Outras línguas

in #pt7 years ago (edited)

DaytranslationsBlog-Multilingual-Keyboard-Concept.jpg

Há uma semana fui em uma festa alemã em uma colônia alemã que preserva suas origens e tradições, no meio de uma conversa com um amigo ele me questiona se eu falo alemão, digo que não, apesar de gostar muito da lingua. Ele ainda sublinha: Thomas Blum e sua esposa Caroline Müller, os dois com sobrenome alemão e não falam! Esse colega tem uma relação muito sincera de honra de suas raízes e gosta de passear entre as línguas, inclusive fala outras.

Esse pequeno papo me animou o suficiente para eu fazer o mínimo que podia no meu auge de pouco dinheiro: Baixar um aplicativo no celular de aprender linguas e voltar a treinar! Voltar, por que eu até comecei alemão, mas parei por pura preguiça e desorganização mesmo, apesar que o aplicativo da vez passada não era tão funcional para ensinar. Dessa vez instalei o clássico Duolingo e estou firme novamente nas minhas aulas básicas de alemão:

Manner, Frauen, Jungen, ich essen einen apfel, e assim por diante.

Jerene-April-2016-language-shutterstock-700x420.jpg

O fato é que sempre tive um amor sincero por aprender línguas e um desejo muito forte de ser poliglota, mas não só de desejo vive o homem, de forma que acabei me limitando por hora entre o português e o inglês (que domino razoavelmente, principalmente parar ler ou ouvir, mas menos para escrever, percebo agora, graças ao Steemit). Quero me dedicar sério ao alemão e te-la como uma opção para leitura, principalmente para fortalecer meu apreço pela filosofia e o romantismo alemão em geral!

E por mais que pareça complexo, existe linguas muito mais difíceis, como as orientais em geral, que estão completamente fora de nossa lógica mental. Não posso garantir nada, mas se for uma escolha só minha, espero sim um dia, mesmo que já mais de idade, eu possa aprender mandarin ou qualquer variante interessante, assim como francês, italiano, russo, etc.

Treinar linguas é fazer os neurônios suarem!

this-tree-beautifully-reveals-the-relationships-between-languages.jpg

Como vocês lidam com as linguas, falam algumas? Tem interesse de aprender outras? Se identificam com alguma?

Sort:  

De fato é muito interessante aprender línguas. A única coisa que me desanima é que você tem que aprender e se manter praticando, senão termina esquecendo boa parte do que aprendeu.

Realmente @discernente, só mesmo praticando e vivenciando a lingua para não esquecer, e esquece rápido. Por isso, linguas não tão populares acabam se tornando mais trabalhosas, dado que teríamos que ver séries em alemão ou russo ler livros e escrever pra alguem nessa lingua, pra praticar rs
Mas ao mesmo tempo é uma ideia empolgante

Muito bom, estou em Berlin há dois meses e estudando com duolingo e fazendo aulas particulares duas horas por semana, me apaixonei pelo alemão assim que conheci meu namorado que é alemão. Aprendi inglês sozinha mas por vergonha e falta de prática pouco uso aqui. Bom estudo.

Que legal Ju! Quando puder conte-nos um pouco de sua jornada na Alemanha e como é viver aí!

Contei um pouco num post, confere lá... Mas vou contando um pouco mais durante o tempo. abç

Thomas, muito legal! Estou querendo fortalecer a comunidade brasileira no Steemit. Se tiver interesse, basta entrar no facebook https://www.facebook.com/groups/117050778974875 e lá ver o grupo de WhatsApp também para pensarmos juntos em estratégias para isso.

Maravilha, grande iniciativa!

Opa!! Me interesso muito por estudar outras linguas, para alemão usei bastante o memrise, muito melhor que o duolingo, porém como meu tablet pifou e meu cel é old school tive que parar, mas não vejo a hora de voltar!! E saber outras linguas nesse mundo em que a interconectividade e suas vantagens são cada vez maiores é essencial, ainda não dá para confiar 100% no google tradutor, bom desenvolvimento nessa caminhada!!

Legal Paulo, eu usava o Memrise, mas não sei, não lembro dele ter muita vantagem comparado ao duolingo, e se não me engano tinha que pagar para ter uma versão melhor, vc pagava? Era melhor mesmo?
Mas sim, é um caminho essencial, principalmente para nós aqui no olho do furacão do futuro da internet!

tinha exercicios de fala, coisa que não lembro de ter no duolingo, eu não pagava não.

Boa sorte nos estudos! Estou usando Duolingo tb!!

Estudei inglês por 5 anos, aprendi sozinho nos livros um pouco de espanhol, italiano e francês. Na igreja aprendi latim (a igreja que vou ainda preserva a missa em latim). Acredito que é isso aí cara, aprender outras línguas é uma boa, eu gosto, mas sempre o cérebro força com que a gente fale em nossa língua de origem :D Ótimo post, valeu!

Valeu @jsantana. Massa seu autoditatismo, e porra, latim é fantástico, acho lindo, espero um dia aprender! Mas sem dúvidas a lingua mãe é a mais linda! Acho que só no português eu consigo me expressar como realmente desejo, não apenas pela gramática e limitações do meu conhecimento, mas pela impressão de que só o português é capaz de algumas palavras e frases que desejo expressar.
Abraço.

Tive uma experiência rápida com o duolingo aprendendo o básico de italiano no ano passado. Acabei não continuando porque prefiro o método tradicional de pagar alguém que cobre que você estude. haha. Boa sorte nos estudos de alemão, e, mais uma vez, parabéns pelo conteúdo aqui.

Legal @gustavofreitas, não sabia que treinou italiano! Muito bom, mas realmente o aplicativo não é o método mais funcional talvez, acho que ter alguém (não só cobrando) mas disposto a tirar todas as dúvidas em tempo real e sem precisar digitar, faz diferença.

Opa aprendi inglês na adolescência com jogos online no pc, jogando e conversando com gente do mundo todo. Mas ae cresci, parei, e hoje meu inglês ja não é tão bom quanto já foi.

Cara, meu inglês inicial também praticamente devo aos jogos do play 1 e o rock em geral, haha ficava lendo as letras e traduzindo pra entender. É incrível o potencial disso e passa despercebido as vezes né.

Pessoalmente, eu acredito que é necessária muita força de vontade para aprender outro idioma por conta própria, eu não sei se teria essa determinação, admiro quem a possuí!

Pra aprender não é tanto, por esses aplicativos vemos que não é nenhum bicho de sete cabeças, mas para dominar a lingua, falando, escrevendo e entendendo... Aí realmente precisa ser muito disciplinado e persistente.

Usei por algum tempo o site Lang-8, onde os usuários se ajudam mutuamente corrigindo e respondendo dúvidas das linguas que falam ou estudam. Acredito que o Steemit pode incentivar este tipo de interação pois no fundo os participantes, professores e alunos, podem ser remunerados através de upvotes, doações e resteems. Eu por exemplo sigo vários steemians japoneses e tento ler e comentar os posts como exercício. Aliás já encontrei por aqui steemians alemães que moram no Brasil e vice-versa. Sucesso e boa sorte mais uma vez!!!

Legal Wagner! Não conheço o site, vou dar uma olhada depois, mas concordo, o Steemit é naturalmente um caminho para essa prática, preciso procurar esse pessoal para treinar então meu alemão!

Aqui no Steemit tem seu xará @thomasmmaker que comentou aqui, o @biergarten e a @princessbavaria, alemães que moram no Brasil. O @bongoking que fala português e além da @junascimento que comentou aqui tb, a @gloriagoulart é brasileira que mora em Berlim. Sucesso e boa sorte mais uma vez!!!

Caramba! Muito legal, obrigado por indicar!

Coin Marketplace

STEEM 0.20
TRX 0.13
JST 0.030
BTC 65046.03
ETH 3451.46
USDT 1.00
SBD 2.55