Humanos não são monogâmicos

in #pt6 years ago (edited)

“O ser humano não é monogâmico e isso é natural.” Quando eu soltei essa frase em um grupo de amigos pela primeira vez, há muitos anos, me chamaram de louca, imoral e promíscua! Eu disse isso na maior inocência mesmo, seguindo a minha própria natureza, pois nunca vi problemas em me relacionar com mais de uma pessoa ao mesmo tempo.

Difícil era explicar essa conduta para os outros. Mas em geral, sempre levei a vida assim e considero que isso foi o melhor pra mim. Tive ótimos relacionamentos e não tenho do que reclamar.


E a respeito desse assunto, eu li um artigo no qual um sexólogo espanhol, chamado Manuel Lucas Matheu, afirma que, de acordo com seus estudos, os humanos, mais especificamente do Ocidente, só aderiram à monogamia por uma questão econômica, por falta de tempo e recursos para manter mais de uma relação e, claro, por motivos religiosos e doutrinas que insistem em impor essa vida aos homens, alegando moralidade, entre outras razões.

Matheu também explica que estudou por meses uma comunidade localizada nas Ilhas Carolinas na Micronésia: os chuukies. Entre esse povo, que pratica poligamia, não existe o conceito tradicional de fidelidade e moralidade e nem mesmo a definição de ciúmes se aplica ali.

Além de tudo, os chuukies formam uma sociedade muito pacífica enquanto que a sociedade ocidental é muito agressiva e Matheu delega isso justamente à repressão que os ocidentais sofrem quanto à sua sexualidade.

Para mim, tudo isso faz o maior sentido. Claro, eu não sou nem de longe uma pessoa conservadora e não pretendo impor essa visão goela abaixo de quem é mais tradicional, porém, acho que se trata de uma questão que deve, ao menos, ser levada em consideração, pois considero saudável que certos tabus sejam rompidos.

imagem

Sort:  

Na verdade nós não somos um monte de coisa. Mas a vida social, "civilizada" e moderna nos obriga a nos moldarmos a um monte de coisas e padrões.

You got a 37.50% upvote from @th3voter thanks to: discernente!



Image Source cloudinary.com


This post has upvoted from @th3voter !For more information, click here!

You can earn daily profit by delegating SP to our bot, 100% of earnings paid out to delegators. To do so, click below:
30SP, 50SP, 100SP, 250SP, 500SP, 1000SP, 5000SP, 10000SP,
Custom Amount
Make sure you have at least 15 SP left on your account.

É... uma droga isso.

You got a 18.33% upvote from @votejar courtesy of @discernente!

Congratulations @novogel! You have completed the following achievement on the Steem blockchain and have been rewarded with new badge(s) :

Award for the number of comments

Click on the badge to view your Board of Honor.
If you no longer want to receive notifications, reply to this comment with the word STOP

Do not miss the last post from @steemitboard:

SteemitBoard Ranking update - Resteem and Resteemed added

Support SteemitBoard's project! Vote for its witness and get one more award!

E quanto aquela questão de que a mulher teria uma tendência maior a ter apenas 1 parceiro, enquanto o homem várias?
Ptgram

Bom, isso não se aplica a mim de forma alguma..hahah... e nem a muitas mulheres que conheço. E as mulheres mais conservadores com quem tenho contato só aderem a essa vida monogâmica por questões de "princípios" impostos a elas. Aliás, nessa mesma matéria, o sexólogo afirma que nessa comunidade a mulher é a figura central e dominante e elas é quem escolhem os homens com quem vão se relacionar, normalmente a cada noite e isso é perfeitamente comum entre eles, sem julgamentos. A nossa sociedade é que possui um série de regras de comportamento absurdas, contra a nossa própria natureza.

Verdade. A sociedade cria bloqueios difíceis de serem quebrados. Inclusive este argumento que eu dei me foi proposto por mulheres. Certamente por que desde pequenas elas são doutrinadas com estas histórias de "príncipe encantado", etc. Quanto a nós homens, embora sejamos encorajados a sermos "pegadores" não pense que é fácil de dizer poligâmico. Você também sofre uma crítica brutal de todos.
Ptgram

Coin Marketplace

STEEM 0.30
TRX 0.11
JST 0.033
BTC 64243.42
ETH 3152.93
USDT 1.00
SBD 4.28