6 diferenças culturais que eu vivi quando cheguei no Brasil! 🇧🇷

in #pt6 years ago (edited)

Boa noite galera!

Hoje eu vou compartilhar algumas das minhas experiências que eu vivi como francesa descobrindo a cultura brasileira!

São umas diferenças que as vezes chocam quando você não conhece a cultura.
Mais quando eu penso nisso de novo depois de ter vivido um tempo no Brasil, viram curiosidades engraçadas.

5D504269-08AE-4DE5-BA62-898CF0088202.jpeg

Aqui estão algumas diferenças culturais entre a França e o Brasil, que acho fofas e divertidas.

O catarro!

Quando cheguei aqui a primeira vez eu comecei a perceber que varias pessoas tinham costume de escarrar e depois engolir ou cuspir o catarro.

Na França se você fizer isso, muitas vezes é mal visto.
A pessoa na sua frente vai pensar que você não está bem educado e vai te dar um papel para você assoar a nariz.
Eu lembro que um amigo meu cariora na época, pelo contrario, achava nojento quando eu assoava meu nariz.

Na hora de comer...

Outra coisa, aqui no Brasil em vários lares, na hora de almoçar ou jantar, as panelas estão no fogão e cada um se serve e vai sentar para comer as vezes em cantos diferentes da sala.

Isso é muito diferente porque na França quem cozinhou costuma colocar os pratos na mesa para que tudo mundo sente.

Parece que você está obrigado a sentar na mesa com todo mundo para comer.
E esse momento de comer juntos é realmente para se reunir e conversar.
É o momento do dia que você tem para comunicar com o resto da familia, como se for uma tradição não oficial.

Higiene corporal

"É verdade que os francêses não tomam banho?"

Quantas vezes já escutei essa pergunta...

Bom! Não falaria que os francêses não tomam banho mais é verdade que lá o conceito de higiene é um pouco diferente!

Aqui no Brasil com esse calorzão, realmente precisa tomar banho e até mais de uma vez por dia.
Lá na França as vezes o pessoal não vê tanta necessidade porque está mais frio e que realmente as vezes dá uma preguiça de tirar toda essa roupa e passar frio no banhero.
Então quando o francês chega no Brasil, se ele continua não tomando banho todo dia eu deixo vocês imaginarem que o bicho pega!

A colher na boca

Eu lembro de uma coisa que eu fazia quando cheguei no Brasil que irritava bastante as pessoas.
Quando eu cozinhava eu pegava uma colher, enfiava na minha boca e depois colocava na panela novamente.

Aqui é muita falta de higiene! Reparei depois que tem que colocar um pouco da comida na palma da mão para provar-la.

A bundada das brasileiras

Quando pegava o onibus nas primeiras vezes eu lembro que eu levei umas bundadas de algumas mulheres! Depois eu fui percebendo que aqui seria como um jeito de falar "Arreda um pouquinho por favor ? ».

A véspera de natal

Meu primeiro natal no Brasil foi em Manáus, numa família bem humilde mais com o coração na mão.
Só que eu não entendia nada de português porque eu tinha acabado de chegar!

Fizemos um tanto de compras e cozinhamos a tarde toda com a dona de casa.
Chegando no início da noite a janta estava toda prontinha, cheirando tão bem na mesa.

Mais ninguém queria comer! E eu nao entendia porque estávamos olhando para esses pratos suculentos sem tocá-los.
Eu estava com muita fome e fiquei bem frustrada até meia noite.

Somente no seguinte natal no Brasil que eu entendi que umas famílias mantém essa tradição de esperar a hora do nascimento de Jesus para celebrar.

FBD27DE5-5CCE-41E7-B189-83AB4C23BD94.png

Caros brasileiros, espero que tenham achado essas curiosidades tão engraçadas quanto eu ao me lembrar do meus primeiros tempos aqui.

Me desculpe se algumas coisas podem ter chocado alguns mais eu escrevi com muita sinceridade e carinho.

Obrigada por ler meu artigo até o final!

Com amor,

@lisamalletart

Também no Instagram, Facebook e YouTube 😘

Sort:  

Saudações, senhorita Lisa

Gostei da sua escrita. Achei bem engraçada. Esse costume do catarro é feio aqui viu?? Não sei se o pessoal acha muito bonito fazer isso não.

Infelizmente a hora da comida tornou-se mais automática por motivos relacionados ao trabalho.

Banho precisa ser tomado aqui, pois é um país com muito calor. Acho isso um bom hábito hihihih.

Realmente, não são todas as famílias, mas algumas esperem exatamente meia noite para "ceiar", com isso, o nascimento de Jesus é comemorado. As comidas feitas antes com seus cheiros agradáveis dão água na boca né!!!

Obrigado e boa noite!!!

Boa noite Juliano!
Hahah! Que bom que você achou o artigo engraçado.
É verdade que para essa história de catarro é bem aleatório mesmo, depende das pessoas... até hesitei em colocá-lo :)
Obrigada pelo comentário!
Abraço

Muito bom. Adoro essas curiosidades e diferenças culturais entre os países. Nos faz aprender mais sobre o mundo e até sobre nós mesmos.

Awesome content!
You got a Resteem and a 6.02% upvote from @cleansingpoetry courtesy of @discernente!

Send 0.05 SBD / Steem to place your bid and get an Upvote and Resteem.

This service is provided by Steemit @poetsunited Community.

Delegate to this Bot to get a share from the daily profits.
To delegate use 50SP 100SP 250SP 500SP 1000SP

Sim totalmente! Viajar faz a cabeça se abrir :)
Obrigada @discernente

Parabéns, seu post foi selecionado para o BraZine! Obrigado pela sua contribuição!
BraZine.png

Muito bom, o melhor é ser sincero!

Esse é o tipo de conteúdo que me traz muita curiosidade e que gosto muito. Temos uma Holandesa aqui na comunidade @dannynature que escreveu também um post muito interessante chamado Expressões no Brazil que demorei para acostumar . É muito gosto esse tipo de leitura. Espero que você escreve outros posts nessa linha. Agradecido por compartilha! Valeu!

Obrigada @nascimentoab!
Eu já li alguns post da @dannynature mais não esse. Vou olhar agora ;)
Eu acho que vou fazer mais post desse tipo sim porque eu achei bem divertido!
Abraço

Parabéns, seu post foi selecionado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!

footer-comentarios-2.jpg

Olá Lisa.....Tudo bem com você ??
sobre seu post , achei um tanto curioso e em alguns momentos cômico, quando o habito do escaro , acho falta de educação e assoar o nariz na frente das pessoas é realmente nojento. Gostei do tema da postagem as diferenças culturais, É uma maneira de conhecer a forma de pensar de outras culturas, parabéns.

Muito obrigada @digitalpapiro!
Fiquei feliz por saber que você gostou.
Abraço

Hahahhahahahhahah, o bixo pega realmente!! Muito bom post @lisamalletart!

Hihein Loïc! E eu sou gente boa de ter votado no seu comentário viu! :p

kkkkkkkkkkk... Adorei!!! Mas, olha! Essa parte de sentar a mesa, eu tenho na minha família. Meus pais, entre tantas coisas boas, ensinou também a importância de nos reunirmos na refeição. Eu acho maravilhoso!
Aproveito para dizer que você está bem brasileira para uma francesa! hahaha
Forte abraço!

Obrigada pelo comentário @cleateles!
Sim eu também adoro esse momento na mesa :)
Então meu sogro sempre me chama de francesa caipira! Hahaha! Eu acho ótimo, gosto tanto de Minas !
Beijos 😘

Adorei seu post, e achei bem engraçado especialmente as bundadas das brasileiras nos onibus !

kkkkkk

Hahaha! Obrigada @barradalagoa.tur :)
Hoje em dia eu também dou bundada no ônibus!

Coin Marketplace

STEEM 0.27
TRX 0.13
JST 0.032
BTC 62441.36
ETH 2940.53
USDT 1.00
SBD 3.59