Educação financeira e Tomada de decisão do investidor- Minha motivação para escrever sobre esses temas!

in #pt6 years ago

Bom dia gente. Sou psicólogo formado pela UFJF e durante minha graduação, estudei bastante a parte de educação financeira, em relação á seleção de ativos, economia e a parte emocional da pessoa que, tanto lida com o dimdim no dia a dia, pagando suas contas, recebendo salário, quanto aquela que quer investir para buscar uma renda maior no futuro.
aducacaofinanceira3.jpg

No tcc da graduação, escrevi um artigo chamado: "Tomada de decisão do investidor, uma visão psicológica", abordando os aspectos cognitivos da pessoa que compra ativos, ajudando-a á melhorar sua tomada de decisões na hora de escolhe-los e mantelos em uma carteira.

Depois, fiz uma pós graduação em TCC( terapia cognitivo comportamental). Para finalizar essa pós, escrevi um artigo intitulado: "Educação financeira, uma visão psicológica ", monstrando como uma modificação de pensamentos e crenças ajuda a pessoa á lidar melhor com o dimdim dela.

Quero ajudar a comunidade colocando meu aprendizado nessa área, baseando-me em meus artigos científicos escritos, além do conhecimento informal que tive ao acompanhar pessoas que lidam com essa área de educação financeira e investimentos. Espero que eu possa ajudar á todos vocês aqui na comunidade, pois, imagino que, alguns que utilizem o steemit, tenham uma percepção de longo prazo em que podem acumular as moedas aqui dentro para retirarem um bom rendimento em longo prazo.

Inicialmente, escreverei uma série de posts sobre educação financeira, pois é necessário que a pessoa primeiro aprenda á lidar com o dimdim, para não entrar em dívidas, além de cultivar uma mente voltara para poupança e investimento. Depois dessa série de posts, farei outra sobre a tomada de decisão do investidor, ajudando vocês á reduzirem os erros e a entenderem como seus aspectos psicológicos influenciam em seleção de ativos e pode fazer com que vocês tenham bom ou mal resultado em longo prazo.
aeducacaofinanceira4.jpg

Escreverei com muito cuidado e carinho, pois é a área que amo deter conhecimento na minha vida e espero que, com sua leitura, possa compartilhar um pouco do que sei com vocês.

Possivelmente hoje á noite será colocado o primeiro post dessa área.

Obrigado á todos e bom dia

Sort:  

Legal! Eu vou seguir de perto essa serie de artigos! Gratidão por compartilhar esse conhecimento com a comunidade. Vai servir para todos!

Muito obrigado Lisa. Fico bem feliz!!!!

Parabéns, seu post foi votado e compartilhado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!

footer-comentarios-2.jpg

Saudações, Brazilians.
Muito obrigado por ter incluído meu post. Fiquei bem feliz. Espero que esse e a série que escreverei sobre esse assunto ajudem á todos!!!

Oi @julisavio!!! Muito boa essa idéia, acredito que todos nós aqui nos beneficiaremos com seus posts. Obrigada por dividir seu conhecimento conosco :)

Saudações, moça natural.
Obrigado pelo elogio, tentarei fazer o máximo possível neles :D
Boa tarde

Belo post! Há poucos dias eu comentei em outra postagem sobre educação financeira sobre minha dificuldade e como tenho tentado mudar isso aos poucos. Comentei também que muitas das vezes, a má educação financeira é hereditária, como no meu caso que colho os "frutos" da má administração dos meus pais.
Mas aos poucos vamos nos ajeitando. Fico no aguardo dos novos posts!

Saudações, Lucas.
Realmente man, geralmente quando os cuidadores não possuem conhecimento nessa área, os filhos tendem á não possuir também, pois os pensamentos e crenças da família são passados através do cuidado para os filhos, tanto as boas quanto as ruins. Porém, não precisamos ter as mesmas crenças eternamente, podemos trabalhar para modificá-las e mehorar nossa vida em qualquer área que quisermos. Tentarei ajudar nessa área financeira.
obrigado

Ótimo! Estarei aguardando seus próximos post a respeito. Comecei a estudar educação financeira tem uns 5 anos. E a mudança na minha vida foi radical, mas ainda sempre temos muita coisa para corrigir do passado e aprender. No aguardo :D

Obrigado man. Fiz uma postagem já sobre isso. Sairão mais com o passar dos dias.
Boa noite!

Sim sim. Vi que comentou que já publicou algumas. Depois com calma, vou ler todos ;)

Coin Marketplace

STEEM 0.28
TRX 0.11
JST 0.031
BTC 68401.35
ETH 3900.35
USDT 1.00
SBD 3.63