O que é que eu faço? [PT]

in #pt6 years ago

Olá malta.

Hoje venho falar sobre um assunto menos feliz, mais chato. Venho falar sobre trabalho. Estou numa situação que só me apetece virar costas e ir-me embora, mas não o posso fazer. A verdade é que em Portugal não é muito fácil conseguir um bom emprego e que pague o justo valor. Das duas, você cosegue uma (ou está realizado com o que faz e recebe mal, muito mal, ou está a receber um valor simpático mas odeia o seu trabalho de morte!) e a mentalidade tem sido que é assim que você deve aceitar as coisas e dar-se por muito feliz (ao menos está trabalhando). Isso revolta-me.

Eu estudei, podia ter parado na escolaridade obrigatória, mas não parei. Quis mais, quis continuar a estudar pois na minha cabeça eu sabia que se continuasse a estudar, um dia mais tarde poderia valer me disso e poderia ser alguém na vida. Na minha família mais chegada, posso dizer que sou a única que estudou além do ensino obrigatório e isso é algo de que me orgulho. E eu não quero parar por aqui não, tomei o gosto sabem? Agora eu quero subir o próximo degrau, quero estudar mais e subir mais um patamar. Mas como? Infelizmente com os ordenados que se pagam em Portugal é praticamente impossível pagar as propinas...e eu não tenho pais ricos que me possam ajudar. Aliás, com muito esforço, foi graças à minha mãe que consegui ter a minha licenciatura, mas agora eu não quero pedir de novo nem precisar de novo da ajuda dela. Gostava de o conseguir sozinha.

Mas bem, o assunto que me trouxe aqui foi o trabalho e não os estudos. Sempre tive trabalhos que não gostava mas fazia...e recebia o normal (nem muito nem pouco), voltei a fazer alguns cursos mais específicos para ver se abria mais portas em outras áreas do meu interesse. Sempre a saltitar de trabalho em trabalho (coisa que odeio, pois quero muito conseguir a minha independência e ter estabilidade), finalmente encontro-me a fazer algo que gosto. Poderia dizer que este trabalho é um sonho (trabalho na minha área tanto de licenciatura como na área dos cursos específicos que tirei depois, fica a 10min de minha casa, numa zona nobre e LINDA da cidade) porém é mais um sonho daqueles meio ruins. Vou explicar o porquê, mas antes disso e para saber que você realmente leu todo este texto, quero que deixe nos comentários qual é a sua profissão e se está feliz com o seu trabalho. Então já se deve estar perguntando porquê de este trabalho que parece ser um sonho, ter virado um sonho ruim. O salário é miserável, as condições são terríveis.

job.PNG

Eu sou do tipo de pessoa que é super organizada e gosta de fazer tudo direitinho. Tem a ver comigo e com a minha personalidade e com o tipo de pessoa que eu sou. Já me pediram para ficar até mais tarde e eu fiquei. Já me pediram para trabalhar na minha folga e eu trabalhei. Já me pediram para trabalhar fins-de-semana que seriam a minha folga e sem receber nem mais 1 centavo, e eu aceitei. Tenho feito o trabalho de duas pessoas, entro na minha hora e saio na minha hora ou depois, nunca faltei, raro me atrasar, e (atenção!) passo o dia sozinha aqui, não tem ninguém para me controlar, são raros os dias em que alguém aqui aparece e ainda assim eu cumpro com o meu horário e com o meu trabalho. Mas o salário? É, a ideia era eu ter condições de trabalho como toda a gente e receber um salário simpático, mas já fez 5 meses que estou aqui e continuo sem contrato de trabalho (quando eles quiserem dão um pé na bunda e eu fico sem nada) recebo menos do que o ordenado mínimo nacional, não tem essa de ter subsídio de alimentação ou de férias e de natal, nem sequer tenho direito a ter férias.

Então esse sonho já parece ruim para você? Ele piora...além de eu receber muito mal, menos que o estabelecido por lei, que dá apenas para sobreviver, esse salário ainda é pago por partes (nunca pagam a totalidade no mesmo dia) e cada vez se vem arrastando mais e mais para ser pago cada vez mais tarde. Então, esse mês é a segunda vez que eu vou ter de pedir para que me paguem o meu salário para conseguir pagar o aluguer da minha casa no prazo e não ser despejada. Como assim, gente? É suposto eu ter de implorar uma migalha? Depois de tudo o que já fiz e faço, ainda tenho de pedir por favor para ser paga? Um valor que é absolutamente ridículo e impensável!? E que vem por partes... Enfim. Tou muito cansada e farta de toda essa situação. O que vocês preferiam: salário bom/trabalho ruim ou trabalho bom/salário ruim? E eu? O que é que eu faço?

Um beijinho.

Sort:  

Olá minha querida, tudo bem? Acredito que sua situação eu já passei também. Eu por vários anos trabalhei no comércio. Fui vendedor, consultor comercial e supervisor comercial de uma grande rede de escolas de idiomas aqui no Brasil. Mais tarde fui representante comercial de indústrias brasileiras. A crise bateu aqui no Brasil e sai do meu emprego.

Como eu já vivia nesse mundo das cripto moedas, foi fácil a questão de poder viver disso depois do período de saída de um "trabalho normal". Estudei fotografia e hoje atuo como fotojornalista freelance. Para mim essa liberdade de não ter patrão, horários e etc é muito boa.

A situação que você está passando eu já passei e acredito que o tempo sempre é o melhor remédio. Na sua situação eu estaria já buscando um outro trabalho. Daí mesmo onde estás, já ia entrando nos sites de emprego e mandando os seus currículos. Foi assim que eu me livrei de um trabalho onde eu não via compromisso algum por parte do patrão.

Desejo sorte e sucesso. Grande abraço!

Oi @jsantana muito obrigada pelo apoio :) significa muito! Sim, eu já estou enviando CV's daqui de onde estou, mas não está nada fácil encontrar trabalho decente em Lisboa. Ta tudo muito saturado...enfim, de qualquer forma não consigo ir a entrevistas se me chamarem, pois não posso faltar aqui e o meu horário é o de expediente normal...fica difícil. Mas tou tentanto :)

Eu sou engenheira civil, aqui no Brasil não está tão bom também não, estava até pensando em ir pra Portugal de verdade.
Há mais de um ano que não consigo emprego na minha área e como já tenho que me virar aqui, minha ideia era arrumar qualquer coisa pra fazer em Portugal que pelo menos não tem a violência e a corrupção que há no Brasil.

Sobre o que você faz? Eu acho que você deve ir procurando outra coisa... sempre sou da opinião que você deve estar feliz no que tá fazendo e pelo que tô vendo, apesar de vc gostar do trabalho você não tá muito feliz, né?

Oi @danicws, obrigada pela sua opinião. Na sua área não sei se é facil arrumar emprego em portugal, mas sim de facto pelo menos não tem tanta violência. Vá tentando ver sites de emprego de portugal :) quem sabe?
Eu feliz feliz não estou é com as condições... :S isto não são condições para ninguém. Como se diz por aqui, estou virando escrava deles....usam e abusam. E o dinheiro que deveria ter recebido até ao final do mês passado, ainda nem vi 1 centavo. Enfim é revoltante. Feliz seria se eles aqui me oferecessem uma posição mais estável e com melhor salário.

Obrigado pela sua história! Acredito que correr atrás de nossos sonhos nos dá mais força, pois trabalhar sem prazer nenhum pelo que faz não se sustenta a longo prazo. Geralmente aquele que faz algo de modo excelente é valorizado pelo empregador e pelo mercado - claro que nem sempre. Eu larguei a faculdade de filosofia para estudar informática - não não penso que desisti de meu sonho somente busquei um outro sonho mas o dinheiro nunca foi meu foco principal. Lute muito sempre permaneça sonhando, e nunca se limite a um só sonho - o ser humano é vasto assim como as suas habilidades. Boa sorte e sucesso! 🍀

Muito obrigado @roger-that. Estou tentando lutar por esses sonhos todos que tenho. MAs para ser sincera sem dinheiro ninguém aguenta....é preciso passar mal. Coisa que preferia não ter de fazer. Bem só o tempo dirá.

Entããão vou mudar sua visão na pergunta.

Prefira LUCRO do que SALÁRIO.

Salário nunca irá pagar suas contas, ou te dar a vida que você tanto deseja. O lucro sim.

E como chegar nisso? Investindo. Ah, mas não tenho nem dinheiro para pagar as contas imagina investir... Aí que tá o erro. Primeiro se investe e depois paga as contas.

Agora, pensando na sua situação. O Brasil também não ta mil maravilhas. Meus pais não conseguem emprego a mais de um ano. Meu irmão mais do que isso, minha irmã apenas fazendo meio período recentemente. Está bem complicado.

Eu, trabalho em várias áreas por causa da história do lucro. Antigamente, eu me contentava com um "bom emprego". Hoje eu vejo que bom emprego e bom salário é um atraso na vida se a gente não ter uma "educação financeira".

O fato é, que nem sempre estamos bem. E temos que dali darmos um jeito na situação. E pelos relatos que me contou, realmente o seus ganhos além de baixos é um alto risco para o "futuro", pois como você bem disse, pode ser mandado embora a qualquer momento, não tem nenhum contrato. Esse é o problema...

E em relação ao investimentos que eu disse, você já faz um que é o Steemit. E tenta olhar outras coisas ao seu redor, não necessariamente só na sua área, qualquer coisa que goste e possa girar mais grana, coisas free lance, vendas, a própria internet nos possibilita diveeeersas opções.

Comece investir em coisas que te tragam mais dinheiro em forma de lucro no que um emprego bom.

Não sei se estou sendo bem claro ou falando as melhores coisas hahaha. Mas, se precisar de recomendações, ideias, entre outras coisas.... Me procure no Discord do Brazilians, e vamos trocar ideias, e sugestões para investimentos aí ^^

Pois tudo da para se resolver, e no momento força no que faz, foque, mesmo sendo ruim e tudo. Ao menos você está podendo fazer algo que muitos não estão ^^

Opa muito obrigado @hranhuk. É bom ler esse apoio do pessoal daqui. Então não está fácil mesmo e o pior é essa insegurança de não saber se amanhã me mandam embora. Enfim, mas ainda o facto de nem ter o meu ordenado em dia e vir em partes e ter de relembrar que precisam me pagar...é absurdo. Tou procurando outros empregos e enviando CV, mas não é muito fácil arrumar emprego aqui também não.
Sim eu investiria, mas de facto....sem saber se me vai trazer lucro nem arrisco, porque não posso mesmo arriscar ficar pior. Tem o aluguer da casa, as contas e comprar comida (para não morrer de fome) caindo todo o mês e acredite ou não, no final não sobra nem 1€. Aliás tou até pedindo algum dinheiro emprestado à minha mãe para conseguir continuar. Como pode uma pessoa trabalhar um full-time e ainda ter de pedir dinheiro emprestado para sobreviver....enfim, só me apetece chorar.
Sim, todas as ideias e sugestões serão muito benvindas. E sim, espero que o Steemit possa ajudar um pouquinho também. Mas me fale mais do que é isso do Discord Brazilians que eu nem nunca ouvi falar disso.

Discord é um programa. E lá tem um canal que é do projeto Brazilians, que seria uma maneira de me achar fácil haha

Da uma olhada na página, na descrição tem o link @brazilians

Alias, qual é sua área de trabalho?

desculpa a minha burrice, mas um programa chamado discord? ham? do que você está falando...o que é isso? dou uma olhada em qual página? que descrição? ahah tou muito à toa rapaz.

tenho várias :P design multimédia (inclui gráfico) e area de moda também.

Não sei se meu português brasileiro está está dando certo de falar. Kkkkk mas vamos lá.

Discord é um software. Faça download e instale.

O link do canal, está na página perfil aqui >> @brazilians. Só clicar haha

ahhhh agora eu entendi! desculpa é a minha burrice ahaha
já estou lá mas é muito confuso xD meu nome é igual aqui e a foto é a tal antiga xD

Não é fácil viver nessa situação. Nunca passei por isso, mas é frequente em Portugal a pouca valorização que há pelo trabalhador em várias áreas do mercado. Por isso mesmo, há alguns anos, decidi investir num projeto que está, de alguma forma, relacionado com a minha área e com outras áreas que são geridas por outras pessoas. Também não é fácil. Ser-se empresário também não é uma realidade fácil. O intuito é fazer o nosso melhor, esforçarmo-nos para sermos um exemplo de qualidade e encontrar outras formas alternativas de ter um lucro extra.

Coragem e faça o que achas melhor para resolver essa situação! O medo só atrapalha!

@a-quarius muito obrigada pelas palavras. :) qual é o seu negócio? fiquei curiosa.
Vamos lá lutar sem medos :P mas empresária talvez um dia mais tarde, beeeeem mais tarde.

Coin Marketplace

STEEM 0.19
TRX 0.13
JST 0.029
BTC 58447.77
ETH 3173.14
USDT 1.00
SBD 2.43