Steemit: "Costume de casa vai à praça."? | Precisamos falar sobre isso!

in #pt7 years ago (edited)

Este post foi inspirado em posts escritos por: @casagrande (POST), @dudutaulois (POST), @jsantana (POST) e @manandezo (POST).

Vocês certamente já devem ter ouvido esse ditado, ainda que de forma diferenciada (dependendo da região onde você mora). A ideia é a de que tudo o que você aprende em um determinado lugar por muito tempo, vai sendo replicado quase que de forma automática em todos os lugares que você vá ou em qualquer tipo de situação que você venha a viver.

Falando especificamente do campo virtual, vou colocar o Steemit em posição de estudo tomando por base os costumes foram / são aplicados (e replicados a exaustão) em 2 outras plataformas muito conhecidas: o falecido Orkut, e o "imbatível" Facebook.

Apenas alguns pontos para reflexão (e possível debate nos comentários):

- Conteúdos pobres e / ou mal escritos (incluindo aqui má estruturação estética e gramatical, o que obviamente dificultando a leitura de qualquer pessoa... principalmente dos leitores que prezam por isso);

- Propagação de fake news resultando em posts polêmicos apenas para chamar a atenção (seguindo a linha do "falem mal, mas falem de mim");

- Interações vazias partindo de usuários que não se dão ao mínimo de trabalho de ler o post que acabou de comentar;

- Quebra de regras que foram estabelecidas à base de muito esforço para o crescimento de um nicho / comunidade em benefício próprio (chegou agora e já quer sentar na janela?)

- Uso exacerbado de imagens, gifs e vídeos (poluição visual do nível mais amador) para ter uma maior visibilidade (mais um aspecto apenas para conseguir mais spotlight).

Orkut e Facebook foram e estão inundados dos aspectos que eu mencionei acima, e parece que o vírus não vai ser exterminado tão cedo... Visto que poucas pessoas estão interessadas em tentar encontrar a vacina para ele. 

Mas a grande questão é: 

"Esses costumes que parecem estar "enraizados" na mente dos internautas que povoam esses tipos de plataformas, realmente vai ser replicado em todo e qualquer lugar? A todo momento, sem o menor bom senso?"

Sem querer ser grosseiro, mas já sendo (dependendo do ponto de vista de cada um)... Se você faz questão de perpetuar maus costumes, eu preciso te falar uma coisa:

[ Fonte da Imagem ]

Não ando participando das discussões que andam acontecendo "fora" do Steemit, mas apesar da complexidade do assunto... Eu espero, sinceramente, que as coisas encontrem um meio termo que seja de comum benefício para todos.

Steemit - apesar de às vezes parecer - NÃO é terra de ninguém, pessoal. Vamos trabalhar para crescer juntos (cada um no seu tempo... a sua maneira) e nadar em uma mesma corrente.

Eu sei que é clichê, mas também é uma grande verdade: Juntos somos mais fortes.

Sort:  

Acho tão bonita a organização por aqui! Espero sinceramente que continue assim... Até porque nos policiamos muito no que escrever/comentar, já que o que está em jogo, literalmente, é o nosso dinheiro... Facebook e outras redes são mais pra jogar conversa fora mesmo, ou pelo menos eram, porque agora está praticamente insuportável continuar lá... É cada coisa bizarra que não dá nem vontade de falar, ainda mais nesse ano de eleições... Enfim, viva o Steemit <3

Vida longa ao Steemit! \o/

Eu também compartilho desta visão que aqui não é terra de ninguém. Quando existe cooperação todos ganham no final. Se isolar numa ilha com comportamento bizarro, ainda que se beneficie momentâneamente, não irá levar a comunidade longe.
Eu tenho um mailing list com mais de 6 mil usuários do Scribe que poderia convidar para usar o Steemit mas não fiz ainda pois acho que enquanto a coisa não estiver bem estruturada para nós aqui, só estaria colocando em xeque a minha "dica" tão especial.

Caminhar sozinho é uma ilusão que muitos só se dão conta bem lá na frente. =/

Valeu, @wiseagent! O destino do Steemit está nas mãos dos próprios usuários, algo inédito até então. Vamos aproveitar a oportunidade ;)

Temos que fazer dessa autonomia o nosso maior trunfo. Vamos seguindo! ;)

Concordo com tudo o que diz, querido @wiseagent. Deve-se haver padronização, conteúdo bem escrito, organização, diagramação, e falar do que se gosta. Meu amigo @dudutaulois disse-o bem em seu comentário: "Se isolar numa ilha com comportamento bizarro, ainda que se beneficie momentâneamente, não irá levar a comunidade longe". No fundo, haverá um desmoronamento, um grupo aqui, outro ali, e eu não quero fazer parte disso. Por este motivo, publicarei meus blogs em paz como sempre fiz, se eu vir alguma coisa que me incomoda, eu vou falar, sim, porque eu tenho minha opinião, e cada um que faça sua parte da melhor forma que puder. Mas eu estarei de olho em quem sigo, votando em suas publicações e buscando outros, em qualquer língua, para dar meu voto.

O bom de ser blogueiro é saber dar a "cara a tapa", ou seja, falar da vida, expor-se e fazer com que tenham prazer na leitura. Três pessoas fazem isso bem aqui: @cleateles, @caroline.muller e @barbaralisart. Leio o conteúdo delas e me espanto com o grau de vida que a publicação ganha. Ou seja, não há medo nelas com a exposição, assim como eu também não tenho medo de falar da minha vida, afinal, depois dessa globalização toda, como podemos nos esconder, não é mesmo?

Continuemos o bom trabalho, continuemos publicando, seguindo nossos instintos de falantes do bom português. Ah, mas eu quero publicar em inglês. Gente, publica em qualquer língua, mas publica! Somos livres para isso, mas saibamos utilizar as etiquetas adequadas.

Parabéns pela publicação, @wiseagent!

Concordo, sozinho talvez se vá mais depressa, mas juntos vamos mais longe... Até prova em contrário guio-me por esta lógica.. Mas cada caso é um caso.. relativamente aos tópicos mencionados.. Tudo escala em função da perspectiva e capacidade de cada um.. Não fosse isto terra de ninguém e ninguém se poderia expressar livremente.. Nesta equação contam em igual medida os direitos e as obrigações.. Este tipo de rede social ainda está numa fase embrionária, daí não criar grandes expectativas na forma como as pessoas a usam em relação às restantes, até porque o que vemos aqui é só um espelho da sociedade.
Mas acredito que muita coisa irá mudar na forma como as pessoas interagem.. Com o tempo e com a ajuda mútua, as pessoas acabarão por compreender que isto não é somente uma rede social e que apesar da descentralização, todos têm obrigações e responsabilidades... Aí pensarão 2 vezes antes de clicar Post 😃 excelente post, abraço

@wiseagent, Parabéns! O teu post foi selecionado como uns dos melhores que eu li durante essa semana. Podes ver o post neste link.

Espero um dia ter uma rede tão grande de amigos aqui que não precise mais "depender" do Facebook. Vamos fazer o Steemit ficar gigante, mantendo a qualidade.

Coin Marketplace

STEEM 0.17
TRX 0.15
JST 0.028
BTC 57684.49
ETH 2343.76
USDT 1.00
SBD 2.36