Bid bots são lucrativos? Minhas estatísticas...

in #pt6 years ago

Muito tem se discutido por aqui se os bid-bots são lucrativos ou não, então resolvi buscar minhas próprias respostas.

Comecei a usar os bid-bots aproximadamente no início do ano, e também nessa época, iniciei um registro de quanto que eu estaria gastando para a compra de votos exatamente com a finalidade de verificar se estaria tendo algum retorno financeiro na utilização deles.

Antes de continuar, gostaria de informar que esse post trata apenas da questão de lucratividade no uso dos bots de votação, mas a ética de sua utilização ainda tem espaço para um amplo debate.

Então, para verificar se existe algum retorno na utilização dos bid bots, criei um gráfico com o registro diário de quanto eu estava gastando nos bid-bots e quanto eu estava recebendo de recompensa por dia. Como existe um delay entre o dia de compra do voto e o dia to pagamento, exclui os primeiros 7 dias de registro de recompensas.

O Resultado está aqui:

2018-04-11.png

Meu veredicto? Sim, a utilização dos bid-bots está me trazendo lucro. Além disso, nessa conta está considerado apenas os gastos e recompensas em SBD, desconsiderando a parcela da recompensa em SP. Se adicionar essa parcela, o resultado positivo aumenta ainda mais.

Mas algumas coisas devem ser consideradas. Nos valores de recompensas, estão incluídos os votos orgânicos (de usuários reais), o que por um lado exclui o resultado puro de custo x recompensa, mas reflete o resultado da promoção causada pelo aumento da visibilidade do post.

Como comparativo isolei os meses de fevereiro e março para verificar dentro de um único mês.

Fevereiro:

2018-04-11 (1).png

Março:

2018-04-11 (2).png

Enfim, mesmo no mês de março, aonde eu realizei bem menos postagens, ainda assim, o resultao foi positivo.

Minha conclusão final é que pode ser lucrativo o uso dos bid-bots, desde que seja associado a um conteúdo de qualidade que além dos votos dos bots consiga também angaria votos de usuários reais.

Se tiverem sugestões de uma melhor forma de rastrear essa lucratividade na utilização dos bots, ou tem uma experiência diferente da miha, é só colocar no comentário aí em baixo.

Abraços,

Sort:  

This post has received a 15.16% upvote from @lovejuice thanks to @phgnomo. They love you, so does Aggroed. Please be sure to vote for Witnesses at https://steemit.com/~witnesses.

Saudações, phgnomo

Eu já testei esses bidbots e no final das contas, prefiro não usar. O rendimento que tive foi praticamente igual ao investido. Alguns com um pouquinho de lucro e outros posts com prejuízo, pois, nunca da para saber com quanto de vote power o bot irá votar. Depende do número de pessoas que estão usando na hora da votação dele.

Porém, usei em apenas alguns posts. Se para vc está dando resultado, isso é bom!!

Obrigado e boa tarde!

Sim, realmente tem um certo risco, e o resultado não é necessariamente garantido. Sem falar que o valor que você recebe do voto do bot pode ainda reduzir o valor e aumentar o prejuízo se o preço do Steem cair até o dia do pagamento do post.

O meu resultado acho que vem mas da promoção e dos seguidores que posso ter adquirido com isso, e uma eventual sorte no timing do bid. Mas na maioria das vezes, se considerar apenas o valor da compra e o valor do voto recebido, sim, você sai no negativo.

Mas acho que para promoção, realmente existem alguns méritos, e se usado após um tempo, você ainda recompensa seus votantes com curadoria.

Entretanto, ainda existem as questões éticas a serem discutidas...

A utilização do bot é livre e quem usa tem toda a liberdade. Eu uso as vezes e o resultado é satisfatório.

O problema gerado pelos bots é mais relacionado à ética da existência deles. Afinal, se todos usam bid-bots, vale a pena não usar e consequentemente não receber a promoção?

Minha finalidade no uso deles é realmente mais para tentar uma promoção melhor nos meus posts, e não o lucro com o bid. O risco acaba sendo alto e não recompensando.

Congratulations! This post has been upvoted from the communal account, @minnowsupport, by phgnomo from the Minnow Support Project. It's a witness project run by aggroed, ausbitbank, teamsteem, theprophet0, someguy123, neoxian, followbtcnews, and netuoso. The goal is to help Steemit grow by supporting Minnows. Please find us at the Peace, Abundance, and Liberty Network (PALnet) Discord Channel. It's a completely public and open space to all members of the Steemit community who voluntarily choose to be there.

If you would like to delegate to the Minnow Support Project you can do so by clicking on the following links: 50SP, 100SP, 250SP, 500SP, 1000SP, 5000SP.
Be sure to leave at least 50SP undelegated on your account.

Coin Marketplace

STEEM 0.30
TRX 0.12
JST 0.033
BTC 64344.02
ETH 3142.36
USDT 1.00
SBD 4.01