writer's block - como desvencilhar-se do bloqueio de escritor

in #pt6 years ago

12924616_593717797450520_4968457468273083179_n.jpg

Já aconteceu com todas as pessoas que escrevem por prazer ou por profissão, estar em frente ao computador ou ao caderno e com a caneta na mão ou os dedos sobre o teclado e não conseguir escrever uma única palavra, ou acaba escrevendo e não fica nada satisfeito, sabendo que poderia sair algo muito mais elaborado em um bom dia. Chama-se “writer’s block” ou “bloqueio de escritor”. Isso significa FRUSTRAÇÃO
Escrever é apenas um bom hobby para mim, mas me ajuda muito com minha ansiedade ou quando não estou bem. Porém há dias (como hoje) que me ocorre o bloqueio criativo.
Eu tenho um caderninho que eu anoto sobre tudo que eu quero escrever um dia (se eu não anotar eu esqueço mais da metade dos assuntos) e mesmo com meu caderninho cheio de ideias e títulos prontos, eu simplesmente não consigo desenvolver o assunto.
Eu já li sobre o tema de hoje e algumas coisas me ajudaram a me desvencilhar desse bloqueio, espero que hoje eu consiga ajudar vocês também.

  • Abordar outro tema: As vezes o melhor a se fazer é desistir do tema original por alguns minutos ou até horas e partir para outro qualquer. Em casos mais específicos, deixar de escrever seu livro e ir escrever em seu blog/steemit ou vice e versa, pode ser até fazer uma lista de afazeres. O importante é começar a escrita, isso vai fazer um aquecimento para depois você poder continuar a escrever o que você realmente queria originalmente.

  • Trocar de ares: Mude seu lugar de escrita de rotina. É possível que seu bloqueio suma só por você trocar de comodo na casa ou de lugar no escritório. Pode ser ainda mais "ousado" e ir escrever em uma praça, shopping (por mais segurança se escrever em pc) ou em um café (romantizei, meu sonho ir até um café e passar a tarde escrevendo lá, como uma escritora em filmes. Eu sei que é fácil realizar, mas ainda não fiz).

  • Um esquema prático: Monte subtítulos, planilhas, e aposte em post-its para organizar suas idéias. Elabora um esquema daquilo que você precisa escrever. Uma lista daquilo que você precisa abordar, anote idéias soltas sobre cada item. Se tiver uma boa estrutura para seu assunto, ele vai surgir naturalmente em sua mente.

  • Fontes de Inspiração: Todos temos algo que nos inspire ou nossas musas. Essa é a hora de usá-los. Pode ser escrever enquanto ouve música, ou enquanto toma um café (em um café seria ainda melhor hahaahha). Procurar artigos sobre o mesmo tema, ou assistir a vídeos. Falar com um amigo ou até sair para respirar um ar puro (algumas cidades ainda tem essa iguaria, pasmem). Enfim, vá em busca de inspirações.

  • Escreva, escreva e escreva: Quase o mesmo que disse no primeiro assunto. Um escritor escreve, por isso, mesmo em momentos de “bloqueios” um escritor deve continuar a escrever. Deixe os dedos voarem sobre o teclado mesmo que não esteja a escrever nada demais, copie uma passagem interessante do seu livro preferido, ou um poema, escreva sobre o próprio “writer’s block” (como eu). A escrita gera escrita.

  • Não siga regras, comece pelo meio: Eu tenho T.O.C., logo isso não funciona comigo. Eu teria um ataque antes de terminar a primeira frase. Porém sei de algumas pessoas que tem problemas com os começos, mas o restante do assunto já esta na ponta do lápis. Não se deixe bloquear por isso, escreva o que tem, que depois o resto vem! (até rimou hahaha)

Espero ter ajudado. Mas me conta aí, você tem alguma técnica para se desvencilhar desse bloqueio?

Sort:  

Saudações, Fran!!!

Na minha opinião, que é realmente apenas uma opinião, imagino que esse bloqueio possa surgir por ansiedade, como por exemplo, alguém que precisa fazer uma redação do enem, porém o passar do tempo e os ponteiros do relógio andando criam esse "branco" em sua mente, pois o foco de sua atenção é no prazo e não na idéia da escrita em si.

Outra forma de surgir, é quando a pessoa possui tdah(transtorno de déficit de atenção. Isso faz o caminho de seus pensamentos não seguir uma linha reta. É como se em vez de seguir por apenas uma estrada, essa pessoa se dividisse e entrasse em várias estradas de uma vez!!! Isso causa uma atenção difusa fazendo com que ela perca a idéia principal com mais facilidade.

Outra questão é a falta de conhecimento mesmo. As vezes a pessoa é uma psitacista, ou seja, ela decora e repete as palavras sem entendê-las. Isso acontece com alunos de ensino médio ao responder algo que ainda não possuem cognição para tal. Eles decoram a resposta e respondem com a pergunta decora. Isso gera apenas repetição com ausência de aprendizado. Dessa forma, é mais fácil dar "branco" na hora da escrita, pois não existe idéia própria guardada em lugar nenhum.

Muito legal seu texto!

ih será que é minha ansiedade então?
o lado bom é que consegui contorná-la eheheh

Parabéns, seu post foi selecionado para o BraZine! Obrigado pela sua contribuição!
BraZine.png

sempre lisonjeiro receber essa mensagem, obrigada Brazine

Belas dicas :)

O meu caso é mais quando eu não tenho nenhum assunto para escrever. Pois eu tenho uma ideia consigo me desenrolar (devo agradecer isso?) haha

Mas, quando eu penso em algo para escrever, tenho falhado em anotar. Mas como são poucos, eu sempre acabo lembrado e escrevendo. Talvez eu não esteja tão inspirado como o dia que pensei, mas consigo depois de ter o tema criar algo em cima. O que me falta é ter o tema. É achar fácil algo para escrever a respeito haha

Abraços minha querida ;)

Eu uso o Quick note do meu smartphone para marcar temas que me lembro para depois construir posts. Outra tática e tirar fotos ou registar imagens.

@pataty69 eu as vezes salvo imagens no celular, também me ajudam!
Boa ideia marcar no quick note, vou começar a usar com certeza

já te disse que minhas melhores ideias surgem antes de dormir né. Já deixo o caderninho na cabeceira da cama, se não é certeiro que amanheço sem a ideia na cabeça hahhha

O que me ajudou bastante foi meditação, esvaziar a mente pra depois encher com coisas boas e produtivas!

uma ótima dica também. Eu não consigo meditar, minha cabeça está sempre a mil. olha que já tentei algumas vezes

O segredo está na respiração!

Coin Marketplace

STEEM 0.19
TRX 0.16
JST 0.033
BTC 64105.03
ETH 2757.74
USDT 1.00
SBD 2.66