Timor-Leste: a viagem à ilha de AtaúrosteemCreated with Sketch.

in #travel7 years ago

Timor-Leste: a viagem à ilha de Ataúro

A última vez que estive em Timor-Leste, não tive a chance de visitar a Ilha de Ataúro, portanto desta vez eu decidi fazê-lo. Ataúro significa no dialecto local "Cabra" porque existem muitas na ilha.
O primeiro problema é que há apenas uma ferry aos sábados e deve-se estar lá muito cedo para se ficar em pé numa grande fila de pessoas para conseguir comprar o bilhete.
O segundo problema é se não conseguir bilhete de volta ou perder o barco no caminho de volta, tem de se ficar na ilha até ao sábado seguinte ou conseguir um barco muito caro para trazê-lo de volta a Dili.
Este post foi aumentado em ralçaõ ao já foi publicado na Língua Inglesa em Viagem de Dili para Pante Makassar - Oucusse em Timor-Leste.
5:00 am - acordar, café de Timor preto da manhã e estou preparado para caminhar 25 minutos numa cidade ainda não acordada até chegar ao Ferry.
Ao sair da porta do hotel, perguntei a uma pessoa local, que me confirmasswe o no caminho certo para o Ferry e essa pessoa generosa, acabou de dizer na língua portuguesa, "por favor, pular na minha moto" porque eu ia seguir esse caminho.
Este gentil motorista louco, com uma Yamaha 500 levou-me para o barco em 4 minutos vertiginosos.
Este amigo desejou-me "boa sorrrte" em português e recusou aceitar qualquer dinheiro que eu quisesse oferecer.
Fotos pela manhã ao chegar ao pequeno porto de Dili.
Vista para a direita.
DSCF4501.JPG
10 minutos depois.
DSCF4508.JPG
Vista para a esquerda.
DSCF4517.JPG
Na frente Atauro ainda escuro.
DSCF4504.JPG
Sol a nascer atrás da Ilha de Atauro.
DSCF4487-por-atauro.JPG
A saída do Ferry de Dili está sempre marcado para as 7:00 da manhã, mas isso raramente acontece.:(
DSCF4511.JPG
5:30 da manhã - eu entro no pequeno porto preparado para 2 a 3 horas na fila para conseguir o bilhete (pegar os ingressos hehe) , mas encontro um escritório de venda de bilhetes vazio.
Usando a língua portuguesa, uma pessoa apr4oxima-se e gentilmente diz-me que não há mais bilhetes, que todos tinham sido vendidos na última sexta-feira á tarde (o dia anterior).
Um pouco triste com esta , decidi sentar-me numa multidão de talvez 900 cem pessoas locais e uma grande unidade de soldados e caminhões militares para fotografar o ferry supostamente saindo às 7 da manhã.
6:30 da manhã - De repente, uma pessoa aproxima-se diz-me que ele consegue entrar no Ferry para conseguir um bilhete para mim.
De repente, fico mais alegre e sento-me á espera por esta nova viagem possível.
Trinta minutos depois, Albertino é o nome deste amigo, aparece e diz-me que eu tenho que pagar cinco dólares por um bilhete que teria custado quatro dólares e, surpreendentemente, ele leva-me para dentro do Ferry. :)
O famoso bilhete do Ferry.
DSCF4631.JPG
Eu tento pagar 10 dólares pelo bilhete e ele recusa-se a aceitá-lo (apenas o que fora acordado 5 doláres ) e até me consegue oferecer um café grátis da tripulação do Ferry, que só acabou por sair às 8:30 da manhã (1:30 atraso).
Só quando o Ferry ia partir á 8:00 horas é que alguém se lembrou que se tinha de retirar o barco que já lá estava estacionado quando eu cheguei de manhã o que demorou mais 30 minutos a conseguir hehehe.
Que linda paisagem no mar, vendo ambas as ilhas, Ataúro na frente e Timor Leste na parte de trás.
DSCF4512.JPG6 minutos depois - que mudança...!!!!!.
DSCF4514.JPG
O pequeno porto que deixamos e as vistas de Dili do Ferry.
DSCF4518.JPG

DSCF4522.JPG
Este Ferry volta sempre para Dili às 3:00 da tarde e não se pode perder.
DSCF4524.JPG
Aproximação da Ilha Ataúro.
DSCF4538.JPG
Entretanto, aparece um homem com um megafone e fala a todas as pessoas em Tetún o dialeto de Timor-Leste, do qual eu só À medida que o rosto da multidão parecia cada vez mais infeliz, eu decidi pedir a um dos passageiros - um fuzileiro naval de Timor-Leste se ele pudesse traduzir para o que o homem tinha dito em português.
Ele diz-me que o horário do Ferry para voltar tinha sido antecipado para as 14:00 h, em vez de ser às 3 da tarde conforme previsto.
Estou feliz por ter feito a pergunta porque senão eu só voltava ás 15:00 e ia perder o ferry fe volta, mas percebi também que não tinha tempo para ir ao redor da ilha conforme tinha planeado, e decidi ir apenas até á aldeia de Makili, à esquerda do Porto de Atauro.
Após 3 horas de viagem com uma paisagem magnifica chego ao porto de Atauro, onde é praia local (onde o pessoal de Dili vem passar o Sábado) e onde se efectua o mercado local.
DSCF4552.JPG
E cá vou vou no caminho para Makili numa moto Honda 750 cv, mas num atrelado para 12 pessoas. :),
DSCF4555.JPG
As casa locais .
DSCF4558.JPG
Vista á direita.
DSCF4559.JPG
Em Frente.
DSCF4560.JPG

DSCF4566.JPG
De volta ao mercado local de Porto de Ataúro.
DSCF4570.JPG
Aqui pode-se comprar o famoso vinho de palma local ou até uma aguardente do mesmo ( fortissima) bem como o betel e a areca os estupefacientes locais que experimentei para saber o que era:)
Os efeitos tem algumas semelhanças com os da cola que se consome em toda a África apesar da areca ser mais pesada e deixar a boca totalmente entumecida.
O pior é que com a areca os lábios ficam cor de laranja heheh.
DSCF4578.JPG

DSCF4581.JPG

DSCF4582.JPG

DSCF4583.JPG
Embarque para o caminho de volta para Dili.
DSCF4588.JPG
Vista para a direita.
DSCF4590.JPG
Á esquerda
DSCF4593.JPG
Chegou a hora de dizer adeus á ilha de Ataúro
DSCF4603.JPG
Wiki :(tradução) Ilha de Atauro (Tetum: Pulau Atauro ou Ataúro, Português: Ilha de Ataúro é uma pequena ilha situada a 25 km ao norte de Díli, Timor-Leste, no extinto segmento de Wetar do vulcânico Inner Banda Arc, entre as ilhas indonésias de Alor e Wetar. Politicamente, compreende um dos subdistritos do distrito de Dili em Timor-Leste. Tem cerca de 25 km de comprimento e 9 km de largura, cerca de 105 km2 de área, e é habitada por cerca de 8 mil pessoas.
A ilha mais próxima é a ilha indonésia de Liran, a 12 km a nordeste.
Os meus últimos posts sobre Timor em Português:

Viagem de Dili para Pante Makassar - Oucusse em Timor-Leste
Viagem Diária de ida e volta de Dili para Railaco em Timor Leste

Os meus últimos posts sobre Timor em Inglês:

Travel from Dili to Pante Makassar - Oucusse in East Timor
East Timor: From Dili to Railaco to Dili
East Timor: The trip to Atauro Island
East Timor: Travelling in a Paradisiac Island
East Timor: the way from Dili to Railaco

Sort:  

Que lugar lindo!

Olá Giovana
Muito Obrigado pelo comentário e pelo voto.
Só se deve votar num post que tenha menos de 7 dias, porque o voto só se gasta e não tem qualquer efeito.
Apenas nos comentários eles continuam a funcionar

Poxa, @charlie777p, não fazia ideia!! Sou nova aqui e ainda estou aprendendo a usar! Muito obrigada pela dica! Mas não podia deixar de comentar, belo texto e lindo o lugar! ☺️☺️

Beautiful pics

Fantástico meu caro amigo. Estes país é um espectáculo. Beijinhos.

Muito Obrigado.:)
Já estou com saudades heheh.
Bjs

Nice pictures, upvoted

You have posted an article that is extraordinary and able to benefit the reader. I am very interested to know more about your writing. Thank you @charlie777pt for giving me good information. God blessing you.

Thanks a lot for your compliments and for the motivation to put more episodes/photos.

Coin Marketplace

STEEM 0.17
TRX 0.13
JST 0.028
BTC 55450.66
ETH 2943.26
USDT 1.00
SBD 2.07