Correio Steemit

in #pt7 years ago (edited)

Boa noite pessoal!

Hoje vou postar aqui e abrir mais uma serie de postagens que será cartas para pessoas que não conheci, mas pela produção que eles fizeram e o efeito que teve na minha construção, enviarei aqui pelo steemit para a blockchain.

A carta, por muito tempo, e até o final do século XIX, foi um dos principais meios de comunicação da linguagem escrita, e depois com a evolução da tecnologia da informação, foi sendo cada vez menos utilizada, entrando em seu lugar a telefonia, e posteriormente com a internet, o email.

Hoje em dia há muitas tecnologias diferentes de informação, cada vez mais rápidas. E o steemit é uma delas. Mesmo assim cultivo, desde para treinar escrita, e até de descanso mental, o hábito de escrever cartas.

Comecei ano passado , depois de ler uma carta da saudosa e importante médica, Dra Nise da Silveira, para seu grande mestre, o filósofo do século XVII, Espinoza ou Spinoza que teve uma grande importância para o movimento racionalista humano, na filosofia moderna, influenciando o saber epistemológico de I. Kant, teremos oportunidade posteriormente de discutir esses na serie Pensadores.

Essa carta escrevi de despedida para Belchior, músico brasileiro, do qual gosto bastante, falecido em abril do ano passado.

Belchior_(2004).jpg
Fonte: Wikipédia

DQmdcq7GRD34djV69wMyfqw17pdYjCfGtv9uMs3MTva84CC.png

Querido Belchior,

Espero que esteja em paz meu amigo, meu companheiro de estrada, íamos cantado juntos pela manhã por horas, me acompanhando para trabalhar.

Sua poesia sempre me impressionou, e na sua música e vida de artista teve as nuances que o mundo artístico e comercial que o seu tempo proporcionou.

Quando sua música já não bastava aos que queriam vendê-la, e lhe diziam em manchetes que era artista ultrapassado, nunca entenderam sua arte, suas letras, queriam encontrar um tempo para sua arte, o comércio não vende a música que não pertence a cultura do seu tempo.

Hoje nos vemos que suas letras são tão atuais, tão quanto quando foram escritas. Mesmo que hoje ainda não seja também seu tempo. E Talvez continue tão atuais para os ouvidos que se disporem a ouvi-lo no futuro.

O tempo é uma dimensão a parte, também não seriam escritas se não tivesse vivido o seu tempo, sua realidade, e o viveu, como sempre o quis. Teve suas razões para ter tido suas decisões, e não cabe a mim ou outros julgarem, espero que onde esteja, que alguém te ajude a entender o mundo, ou a si mesmo, caso não tenha de alguma forma se entendido, mesmo que não saiba o que haveria de se entender.

Sua escrita, por mais que não sejam letras corretas, suaves, limpas e nem leves. São verdadeiras críticas, pensamentos, conhecimentos e cultura. Ainda lutamos para que a sociedade entenda que os senhores não querem nada, não querem perder tempo, com essa porcaria que se chama gente.

Sei que realmente não nos conhecemos e nem nunca acontecerá, e já sabia de alguma forma que não iriamos nos conhecer, só queria lhe falar, que eu sou mais um latino americano, grande fã, tinha uma esperança de assisti-lo ao vivo algum dia.

A vida é assim, nossos caminhos não se encontraram diretamente, e nesses caminhos que percorreu e não conseguiu, que encontre a paz que sempre almejou. Mas não se preocupe meu amigo, por mais que não tenha sido divino e maravilhoso aqui, quem sabe não seja para onde está indo.

Essas críticas que tanto faço, não sei se acompanha por aí, pode ser até que pareça a moda de 76, mas não são aleatórias, tendo e irei tentar sempre que vejam além do que os olhos podem mostrar, assim como o fez, e mesmo que desesperadamente, escrevendo em português.

Realmente não quero multiplicar em meu escritório e perder em amor. E mesmo que eventualmente pareça que eu estou enganado, e errar por muitas vezes, tento aprender com os erros, e com o passado, pois sei que o novo, sempre, sempre vem. E tentarei ser, tenho muito ainda a fazer, assim como os meus pais.

Espero que tenha encontrado algum lugar, que tenha aliviado as dores de sua alma. Aqui estarei contando com sua presença, para cantarmos juntos.

Do seu grande fã, Matheus Guimarães.

DQmdcq7GRD34djV69wMyfqw17pdYjCfGtv9uMs3MTva84CC.png

Bom pessoal! Espero que gostem! Obrigado pela leitura. Estarei retornando com outras series e outros temas, e tenho um projeto de curadoria vindo ai!

DQmbzfnsdcKVVuXbKrjhfn7nreqAHfu8MV2LkRKkB6yBZTz_1680x8400.jpg

Matheus Guimarães.png

Sort:  

Muito interessante sua nova proposta, @matheusggr! No início do meu namoro, nos correspondíamos bastante por carta, as tenho guardado até hoje, sempre que lidas trazem uma saudade muito boa de se sentir.

Preciso lhe dizer que me emocionei com sua carta ao Belchior, com certeza ele, para mim, foi um dos melhores compositores e cantores brasileiros. A genialidade e profundidade das letras dele só podem ser encontradas em pouquíssimos artistas... Já chorei demais ouvindo.

Eu era alegre como um rio
Um bicho, um bando de pardais
Como um galo, quando havia
Quando havia galos, noites e quintais
Mas veio o tempo negro e, à força, fez comigo
O mal que a força sempre faz
Não sou feliz, mas não sou mudo
Hoje eu canto muito mais.

Parabéns, seu comentário foi selecionado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!

Fico feliz que tenha gostado e lhe trazido essas lembranças @caroline.muller. Também acredito que Belchior foi genial, um entendimento da cultura e letras muito criticas. Obrigado pela complementação, é linda essa música, e até as versões diferentes são uma marca dele. É uma qualidade de expressão artística, da escrita á musicalidade, "não sou feliz, mas não sou mudo, hoje eu canto muito mais". A arte pode ser uma das maneiras de expressar as dores da alma, e quando vejo isso em uma música, nessa época, de maneira muti sútil e inteligente, mesmo que forte, me dá esperança de um futuro melhor, só por poder refletir sobre elas.

As cartas têm um significado tão grande, difícil até falar. Quando escrevemos algo para alguém precisamos ser capazes de exaltar uma qualidade, defeito ou relatar uma situação. As pessoas que recebem se comovem com um possível ato de carinho, se entristecem por algum motivo ou outros inúmeros sentimentos, até uma indiferença. São tantas possibilidades em um escrito tão particular ou não. Muito louco isso. Lembro das minhas cartas enviadas, algumas grosseiras, umas de amor, outras mais aleatórias. Tb lembro das minhas intenções de cartas para o papai noel ou presidente. hahaha Gostei da ideia!

Certamente, as cartas dizem muitas coisas, além do conteúdo que tem, e geram todos os tipos de reações. Já li sobre elas em um post seu se não me engano, era sobre cartas de amor. Tambem ja mandei fiz varias cartas para papai noel, para presidente não.. kkkk. Já até pensei em mandar email. Depois desisti. kkkk
Obrigado pelo complemento.

Parabéns, seu comentário foi selecionado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!

Seu texto me fez refletir para quais pessoas eu mandaria cartas. A vida anda tão corrida que até esquecemos quem são nossas inspirações. Boa ideia! Bom texto!

Que bom que pude te ajudar a refletir. E sua reflexão é bem pertinente, está difícil parar hoje em dia, nessa dinâmica que temos que suprir para dar conta de tudo que temos. E refletir é imprescindível para nossa saúde mental. Obrigado!

Boa, @matheusggr! Eu escrevi muitas cartas e ainda dou muito valor à escrita à mão, mas o rascunho faço no computador :D A carta torna tudo muito mais pessoal e interessante, gostei do formato, obrigado por compartilhar ;)

Obrigado @casagrande. Estou me acostumando ainda com a escrita no computador. Não pela adaptação, pois ja fui crescendo usando word. Mas usava mais para trabalhos de escola, ou textos de faculdade. Então faço ao contrario, rascunho no papel, e depois passo para aqui, e estou treinando fazer rascunho aqui já, hoje em dia uso mais o google docs, fazer aqui já adianta um tempo. Sou daqueles que tem vários cadernos, um para cada coisa... kkkkk

Toda musica boa que nos passa uma mensagem é intemporal e fica na memoria de que a entende. Infelizmente hoje em dia a maior parte das musicas e suas letras são feitas a metro para uma sociedade consumista se resumindo praticamente a musica de corno e ** Funk do tiro**.
Felizmente para os amantes da cultura e da musica ainda há boas exceções.
Admiro a forma como fez homenagem póstuma ao grande Belchior.

A cultura popular musical hoje também não me identifico muito. Estava até discutindo esses dias, que ouço mais musica de 90 para atras. Mas tem coisa boa, só que realmente não chega a gente, por essa cultura do consumo. Obrigado pelo elogio @pataty69. Certamente teremos mais música boa por aqui, e já vi muitos posts com conteúdos bons de uma cultura musical que me agrada mais, por isso o steemit é um diferencial!

Parabéns, seu post foi votado e compartilhado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!

footer-comentarios-2.jpg

fiquei namorada da escrita tua. :)

Obrigado pelo elogio @lamorrocoya!

Sempre surpreendendo com seus textos.

Scrittura bella.
Mi piace ancu a canzona.
E ottemu assai artisti.
E ringraziu per spartala.

Felice, steaming

Grazie per leghje è comentariu. Poveru vi piacevi!

Benvenuttu
Mi piace à voi

Felice, steaming.

This post has been voted on from MSP3K courtesy of @thomashblum from the Minnow Support Project ( @minnowsupport ).

Bots Information:

Join the P.A.L. Discord | Check out MSPSteem | Listen to MSP-Waves

Coin Marketplace

STEEM 0.16
TRX 0.15
JST 0.028
BTC 60024.78
ETH 2351.84
USDT 1.00
SBD 2.47