Vaites !! Atopei coa INQUISICIÓN #PT !!Ou .. eu nunca acreditei no tag #pt ;-)

in #pt7 years ago

Manteño o tono de indignación (un tanto forzado) de este texto a hora de re-leelo, como sinal de prudencia contra puristas e inquisidores. Creo que non hai nada pior que os camiños únicos, os plantexamentos de rodillo e a pureza en xeral.
Eu creo na mestizaxe, na crioulización e na mestura .... e si for preciso, creo en THOR todopoderoso.

Estimado Sr Inquisidor:
Cando non entenda meu portugês, pregunte. Estou eiquí para axudar.

No meu português, a verba é indignación, seica en outras falas dicen indignação, e haberá palavras portuguesas crioulas que teñan outros sintagmas para apresentar o mesmo significativo, ainda que iso pode resultar duro para nosso recén estreado inquisidor.

Hoje fun advertido. ¿Qué será o seguinte?

robertoueti.png

Así é como se ve a advertencia debaixo do meu post. Eu entendo que a imaxe que de verdade se atopa en ese comentario é esta:

inquisicioj.png

... porque si algo me indigna son os e as puristas ... e outro par de coisas que vou debullar eiquí, aproveitando que xa me ferve o sangue.

Claro que me enfado !!!

@gazetagaleguia fala Português:Non ha quen de chamar atención por usar o tag #pt


Un pouco de historia, para quen non saiba...

Moito antes de que a xente europea atopara ese fantástico continente chamado América, en Europa xa se falaban lingoas e idiomas.
Un de eles é o português, que se fala na rexión autónoma onde habito, e que con ánimo instructivo, amosoche seu desenvolvemento.

Quen queria mirar e entender, decatarase de que o idioma inicial do português é o galego-português, nacido no noroeste da Peninsula Ibérica e logo segregado despois da conquista espanhola da nosa terra.

¿Sabes quen somos e que facemos, Inquisidor?

  • Estimado inquisidor, para túa información, @gazetagaleguia nace como unha revista panlusófona, que ten o ánimo de manter o contacto entre todos os lugares lusófonos do planeta, ainda aqueles onde a lingoa está altamente crioluizada.
    Voçe pode leer noso manifesto fundacional, se quixer entender: Manifesto pola creación de unha Revista PanLusófona plural, democrática, centífica e participativa
  • Estimado inquisidor, libremente optei por traballar coa comunidade da galeguia en troques de coa espanhola por sentirme agredido e invadido o igual que os pobos en outros intres colonizados por Portugal.
    Pero vaites !!! O Sr Inquisidor non gosta da miña fala porque non é pura dabondo... ou cicais, porque é pura de mais.
  • Estimado Sr Inquisidor: Semanalmente e cos limitados coñecementos, levanto unha estatística do estado da etiqueta #pt na Steem BlockChain. Pode ser que vç non goste de elo, mais vai seguir levando a etiqueta #pt, para permitirlle a vostede exercer como atuténtico inquisidor e "flag"-elar este perfil ó seu gusto.
  • Sr Inqusidor: Este perfil partipou activamente no debate da creación de unha etiqueta que abranguera a todos os paises de fala portuguesa sin excepción, e fixeno en este post, e mais neste outro post, e pese as miñas reticencias, plegueime ó uso da etiqueta tal e como se consensuou.

A indignación continúa !!

... ainda que non sei ben si chorar ou reir.... O inquisidor asina súa inquisitorial mensaxe co logotipo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) en estado puro... vaia... pode ser que sexa de purismo total e non deixe en pé a mais que aqueles que falan no #pt correcto según o dicionario Priberan

Qué fará o Sr Inquisidor cando unha persoa de Cabo Verde, membro da CPLP, e falando en português escriba ou faga algo na súa fala? Vaino "flag"-elar tamén? Porque Sr Inquisidor, voçe esquece que o Portugues é plural e é crioulo. Cicais vç, Sr Inquisidor non quere escoitar palavras como agogô, abara ou acaraje ou acara por non ser puras dabondo e ter demasiado acento africano.

Sr Inquisidor: Deixolle unha canción en Português para que poida vostede decir que non, que português é o idioma que voçe sabe que é, e o resto m....

Mais a indignación non cesa !!

Manteño a respiración axitada ainda mirando como as sementes prenden nos terreos mais baldios.

flags.png

Prenden ben e con forza as sementes do odio e dispostas a bater coa forza do Martelo do mesmo THOR se fora posible.

Non prenden coa mesma forza posicións mais eclécticas e tendentes á fraternidade, como a proposta por @lpessin:

a_favor.png

Permitome pechar este post indignado con un texto de @manandezo:

" Muitos pensam que, por conta da colonização portuguesa pelos continentes, o idioma falado será compreensível aos viajantes de hoje a esses quatro cantos tão distintos. Ledo engano! Por ser algo completamente dinâmico e flexível, a língua varia de diversas formas, ganhando coloridos inimagináveis quando em contato com outras culturas e sociedades. O estudo da linguagem é verdadeiramente fascinante!"
@Manandezo: O Português e Suas Variações - Conceitos de Dialeto, Língua Pidgin e Língua Crioula

Por certo, Sr Inquisidor:
Debería "flag"-elar seu comentario no meu post por estar el cheo de Spam, por presumir de #pt e estar escrito en inglés, e por incluir enlaces a lugares fora do Steemit?


@Gazetagaleguia no Steem Center:

Contribucións | Perfil


Bate-Papo /Chat Portugues | Steemit Pt Twitter | Steem.Center Gal | Projeto Camoes | Projeto Lusofonia | Observador Diario |Brazilians | Brazine


Comenta, Suxire, Critica, Traduce, Partilla

Sort:  

Olá @gazetagaleguia :) vou começar por discordar mas acabarei a concordar.

  1. Não me parece que segundo o acordo ortográfico em vigor os seus post sejam escritos em língua portuguesa mas, eu também não concordo com este acordo ortográfico e continuarei a escrever como aprendi na escola. Quanto às sua escrita poderá ser escrita numa derivação do português, adaptação, baseada na origem, o tal galego-português que de resto adoro a pronúncia, entendo e sinceramente me é foneticamente mais familiar que o castelhano mas não creio se se possa dizer que os seus post são escritos em língua portuguesa, pelo menos em língua portuguesa moderna.
  2. Discordando portanto aqui, tenho de concordar, e muito, com a tentativa de inquisição à tag pt. Aí estamos de acordo e conte com o meu apoio para fazer o "barulho" que for necessário a favor da não inquisição!!!
    Por mim a tag pt deve ser usada por quem quiser e bem entender, escrito em português, criolo, inglês, galego-português ou chinês! Se me pedirem uma opinião deve ser usada para tudo o que diga respeito à lusofonia, eu disse à lusofonia, não disse à lusofonia dos brasileiros já que me parece que a grande, senão a totalidade, de quem quer "impor" a tag pt são usuários brasileiros, não sei se por coincidência, se por estarem em maioria, se por lobby, não sei mas também não é importante o motivo. Sei que não concordo com a tal inquisição à tag pt!!!
    Concordo com este post e pode contar comigo para a não inquisição, seja ao e a quem for.
    Parabéns pelo post!

@psos e @gazetagaleguia no meu entender a ideia da #pt é trazer a luz esse tipo de discussão. Inquisição, do meu ponto de vista, não seria a palavra adequada para a comunidade. Se ouve um desentendimento no uso da tag #pt acredito que aqui se abre uma grande oportunidade para conhecermos melhor o galego-portuguesa e outras formas de escrita lusofalantes.
Podemos caminhar em direção a excelência em detrimento a mediocridade.
Abraços a todos!

Seguro que camiñaremos en pos da excelencia @nascimentoab... e que esta serie de comentarios non é mais que parte de un círculo virtuoso que nos levará ata o infinito e mais alá.
SAúde.

Olá @nascimentoab :) aproveitando uma palavra usada por si, nesta "e estória" toda com a tag pt, onde acha que está a mediocridade?

Do meu ponto de vista, a mediocridade esta em nós entrarmos em uma discussão que mais nos prejudica, que de fato nos ajuda. Isso para mim é medíocre. Ficamos no meio e não avançamos.
Fiz questão de fazer a leitura do post, bem como de todos os comentários. E sinceramente, acredito que demos um passo a diante. Em resumo: Deixamos a mediocridade para trás e seguimos em frente.
Esse é o meu ponto de vista, sem interesse em gerar nenhum tipo de aborrecimento.

Sendo assim posso concluir que toda esta "discussão" não foi medíocre, também é a minha opinião. 👍

Efectivamente, @psos. Minha escrita non está acorde a normativa da lingoa portuguesa (ainda que me estades crioulizando), senon que é acorde coas normas ortográficas e morfolóxicas do idioma galego

Comentar a maiores, que existe unha corrente (AGAL, non oficial) que propón converxer de xeito completo coa lingoa portuguesa como idioma patrón.

Obrigado por entender que as formas inquisitoriais non levan a camiños de construcción.

Un saúdo e Saúde.

@gazetagaleguia não conhecia a AGAL estive a ler e achei muito interessante, obrigado!
Fiz um post sobre o seu post :)

#pt No meio desta quentura medonha fiquei aperreado sem saber como comentar pois estou avexado com outras coisas.
Fiquei abestado quando li a prosa do @robertoueti.

Sou portugues mas minha avo era galega e hoje vivo no Ceara regiao muito criticada pelo seu sotaque e linguajar sofrivel como foi acusada uma recente miss Brasil.

Mas que arrumação é esta vamos parar de arengar uns com os outros e arribar esta comunidade.
Todos devemos assuntar e antes de optar pela condenação seguindo leis rigidas e frias devemos como os juizes fazem, considerar o historico, a intenção de agregar e nao dividir esta comunidade composta por tantas culturas e diferentes regiões.
Ó cara arretado este @gazetaleguia que apesar de diferente peleja para todos sermos iguais.

Me desculpo antecipadamente por usar a tag #pt usando um linguajar do Ceará que muitos não vão entender mas o que conta é a intenção. Espero não levar flag.

@pataty69 a súa escrita entendese ben, e te animo a manteres ese sotaque e defendelo, por ser patrimonio teu e da túa xente.
Saude.

@gazetagaleguia não quero sair em defesa de @robertoueti mas não vejo outra maneira de fazê-lo. Não se trata de inquisição ou de inquisitor. Um dialogo de parte a parte e teremos tudo resolvido. A ideia do uso da tag #pt não é segregar nós lusofalantes, mas sim agregar. E criar um comunidade cada vez maior. Se o texto lhe saiu em desagrado ou se trouxe a ti indignação. Penso que repense. Estamos em uma era moderna em uma comunidade que visa a união e não a desunião. E fazemos tudo isso em cima de uma plataforma que faz uso de uma tecnologia moderna, nossa blockchain Steem. Vamos seguir usando juntos a mesma tag #pt.

Em referência a seu post

Sinceramente gostei muito do seu post e me surpreendi com o galego com que escreveste o texto. Amei! A amei a linguagem do texto, apesar de sua sinceridade ácida em alguns trechos. Sejamos amigos! Sejamos irmãos!
Só em uma comunidade como essa podemos ter essa oportunidade única de encontrar essas diferenças entre nós lusofalantes. E avançar em comunhão.
Um grande abraço de um brasileiro que fala um português diferente do seu, mas que podemos nos entender certamente.
[]'s

Penso que é boa vontade a de @robertoueti, a boa vontade do "neoconverso" que algún día todos tivemos.
Francamente bufei cando mirei o comentario... e lanzeime.... Non, non... abalanceime sobre o teclado mentras un monte de cousas me viñan a cabeza...

¿Qué fixen eu para que alguén me faga isto? ¿Non aporto na miña medida a comunidade lusófona? ¿Non estou acaso mellorando meu português en detrimento do colonizado galego? ¿Non estou nos grupos od telegram? ¿Non teño acaso un voto fixo para os principais actores da comunidade ?
... e bueno... de ahí a dar coa figura da inquisición, de quen vai buscando quen non vai polo rego correto foi un nada.

Continuarei a colaborar na medida do posible para que o #pt seja a lingoa de todos os portugueses que se falan no mundo, os mais doces e puros e tamén os mais asilvestrados e crioulos.
Porque, o fin, baixo esta cuestión, o que subxace e que as xentes rematan aceptando en parte unha lingoa que foi imposta por un imperio mais as verbas que teñen sentemento non se poden traduzir e permanecen na fala.
Fica alí no fondo, tamén, e según meu entender, a cuestión de que todos os humanos e humanas temos as mesmas teimas e problemas, e que de poder, debemos acudir a aquel idioma que mais ten en común para pode achegarse ás outras pessoas.
Saúde e obrigado por ter comentado.

Gostei muito de ler e testemunhar a defesa pela diversidade da língua portuguesa. Um abraço

Eita! Muita gente não conhece o galego como variação do português, mas o teu trabalho aqui é muito importante para ampliar o conhecimento limitado que temos sobre o nosso idioma. Creio que seja apenas desconhecimento mesmo e espero que seja o início de uma discussão que abra a mente da comunidade, obrigado por compartilhar.

@casagrande não tenho a menor dúvida que foi por desconhecimento. E como afirmas, seja o início de uma discussão que abra a mente da comunidade.

Obrigado @casagrande.
Eu entendo que é unha cuestión de pluralidade... debuxada con un pouco de teatro para darlle un pouco de cor ó texto.
Seguiremos traballando e afondando no coñecemento lingüistico e cultural en gerâl das lusofonías.

Amigo @gazetagaleguia ...me surpreende ser chamado de inquisitorial ou seja lá o que for por sua parte.Estamos juntos em prol da língua portuguesa. O que posso falar é que eu sempre reconheci o Galego Português, como português. Sempre apoiei a forma como você leva aqui a divulgação do Galego-Português e o apoio desde sempre. A questão da tag #PT foi somente uma sugestão minha, do @manandezo e do Projeto Camões para que pudessemos nos encontrar no Steemit. Somente isso.

Ninguém é dono de nada, ninguém está cravando nada, ninguém está impondo nada, ninguém está colocando ninguém na fogueira aqui. De minha parte do Projeto Camões iremos seguir no apoio à tag #PT, ao Galego Português e à Língua Portuguesa.

Para nada, @jsantana.... Non te chamei inquisitorial... ainda que queiras....
Usei a captura do teu post que decía... mas futuramente, baleias poden notar e voxê ser penalizado con flags, non entendín que ti foras facer iso... (nin que ninguén me chamara a atención...).
É mais, non atopei o anaco, pero estou seguro de que nas declaracións de estes días atrás viñase falando de #pt para as lingoas portuguesas en geral - Non era esta a expresión exacta.

Respostei porque algúen me puso un comentario que debía respostar de algunha forma.
E fixeno como creín deber facelo.
Con unha resposta tan grande como o propio aviso, e un pouco chamuscado porque non creo que este perfil se mereza esta chamada de atención.

Polo demais, cada compromiso que este perfil adquiriu o mantén, e naturalmente pode seguir contando coa @gazetagaleguia para aquelo que fora necesario.
Saúde e bo día.

Sempre apoiarei o seu projeto e a língua portuguesa. Estamos juntos nisso.

@gazetagaleguia,

Vamos aos pontos comentados por você:

Primeiramente, de certo, não conhecia o galego, vertente do português, por isso peço desculpas pelo comentário a respeito da utilização da tag #pt.

Muito provavelmente você tenha lido a minha postagem aqui falando sobre o motivo pelo qual eu comecei a comentar isso nas postagens das pessoas que não utilizavam o português e ainda sim escreviam com a tag #pt.

Também muito provavelmente você percebeu que nos trending topics do Steem, existem duas tags muito fortes que são a #kr e a #cn, e também que a tag #pt não está lá. O intuito em fazer isso, é simplesmente de conseguir deixar a tag #pt mais forte e unir todos os lusófonos em uma única tag, para que seja assim mais fácil para todos aqui conseguirmos encontrar postagens em uma língua em que conhecemos.

Não sou inquisitor, como fala. Se quiseres saber o que é realmente uma inquisição, sugiro usar ou a tag #kr ou mesmo a tag #cn e ver o que acontece. Existem robôs nessas duas tags que caso você as utilize e não escreva em coreano ou chinês, automaticamente a sua postagem é massivamente flagueada. Não o flagueei, muito pelo contrário, apenas comentei sobre a utilização da tag.

Por fim, acredito que tenha orgulho de falar galego, assim como os brasileiros tem o orgulho de falar o português. Peço desculpas pelo comentário que fiz, pois se o galego é uma vertente do português, que seja abraçada também na nossa tag.

Concluindo, estamos aqui para somar, para conseguirmos ter uma comunidade mais forte e mais unida, seja falando o português brasileiro, de portugal, de qualquer outra nação, e agora também, o galego.

@robertoueti, cicais a fortuna gastouche unha mala pasada e deixoume responder despois de leer a Bukowski... ou igual algo peor...
Francamente necesitaba o desabafo porque me sinto parte da comunidade, creo que aporto (como podo para ela) e de feito estou incluso nos canais telegram .
Entenderá que viu rodado traer a inquisición ó texto (por certo, pode dar para un bon artigo) cando leo que a inquisición _ son institucións adicadas á [percura] e supresión da herexía....
E xa dixen.. son un herexe (herege) e xa teño a marca da herexía cravada no post.

Non se preocupe, estamos para colaborar, e conforme fai 5 meses xa aceptei contra meu criterio (pode preguntar si fun rompecabezas) o tag #pt useino e na medida do posible en apoio á comunidade.

Decatarase vç de que poucas veces o uso de primeira, pois prefiro dar unha carga de SEO diferente ós meus artigos diarios.

Teña un bon día, e nada hai que disculpar.
Apertas dende a outra banda do Atlántico.
Saúde.

Querido @gazetagaleguia,

Só quero que saiba que entendo muito a sua língua galega, que foi originalmente galego-português, e disso muito me recordo das aulas de filologia românica, sem precisar de arroubos de indignação para que me enterre pela boca algo que eu mesmo lecionei por anos. Para os leigos, acho muito digno que os ensine, mas descontextualizar publicações e chamar a atenção a algo que você mesmo não quis participar, mesmo tendo sido convidado, creio ser muito severo de sua parte.

Eu mesmo já deixei claro, não faço mais questão de usar a etiqueta #pt. Darei razão a todos e não farei mais disso bandeira para que muitos dela participem fraternalmente. No fundo, vejo muitos ainda colaborando, até mesmo eu, até que vocês votem e me digam se ela cairá em desuso ou não. Agora, creia-me, se formos levar a ferro e fogo TODAS as variantes do nosso belo idioma, criarei uma etiqueta #pt-rj, pois tenho todo o direito de brigar por meu próprio linguajar. Correto? Bom, se assim o for, teremos umas boas centenas de etiquetas e será bem complicado seguir alguém com tantas na lista. Eu nasci no Rio de Janeiro, falo diferente de todos, assim como @jsantana, assim como @pataty69, ou seja, se for para criar uma etiqueta que reflita o linguajar de cada um, para que ninguém se sinta triste ou desolado, não tem problema. Avante! Eu só aguardarei as instruções do que fazer, nada mais. Minha participação como usuário resume-se a minhas publicações e meu Projeto Lusofonia, que é pessoal.

Para sua informação, eu fui um dos primeiros a "pelear" para que ficássemos juntos, porque eu mesmo disse, no canal aberto pelo @camoes, e que você foi convidado a participar, como fica a questão do galego? Essa pergunta eu fiz a todos, porque sabia ser algo de suma importância, mas essa história infelizmente você não conhece, porque você não estava presente. É uma pena!

Mas, do fundo do meu coração, eu agradeço a flechada nas costas, mesmo quando, antes de tudo, eu tentei te defender dos mesmos que hoje te afagam a cabeça. Mas muitos aqui são novos, não participaram da discussão anterior, nem mesmo você. Tenho saudades de nossas discussões antigas, quando lia suas publicações, @freyman, e você as minhas. Acho que suas convicções políticas falam muito alto dentro de você, e eu não tenho políticas em mim, somente um sentimento literário e um amor por qualquer idioma que me queiram falando, seja português, francês, romeno, etc. Lembra-se de quando brincamos, uma vez, misturando os idiomas? Até criamos palavrinhas para galego e português juntos. Ah, eu tenho saudades dessa época, em que tudo estava mais leve!

Mas algo se quebrou no meio do caminho, acho que você ficou triste com essa questão de etiquetas e tudo o mais, enfim, você deve saber o motivo. Vamos fazer assim então: deixarei que os linguistas assumam essa discussão e eu, que nada sei, saberei seguir o que me determinarem. Sinceramente, não faço questão de etiquetas. Faça exemplo do que digo:

nasci em um país específico,
mas não sei onde me vão enterrar;
sou um ser do mundo,
e onde minha vida terminar,
cubram-me com terra roxa
ou, talvez, joguem-me ao mar

Pos incrível que pareça, o autor sou eu mesmo e dedico a você. Leia-o bem e saberá comprender-me!

Cuide-se bem!

Un saúdo @manandezo.
Tiven que explicarme mal... ou fixen algo mal... non sei... Non percuro etiquetas novas, nen vellas... realmente voto de mais empregar o tag #pt para definir a lingoa sen que #cachoeira abonde... pero me pode resultar ofensivo (a ver, ofensivo pero pouquiño) que alguén me comente a pé de post que non empregue o #pt. Iso é o que me desbocou no seu momento.

Penso, que ainda que non no discord, estiven na discusión da etiqueta. E lembro que manifestei disconformidade co uso de #pt, apostando polo #portugues.
Unha vez foi decidido, incluín con toda a frecuencia posible a etiqueta común, ainda que de certo, non de primeira ... e iso por unha cuestión SEO que igual non é adecuada pero é minha.

Non deba atopar no meu texto mais que iso, o cabreo de que alguén chame a atención por usar a #pt dos sábados (e que tanto traballo me da), que se gasten as enerxías en abrir campanhas de flags (porque as advertencias, -disparos disuasorios-, como nas guerras, rematan sendo tiros ó peito), e que non se recoñezan baixo #pt todas as variedades da lusofonía ... de ahí o video dos CaboVerdiano.

Menciona tamén outras cuestións.... que eu atribuo a ser un "testa-cadrada" europeu contra vosa espontaneidade e dozura... e para iso, os textos me remito. Os vosos cheos de paixón e dozura.

Unha aperta dende esta banda do Atlántico

Olá, @gazetagaleguia,

Você observou bem meu texto, e ali, realmente, há doçura, assim como em tudo o que escrevo, com humor ou não, mas você me enxerga bem. Uma vez ou outra posso perder as estribeiras? Bom, sou humano, passível de errar, graças a esse bom Deus que aqui nos colocou para aprender na Terra, essa grande escola, não é verdade? Caminhemos em paz!

Eu muito expliquei sobre a etiqueta #pt e os motivos para usá-la. Enfim, estudei isso minha vida inteira, mas ouvidos não me são dados, ou até são, porém não me importo mais.

Nosso querido amigo @wagnertamanaha levanta essa questão sobre a etiqueta lembrar um partido político que, digamos, não apreciamos muito por aqui. Eu entendo o comentário dele como uma "galhofinha danada", porque ele é bacana e sabe brincar com todo mundo, além de nos ensinar bastante aqui na plataforma. (Olha, eu já estou até achando que essa etiqueta tá dando azar por conta desse partido aí, viu? Risos!)

Entendo, também, sua frustração com relação ao que destaca de aos galegos o dever de "não" usar essa etiqueta porque as publicações devem ser em português. Eu enxerguei bem na sua publicação e, infelizmente, muitos não sabem do laço profundo que nossas duas línguas possuem. Poderiam ter perguntado a quem sabe? Conjecturas!

Bom, eu sei sobre essa profunda relação porque estudei Letras, porque fiz Mestrado em Português/Linguística, e minha tese foi sobre "variacionismo linguístico" de acordo com a Sociolinguística, ou seja, nada mais do que justo saber "um pouquinho" sobre o lado antropológico dos idiomas em conjunto com suas variações internas. Infelizmente, calo-me ante isso, pois, se uma pessoa que passou vários anos especializando-se em uma única língua diz algo com propriedade, e não aceitam, eu posso imaginar o que causou ao povo galego o comentário feito por pessoas leigas no assunto. Como disse, calo-me!

Eu sou como você, é muita energia gasta, e não me meto em discussões que não levarão a nada. Não sei se reparou, mas desde a semana passada, se não me falha a memória, estou usando, em conjunto com a etiqueta #pt, a etiqueta #portugues, por entender que vocês também a usam e que merecem todo o respeito de minha parte. E meu muito obrigado pela consideração com o que escrevo e veiculo na plataforma. Vocês estão sempre presentes, e eu sou um famigerado mau leitor! Alisto-me neste instante!

Para finalizar, cito: Menciona tamén outras cuestións.... que eu atribuo a ser un "testa-cadrada" europeu contra vosa espontaneidade e dozura... e para iso, os textos me remito. Os vosos cheos de paixón e dozura. Como não sentir amor por galegos e suas galeguias? E se tiver algum disponível, me fala, porque eu corro imediatamente para essas bandas europeias! =)

Comentei acima, sinto falta de nossas conversas através dos comentários nas publicações. Sim, é bem verdade que eu preciso montar uma estratégia para poder comentar em todos, o que não é fácil, porque, se reparou bem, eu gosto de escrever longos e longos comentários. E por aí vai o meu português, e todo o meu respeito ao galego, o mais irmão da lusa. Lembra da etiqueta #galegusa? Rio-me de nós, com essa leveza de sentir de perto tão bom local para se viver que tanto vejo nos filmes e onde meu coração ainda não aportou concretamente: Galícia. (Agora, se me permite, farei uma diabrura: como colocaremos a língua mirandesa na etiqueta #pt? Será que alguém já usa o Steemit neste genuiníssimo idioma nascido em Miranda? Pois é. E essa língua ainda possui variações! Como faremos? Algo a se pensar, não? Enfim, por enquanto, fica como aprendizado e um poucos dos meus sorrisos por conta da diabrura!)

Abraços quentinhos, @gazetagaleguia, paz e bem sempre!

Fico obrigado por teu seguemento... Eu pola contra, dame por centrarme no mais material (será iso do materialismo dialéctico ¿?), no cuantificable e medible.
Parezo un chefe de fábrica, non si?

Di vç a fala mirandesa, ou o xalimego, ou esas falas curmáns que se falan no Bierzo e lindando Asturies, ese anaco chamado polos mais puristas "A Galiza Irredenta" estimado @manandezo !!!

Mais será coisa de contar as cousas os poucos... non vaia ser que empachemos os poucos que se achegan a esta festa !!!

E que quere que lle diga das falas... adoro o castelán que foi a lingoa da escola e foi nele onde me criei con Verne dando voltas de 20.000 leguas en 80 dias... ou cando o fin, estiven co Quixote nas covas de Montesinos...
Mais que goste do castelán non implica que deba usalo na cotidianía... será iso política?

Apertas (quentiñas) e saúde.

E eu mais agradado pela conversa que temos por meio desses comentários, não paro de lê-los. Muito me entristece não termos o colorido linguístico que você encontra na Europa, com tantas variedades e tanta riqueza. Não que a variante brasileira seja feia ou pobre (deixa-me explicar bem antes que me arrebentem nesse à boca miúda), aqui o colorido é mais ao nível prosódico e semântico que intrínseco à variação fonemática, que há também, claro que há, mas na Europa é muito mais presente e queria tanto ver de perto!

Enfim, sonhos de linguista que sou! Como disse, se tiver um cantinho para mim aí, eu faço a via à Galícia. Que me arrebatem todas as cores latinas, pois daí nosso sonho surgiu!

(E não comece com politicagem, a linguagem sem fronteiras não merece escurecimentos governamentais!) =)

Preciso deixá-los, o trabalho chama e preciso entregar uma tradução juramentada ainda hoje. Mas fica meu carinho com abraço e tudo mais!

Por favor, um pedido. Realmente esquera-me mais cedo: poderia fazer um logotipo da @gazetagaleguia para colocar ao final das publicações minhas e do Projeto Lusofonia? Sinceras desculpas por isso! 😢

Ficarei feliz se puder ceder-me algo para que lá possa colocar.

Abraços! 🌟

Si percuras un recanto e pensas en vir, conta con ele. Debe haber un espazo onde dormir cando menos no meu modesto sitio.
Conforme planees... falame. Hoje digoche que si... en Fevereiro tomará man de min o "veterinario"... nas mans dele non sei canto podo votar.
Aperta.

Obrigado por compartilhar! Não sei como é aí em Galiza, mas como já tinha comentado com o @manandezo, no Brasil muitos ainda não engoliram a ideia de ter que usar uma tag com estas letras, que faz lembrar a sigla de um partido que eles se recusam até a ouvir em pensamento quanto mais digitar no próprio post. :-) Sucesso e boa sorte mais uma vez!!

Un saúdo @wagnertamanaha... xa lle oira iso... pero... o problema será polo Partido ou será polo Trabalho?
Porque na Galiza tamén hai quen ouvir de Trabalho quitan ata vixocas nas mans... XD

Obrigado pela menção, seu post é excelente. Fico feliz que tenha percebido minha intenção com o tal comentário, pena que nem todos perceberam. Mas enfim, com tempo, acho que consiguiremos nos ajeitar e coexistir saudávelmente com todas as diversidades (que são ótimas, diversidade agrega muito). Posts como este seu, são fundamentais para isso.
Um abraço! e viva o Galego. Aliás , gostei da música, muito bonita.

Coin Marketplace

STEEM 0.17
TRX 0.15
JST 0.028
BTC 62104.41
ETH 2404.22
USDT 1.00
SBD 2.49