Sort:  

O próprio enunciado "não existe verdade absoluta" se refuta, pois há uma contradição de termos, visto que não posso afirmar e não afirmar uma mesma coisa sob o mesmo aspecto.

Portanto, há a possibilidade de existir verdades absolutas (e me parece evidente que assim o seja), mas afirmar o contrário não faz sentido.

Eu entendo verdade absoluta, em si, como uma verdade des-ligada (absoluta), isto é, que independe do sujeito, o que é muito diferente de a percepção em relação a determinado objeto mudar de sujeito para sujeito, e neste ponto concordo.

Enfim, discordo do texto, pois me parece que afirmar que só há verdades relativas (enquanto verdade independente dum sujeito) é justamente uma contradição de termos, visto que tal enunciado, se quiser dar um significado absoluto, independente do sujeito, dependeria de existir verdades absolutas. Se fosse afirmado, no entanto, como disse anteriormente, que a percepção muda de pessoa para pessoa, teria meu total apoio.

Abraços.

sim, a frase é só chamativa, mas também não é possível afirmar que a verdade não é relativa, pois está associada sempre a algo.

O que queres dizer com relativo? Podes citar um exemplo para clarificar?

Abraços.

relativo a um determinado contexto, roubar é errado? Depende do contexto, se for para saciar a fome não é, se for para ter luxo é.

Em tal sentido, realmente, o roubo possui exceções que agravam, atenuam ou até anulam a culpabilidade do ato. Mas, via de regra, errado. Neste sentido, concordo.

Outro exemplo:

A afirmação "eu estou sentado" ela é verdadeira relativamente ao tempo, pois agora estou, mas, pode ser que, hipoteticamente, eu não esteja daqui a 30 minutos. No entanto, a afirmação "eu estava sentado", em sentido genérico, é verdadeira, pois houve ao menos um momento em que estive sentado, dentro os vários. Mas, se eu especificar mais, a mesma pode ser falsa, em função do tempo em específico.

Quanto à questão ética, preciso me aprofundar mais.

Abraços!

Coin Marketplace

STEEM 0.30
TRX 0.12
JST 0.034
BTC 63799.64
ETH 3130.40
USDT 1.00
SBD 3.97