ou cliente. Ganho um pouco menos, é verdade (as agências de notícias e os jornais pagam muito pouco pelas fotos) mas a satisfação, o prazer e a realização de marcar história através das minhas fotos não tem preço.

Espero que vocês tenham gostado de mais uma parte da minha história que conto para todos vocês aqui em meu blog no Steemit. Agradeço a sua atenção e paciência de ter lido esse post até o final.


Um Bom Final de Semana para Todos!😃🍺


Obrigado por ter lido o meu post!


jampb300.jpg


All photos are signed in ©, are my own and taken with my camera Sony Alpha ILCE 3500📷


js sign.jpg

Sort:  

Parabéns, pelas excelentes fotos , e pela representação da história.

Muito bom.

Que bom que vc gostou @ginga

É isso mesmo @jsantana, autoaprendizagem! Excelentes fotos! Contínua o bom trabalho!

Que máquina fotográfica usas? Agora ao ver as fotos no Steemit tenho ficado inspirado para a fotografia... penso que vou comprar uma máquina fotográfica quando puder...

Sempre fica fazendo as suas fotos. Fica mostrando u mundo a sua historía. Abr bem forte daqui da Holanda

Olá, @jsantana
Parabéns, teu texto foi mencionado en Post Steemit recomendados en Português. 6 /Agosto/2017

Obrigadas pola túa participación na comunidade lusófona do Steemit e túas aportacións.

Na Gazeta de hoje, tamén @anacristinasilva fala de cómo viver é facer escolhas. A súa eche ben boa: ¡Ser creativo e independente! Gran opción.

Se queres, podes recomendarnos contido en calquera variedade dialectal do Português e gañar SBDs. Mira cómo

Coin Marketplace

STEEM 0.20
TRX 0.12
JST 0.029
BTC 62701.29
ETH 3435.22
USDT 1.00
SBD 2.58