Diarios da Estrada 03 - Escalando a Pedra da Gávea

in #pt6 years ago (edited)

Na nossa ultima noite no Rio de Janeiro resolvemos fazer algo diferente, que não custaria nada (já que não fizemos dinheiro nenhum no sinal) e ainda renderia ótimas histórias pra se contar depois. Meus amigos cariocas adoram se enfiar no meio do mato e nos contaram que existia uma trilha pra escalar a pedra da gávea onde você acaba ela numa caverna que dá pra onde o sol nasce. Me parecia uma belíssima ideia e topamos sair as 22 para começar a trilha e já estar na caverna antes do sol nascer. Tirei toda roupa da mochila e coloquei um tapete que eu usava pra isolar o frio do chão, meu caderno de estudos gerais, um livro (o ônibus de onde estávamos até a entrada a trilha levaria mais de uma hora) uma garrafa com gasolina e meus bastões. Afinal, eu não poderia perder a chance de fazer fogo num lugar tão diferente assim.

1239873_10151655355762956_1592726586_n.jpg

Chegamos um pouco atrasado mas encontramos nossos amigos. A entrada do parque estava fechada mas desviamos para a lateral no meio do mato. Após um tempo encontramos a grade que delimita a area do parque e fomos seguindo ela. Duas vezes tivemos que nos esconder atras das arvores ou abaixar no meio do mato para escapar das rondas dos seguranças do parque, mas após estarmos realmente no meio do nada, encontramos um buraco na grade e passamos pra dentro do parque. Nossos amigos disseram que dali pra frente não tina mais ronda, então relaxamos e continuamos a trilha, até chegar numa cachoeira, onde fiz um pouquinho de fogo.

1239514_1428102044081113_1241408504_n.jpg

Seguimos mais um pouco na trilha e chegamos no pé do morro. Agora seriam mais algumas horas de subida, mas tudo tranquilo, apenas uma parte que seria necessário se agarrar pela pedra e escalar (justamente um lugar chamado de pirambeira) mas tinha uma fenda na pedra que facilitou a subida. Depois da pirambeira veio um plato grande e descemos pro uma trilha lateral as pedras, pra chegar na caverna (que alguns chamar de orelha do gigante, já que se você olhar a pedra da gávea por um certo angulo, parece mesmo a cabeça de um gigante, e a caverna fica bem na orelha)

Chegando lá armamos "acampamento", comemos umas paradas e antes do sol nascer eu aproveitei pra brincar um pouco mais com fogo... hehehe

1231618_1428102640747720_934824926_n.jpg
1185880_1428103910747593_1939411291_n.jpg
1240328_1428103527414298_162667370_n.jpg

Realmente foi um privilégio poder ver o sol nascer daquele lugar. O Rio de Janeiro é um lugar bonito demais, e ver ele assim, de cima, com o sol nascendo, foi umas das imagens mais bonitas que eu já vi na vida...

1014217_10151655356522956_1087469837_n.jpg

Tudo muito bonito, tudo muito belo, então é hora de voltar. Juntamos nossas coisas e recomeçamos a trilha. De dia o visual era muito mais bonito, então fomos descendo com muito mais calma. Passamos pela lateral, paramos umpouco no plato, e chegou a hora de descer a pirambeira. Nesse momento um dos amigos falou "Ah, vamos aqui pelo lado que é mais legal..." Todo mundo concordou e fomos pela lateral da pirambeira. Porem a lateral não tinha uma fenda, era só uma parede lisa de pedra que você precisava ir se escorregando controladamente e segurando em outras pedras. Eu coloquei minha mochila na frente (pra poder liberar as costas caso eu precisasse deitar pra parar de escorregar) e fui com um bastão em cada mão. Porem no meio da descida eu desequilibrei com o peso da mochila e travei no meio da pedra, sem ter onde me segurar, vendo um precipício a minha frente. Todos já tinham descido menos eu, porem eu estava paralisado de medo, sentia que cada movimento que eu fazia eu me aproximava mais do precipício, comecei a suar frio e minhas mão ficaram escorregadias. Tive que tomar uma decisão rápida: ou eu jogava a mochila fora, ou eu cairia junto com ela. Claro que joguei a mochila fora (perdendo algumas coisas nela, mas nada muito valioso) e consegui retomar meu equilíbrio e aderência a pedra, o que me possibilitou descer em segurança até onde estavam meus amigos. Depois que a adrenalina baixou eu tinha dores pelo corpo todo, então quis ir direto pra casa, juntar o que sobrou das minhas coisas e continuar a viagem. Mas como continuar a viagem pra Minas se não tinha dinheiro nenhum pro ônibus? Nessas horas que você joga pro universo e vê o que aparece. E rapidamente apareceu uma carona que nos levaria até perto do destino, de lá era só pegar mais uma carona na estrada e finalmente reencontrar a família...

Essa é uma série que envolve minhas viagens pelo Brasil. Encontrei meus diários e resolvi compartilhar eles aqui.

1Banner.jpg

Sort:  

Parabéns, seu post foi selecionado para o BraZine! Obrigado pela sua contribuição!
BraZine.png

Parabéns, seu post foi selecionado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!

footer-comentarios-2.jpg

A sua consistência e qualidade foram premiadas com um voto do grupo ptgram power. Obrigado por fazer parte deste projeto #ptgram power

Caramba!
Também já passei com amigos por coisas assim e depois a gente fica pensando... "e se...?".
Grande história! Espero que siga postando. É sempre legal ler essas experiências e acho que seria bem enriquecedor se mais gente contasse também nas postagens sobre as aventuras pelas quais passou.

Total!!! Depois que a adrenalina abaixa fica ecoando na mente "e se..." hahahahaha
Continuarei postando com certeza! Está bem divertido relembrar dessa época da minha vida, espero que você acompanhe!
Forte abraço!

Que história hein Fabio! Pedra lisa é um perigo mesmo, uma vez passei por uma situação parecida, mas n precisei jogar nada fora. Foi numa trilha tbm em Peruíbe...


projeto #ptgram power | faça parte | grupo steemit brasil

Pois é meu amigo. As vezes estamos tão entretidos com a beleza da trilha que não nos ligamos que é uma atividade de risco, principalmente quando envolve escaladas. Ainda bem que contamos mais com a sorte que o juízo... hahahahaha

Coin Marketplace

STEEM 0.15
TRX 0.12
JST 0.025
BTC 54441.42
ETH 2433.25
USDT 1.00
SBD 2.14