#DICIONÁRIO DA MÚSICA # - Dilermando Reis (1916 - 1977)

in #ptmusic6 years ago (edited)

Dilermando Reis (1916-1977) nasceu na cidade de Guaratinguetá, interior de São Paulo, no dia 22 de setembro de 1916. Na infância começou a estudar violão com o pai, o violonista Francisco Reis. Em 1931, aos 15 anos de idade, já conhecido como o melhor violonista da cidade, conheceu o violonista Levino Albano da Conceição, que se apresentava em Guaratinguetá numa turnê pelo interior paulista. Com o consentimento dos pais Dilermando tornou-se seu aluno, e passou a acompanhá-lo em suas excursões durante os dois anos seguintes.

“No começo, eu estudava com o Levino, e ele, nos primeiros recitais, não me apresentava como aluno. Mas logo depois de três meses ele fazia a primeira parte e deixava a segunda para eu fazer.”

Em 1933, Dilermando foi pela primeira vez ao Rio de Janeiro, sob a tutela de Levino. Conheceu João Pernambuco e começou a dar aulas em várias localidades, como a loja Bandolim de Ouro, onde comprou seu primeiro bom violão, um “Do Souto”. Nessa loja conheceu também grandes músicos como Luperce Miranda, Rogério Guimarães e Pixinguinha. Em 1935 começou a dar aulas na loja A Guitarra de Prata, onde continuou lecionando pelos próximos 25 anos.

Ainda em 1935, trabalhou na Rádio Guanabara acompanhando calouros. Em 1936, passou a trabalhar na Rádio Transmissora, onde apresentava-se ao lado do também violonista Rogério Guimarães, e teve seu primeiro programa dedicado aos solos de violão. Na Rádio Clube do Brasil formou uma das primeiras orquestras de violões que se tem notícia, com integrantes do nível de Osmar Abreu (pai dos irmãos Sérgio e Eduardo Abreu, que mais tarde viriam a realizar uma carreira meteórica) Euclides Lemos e Solon Ayala.

As primeiras gravações como solista foram realizadas em 1941, com a valsa Noite de Lua, e o choro Magoado em 78 RPMs. No ano de 1944 o segundo registro, com Dança Chinesa e Adeus Pai João, gravou 10 discos em 78 rotações e 20 músicas autorais durante a década, além de acompanhar diversos cantores, como por exemplo a cantora Bibi Ferreira nesta gravação de 1941.

A estes se seguiram vários outros discos que o colocaram como o violonista mais conhecido do Brasil, como a gravação de 1952 da valsa Se Ela Perguntar, com letra de Jair Amorim, em um arranjo orquestral interpretada pelo cantor Carlos Galhardo. No mesmo ano, gravou os dois maiores clássicos do repertório instrumental popular brasileiro, o maxixe Sons de Carrilhões, de João Pernambuco, e a valsa Abismo de Rosas, de Américo Jacomino (Canhoto).

Em 1956, assinou contrato com a Rádio Nacional para se apresentar no programa "Sua Majestade, o Violão" que se manteve no ar até 1969, e lhe rendeu a gravação de mais um disco sob o mesmo nome ainda em 1956. “Sua Majestade, o Violão”, é seu único fonograma lançado no formato de 10 polegadas, com arranjos de Clair de Lune de Claude Debussy, e outros como o Noturno n2 Op.9 de Frédéric Chopin.

Em 1957 inciou um ciclo de gravações em discos de 33 RPM que durou até 1975. Em 1970, Radamés Gnattali dedicou ao violonista o Concerto nº1 gravado no mesmo ano. Como professor, ensinou a excelentes violonistas, dentre os quais Darci Vilaverde e Bola Sete. Foi também professor de Maristela Kubitscheck, filha do presidente Juscelino, de quem foi grande amigo e parceiro de serenatas.

Dilermando Reis morreu no Rio de Janeiro em 2 de janeiro de 1977, de edema pulmonar, foi enterrado em sua cidade natal, Guaratinguetá, no cemitério São Miguel. Nos dias de hoje, sua cidade natal mantêm um festival anual de música que carrega seu nome. O “Festival Dilermando Reis” conta em sua programação com diversos recitais de violão, apresentação de grupos corais, e seresta.

Ficamos por aqui, se você produz material sobre música clássica, ou admira conteúdos relacionados ao assunto pode se juntar ao nosso grupo no Discord por meio deste link: https://discord.gg/ppVmmgt

Um grande Abraço
Guilherme Faquetti
02 de março de 2018

photo_2018-02-17_21-43-27.jpg

O projeto DICIONÁRIO DA MÚSICA visa trazer ao Steemit todo o vasto universo da música cantada em português, indiferente de seu país de origem. Sinta-se livre para juntar-se a nós e falar um pouco sobre um compositor, cantor, interprete, grupo que conheça e acha que deve estar no projeto.

Conheça mais sobre o projeto e veja todos os artigos já escritos.

LISTA DE ARTISTAS

Referencias bibliográficas

https://www.ebiografia.com/dilermando_reis/

https://jornalggn.com.br/blog/laura-macedo/a-arte-de-dilermando-reis-por-laura-macedo

http://www.jornaldeguara.com.br/programacao-do-22-festival-dilermano-reis-em-guaratingueta/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Dilermando_Reis

http://www.violaobrasileiro.com/dicionario/visualizar/dilermando-reis

http://www.violaobrasileiro.com.br/dicionario/visualizar/levino-albano-da-conceicao-

Sort:  

This post has been voted on from MSP3K courtesy of @thomashblum from the Minnow Support Project ( @minnowsupport ).

Bots Information:

Join the P.A.L. Discord | Check out MSPSteem | Listen to MSP-Waves

Mais um ótimo artista para o dicionário! Muito obrigado cara! Desculpe a demora pela curadoria, mas tem sido corrido! Atrasou até o relatório do fds dos posts curados, hehe! Abraço

Que isso Thom demora nenhuma, fico muito feliz em ter o selo de qualidade de sua curadoria a qualquer tempo. Grande abraço!

Parabéns, seu post foi votado e compartilhado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!

footer-comentarios-2.jpg

Always providing quality posts! This is great! May I suggest these historical posts to also be in English, so you can share Brazil's music history with the world!

Coin Marketplace

STEEM 0.20
TRX 0.13
JST 0.030
BTC 64916.21
ETH 3483.89
USDT 1.00
SBD 2.45