O que eu aprendi sobre bons textos

in #pt7 years ago

Primeiramente, bons textos não são sinônimos de textos lidos. Pelo menos, não na internet. Não é novidade para ninguém que a rede está cheia de conteúdo, e é difícil se concentrar naquilo que gosta. Quantos textos não guardou para depois na esperança de um dia serem lidos com calma? Muitos deles devem ter ficado perdidos pelo caminho em pastas pessoais de "leio depois".

O conceito de bom abrange uma certa relatividade. Porque o que é bom para mim, pode ser que não seja tanto para vocẽ. Claro! É aquela tal da afinidade. Mas, ainda acredito em alguns talentos inquestionáveis, como os de Machado de Assis. Eu amo as histórias dele e acho a escrita incrível, mesmo que ainda possa estar com vocábulos "ultrapassados" para os dias de hoje. No entanto, tenho consciência que muita gente pode não ter o mesmo interesse que o meu por diversos motivos. Então, caímos naquela questão da conexão mesmo.

Por outro ponto de vista, vale o momento oportuno e a criação de vínculo. Ambos podem se complementar, além disso é possível notar o surgimento dos seguidores, o público alvo, fiel por algum ou longo tempo.

A criação do vínculo pressupõe o quanto os textos criados conseguem criar conexão um após o outro. Por exemplo, alguns blogs eu leio sempre que têm novidade, porque já criei um relacionamento oculto com aquela pessoa. Li algo que me chamou atenção, em um dia; outra vez, encontrei uma resposta que precisava; na sequência, ri de uma história contada. Sem me dar conta, me tornei uma leitora, já estou na lista dos seguidores.

Obviamente, que essa ligação pode um dia acabar. No meu caso, já aconteceu algumas vezes. Lembro que sempre esperava às quartas-feiras para ler a coluna da Ruth Manus. De repente, o assunto parou de me interessar até chegar a um ponto de nem me lembrar mais. Talvez seja porque amadurecemos, logo os temas abordados deixam de ser interessantes. Isso não significa que a escrita deixou de ser boa.

Já o momento oportuno, é aquele texto que tem um título atrativo. A narrativa se encaixa exatamente no momento em que estamos vivendo. Ou ainda tem muitas verdades boas para qualquer um. Pode ser que esses tipos de textos sejam perfeitos para o nascimento de um leitor ou mais. Um pessoa gosta tanto, que envia para outro, que compartilha com outro. E outro e outro... Pronto, viralizou!

Em todos esses exemplos, eu só falei um pouco como bons textos podem ser encontrados, basicamente. Mas, não como tentar criá-los. Na internet, existe resposta para quase tudo, e uma delas é essa. Vou falar mais sobre isso em uma outra oportunidade, porque aqui acho que já disse mais do que gostaria.

Sort:  

além dos textos para ler depois, temos outra cara da mesma moeda, no meu caso guardo muitos textos para publicar um dia, na esperança de ter um lugar melhor. Agora essa espera acabou! haha. Venho fazendo a revisão sempre que possível e estou colocando tudo aqui! :)

Essa sou eu tb! hahaha Já perdi muitos textos fazendo isso! Não vamos mais perder nenhum com Steemit

Boa reflexão! Eu encaixo-me na parte dos textos encontrados "no momento oportuno" mas que depois ficam numa lista do "ler depois!". Há sim muito conteúdo interessante e que se torna interessante por ir precisamente de encontro aos nossos interesses daquele momento (interessante tanta repetição! :D). Talvez seja uma falha nossa?! Não conseguir seleccionar de entre tanto conteúdo, aquele que queremos mesmo ler no momento e não guardar para depois... para depois nunca ler!

É difícil mesmo encontrar tempo para ler tudo e ainda conseguir se manter informado com as notícias do dia a dia! Acho que todo mundo passa por isso

Parabéns @leticiachiantia como sempre ótimo conteúdo.

Edit: A criação do vínculo pressupõe o quanto os textos criados conseguem criar conexão um após o outro. Já criei um relacionamento oculto com aquela pessoa (Você). Li algo que me chamou atenção, em um dia; outra vez, encontrei uma resposta que precisava. Sem me dar conta, me tornei um leitor, já estou na lista dos seguidores.

Ganhou +1 #Seguidor acido Hehehe

Obrigada! Fico feliz de ouvir isso! Tb estou te seguindo!! =)

Good Post Follow Me @ibrahim-ats

and Please visit TOO my Blog

https://steemit.com/puzzles/@ibrahim-ats/quiz-for-0-50sbd-

2017915t7164297z

Thanks You

Congratulations @leticiachiantia! You have completed some achievement on Steemit and have been rewarded with new badge(s) :

Award for the total payout received

Click on any badge to view your own Board of Honor on SteemitBoard.
For more information about SteemitBoard, click here

If you no longer want to receive notifications, reply to this comment with the word STOP

By upvoting this notification, you can help all Steemit users. Learn how here!

Coin Marketplace

STEEM 0.19
TRX 0.14
JST 0.029
BTC 65771.81
ETH 3174.77
USDT 1.00
SBD 2.61