Breve Explicação De Como A Inflação Da Steem É Justa

in #pt5 years ago (edited)

Neste post explicarei bem breve, superficial e informalmente de como a economia da Steem é justa, talvez no futuro eu despenda mais tempo para fazer algo mais detalhado, mas essa semana estou tão sem tempo que esqueci de fazer o desafio de estudar todo dia no duolingo de ontem.

Porém, preciso falar sobre isso por medo que as pessoas entendam errado como a economia da Steem funciona, ou que achem a inflação dela errada de algum modo.

Tive a ideia de fazer isso pois o @pedrocanella sugeriu no post Um medo como investidor do steem feito aqui pelo @julisalvio

No post o @julisalvio estava em dúvida de como funciona a inflação e de como as novas Steem são criadas.

Primeiramente, sim as moedas são criadas "do nada" a cada bloco que as witness produzem.
Falando em witness, eu sou uma, vote em mim, em breve farei posts sobre como funciona a configuração de um sevidor witness e os gastos (já adianto que a menos que você esteva no top 20 os gastos superarão os ganhos)

Clique aqui para abrir o mini manual de como votar em uma witness pequena, como eu

ou copie e cole esse link no seu browser
https://steemit.com/pt/@igormuba/como-votar-em-mim-para-witness

Continuando, a cada bloco produzido pelas witness, que ocorre dezenas de vezes por minuto, uma quantidade de steem é produzida. Não entrarei em questão de números e daqui pra frente usarei NÚMEROS VIRTUAIS apenas para efeito de demonstração, pois para ser sincero nem eu sei os números de verdade, e por isso essa explicação será razoavelmente breve e não à fundo sobre a economia inflacionária da Steem.

Supondo, com um número falso apenas para demonstração, que a cada bloco são criados 10 Steem, para efeito de demonstração, não é o número real, suponhamos que 5 vai para a witness que criou o bloco e 5 são divididos entre os criadores de conteúdo, curadores (quem posta e quem vota), enfim, para a comunidade.

A dúvida, pelo que entendi, no post que me deu a ideia para este, era se, conforme mais pessoas comecem a usar a Steem/Steemit seriam produzidas mais moedas. É uma dúvida que creio ser muito comum pois você vê as pessoas votando e outros ganhando dezenas de dólares por post, então é de se imaginar que com mais pessoas postando e votando mais dinheiro seria ganho, e creio que todos aqui entendem o conceito de oferta e demanda e têm medo do suprimento extra causar queda no preço. Mas....

Quando você vota você não está dando nem criando dinheiro para o autor. Você está literalmente votando com o que chamam de VESTS. No final de cada período de votação, a cada 7 dias se não me lembro, prefiro não entrar em números pois não tenho os dados de cabeça, como eu disse anteriormente, mas então, no fim do período, supondo imaginariamente novamente que foram produzidos 1000 blocos, 10 Steem cada, 5 mil seria a quantidade para as witness e 5 mil seria distribuido de acordo com quantos votos (VESTS) cada um teve.

Vou exemplificar, novamente com NÚMEROS FALSOS PARA DEMONSTRAÇÃO, sem conexão com os números verdadeiros, abaixo:

post 1 - 10 votos - 50 VESTS
post 2 - 100 votos - 2550 VESTS
post 3 - 1 voto - 2400 de vests

Nesse exemplo, supondo que durante o período foram criadas 5 mil Steem, os pagamentos seriam

post 1 - 50 Steem
post 2 - 2550 Steem
post 3 - 2400 Steem

Agora no próximo período, como a cada período são criadas 5 mil Steem, supondo que menos pessoas votaram, mas uma baleia continuo ativa, se os votos fossem assim

post 1 - 10 votos - 10 vests
post 2 - 3 voto - 90 vests
post 3 - 1 voto - 2400 vests

os pagamentos seriam
post 1 - 20 Steem
post 2 - 180 Steem
post 3 - 4800 Steem

Ou seja, a quantidade de Steem criada por período "não muda", o que muda é o quanto cada um foi pago, então no caso de termos um aumento de usuários com mais gente postando e mais gente votando o que aconteceria seria que cada voto valeria menos Steem, valeria menos dinheiro, e não que seria criado mais dinheiro do que era criado antes.

Agora, eu coloquei que a quantidade de Steem criada por período "não muda" entre aspas pois na verdade ela muda, porém para baixo. A inflação da Steem está, atualmente, entre 8 ou 9% ao ano (esse número é verdadeiro), o que quer dizer que caso no último dia do ano passado existam, novamente um número fictício para efeito de demonstração, 1000 Steem, no último dia desse ano existiram 8 a 9% a mais, ou seja, 1080 a 1090.
Porém, a inflação abaixa todo ano, até chegar ao limite de 0,95% ao ano (esse número é verdadeiro, é o objetivo real da inflação), se não me engano a inflação abaixa 0,05% ao ano, então vai demorar um bom tempo, mas até lá a inflação vai abaixando e abaixando, até chegar naquele número de 0,95% ao ano que não abaixará mais.

Então, agora, por que essa inflação é justa? Ela é justa pois quanto mais Steem Power você tem mais VESTS (pode de votação) seu voto tem, isso significa que os usuários que mais investem na plataforma selecionam qual conteúdo de fato vale mais e quais witness valem mais também, e como eles precisam trancar o Steem deles por 3 meses pra transformar em poder de votação, eles não escolheriam, por exemplo, conteúdo ilegal ou imoral para votar, eles não escolheriam Witness com servidores fracos, etc... É como se realmente essa rede social funcionasse como uam rede social de capital aberto, onde quem mais investe tem mais poder de decisão, e isso é saudável para o ecossistema.

O Bitcoin, por exemplo, a cada bloco são criados 12,5 novos Bitcoins que vão totalmente para quem o minerou, e não acho que esse sistema é muito justo nem saudável, pois centraliza muito o poder nas mãos de quem não se interessa muito pela comunidade, enquanto a Steem é a comunidade.

Bom, mas nem tudo são flores na vida, então deixarei com você um problema que existe no ecossistema da Steem sobre escalabilidade e que todos estamos preocupados:

A inflação dificulmente será suficiente para cobrir os custos dos servidores das witness.

Atualmente os servidores precisam ser muito potentes, recomendam servidores com 2 processadores, 64GB de ram e SSD, o meu servidor atende aos requisitos, clique aqui para ver e é meio caro

Agora pense, todas as Witness precisam ter a copia inteira da blockchain e validar todos blocos, mesmo os que não foram elas que produziram. Uma rede social do prote do Facebook ou Twitter precisa de dezenas, quiçá centenas, de servidores que ocupam o tamanho de armazéns enormes cada um, eu creio que o custo de CADA servidor deles deve ser algumas milhares de vezes maior que a witness com o servidor mais potente atualmente, pois a [ultima vez que chequei as witness no top 10 faziam entre 3 e 10 mil dólares ao mês, não lembro, mas não passa de 15 mil dólares.

Como cada servidor processa as mesmas coisas, o poder de processamento das witness não se soma, e para garantir a estabilidade as witness no top 19 recebem blocos em toda rodada, cada rodada se não me engano com 20 blocos, o bloco número 20 é sorteado para as demais witness, pois assim as top 19 têm um lucro "garantido" para ter bons servidores pois elas são a locomotiva de verdade, porém, mesmo assim, precisamos nos preocupar seriamente com a escalabilidade, pois se queremos um dia chegar perto do Facebook, mesmo juntando todo o dinheiro que todas Witness ganham, dificulmente dará pra pagar um só servidor do tamanho de só um servidor do Facebook...

Então, a inflação realmente foi desenhada de maneira justa para evitar que ela desvalirize a própria moeda, porém, a Steem é boa até demais em controlar a inflação, o que controla os ganhos das witness.

Caso eu tenha dito algo errado ou queira completar alguma explicação minha, por favor, vá em frente e adicione aos comentários o que você tem a falar, caso ainda tenha alguma dúvida, me pergunte, eu não sei tudo e por isso não fui a fundo e usei números fictícios, porém, eu era investidor e trabalho numa corretora de criptomoedas, então estudei muito sobre criptomoedas (comecei aos 15 anos, tenho 21) tanto na parte econômica quanto técnica, apesar de não saber tudo talvez você tenha alguma dúvida e talvez eu possa te ajudar, eu adoro aprender e ensinar.

Você sabia que eu rodo um servidor Witness (testemunha) da blockchain da Steem?

Como votar em mim:
Vá para o endereço
https://steemit.com/~witnesses

Desça a página até o finalzinho e encontre o campo abaixo

Insira meu nome "igormuba", sem aspas, e clique em "vote" para votar em mim.

Sort:  

Saudações, man

Excelente explicação. Meu nick não é @julisalvio não hehehe!

Acho que você pode colocar alguns de seus textos em inglês também, para chamar mais atenção em relação á você ser witness. Caso tenha um bom domínio dessa linguagem, mais pessoas veriam seu trabalho

Obrigado e boa noite

Parabéns, seu post foi selecionado para o BraZine! Obrigado pela sua contribuição!
BraZine.png

Hi @igormuba, I'm @checky ! While checking the mentions made in this post I noticed that @juliosalvio doesn't exist on Steem. Did you mean to write @julisavio ?

If you found this comment useful, consider upvoting it to help keep this bot running. You can see a list of all available commands by replying with !help.

@checky is the most useful bot here, thank you very very much

Muito bom ! Obrigado por atender meu pedido e pelas excelentes explicações. É muito importante conhecer bem aquilo no qual se pretende investir !

Ptgram

Coin Marketplace

STEEM 0.30
TRX 0.12
JST 0.032
BTC 59524.20
ETH 2999.76
USDT 1.00
SBD 3.77