Minha História na Internet | Capítulo 16: Facebook

in #pt6 years ago (edited)

Entre 2010 e 2014, meu trabalho era no Facebook. Não na empresa, no site mesmo. Enquanto as empresas bloqueavam o acesso à rede social, eu entrava no Facebook para trabalhar.

Com a decadência do Orkut, os brasileiros passaram a adotar em massa o site do Mark Zuckerberg. A maioria das comunidades haviam perdido a utilidade e se tornaram mais salas de bate-papo do que fórum e o Facebook havia lançado o news feed, um recurso que havia dado muito certo no Twitter.

Outra novidade foram as páginas públicas, também inspiradas no modelo de negócio do Twitter. Na verdade, o Facebook havia tentado comprar o site e não havia conseguido. Então, a solução era copiar o sistema. E deu certo.

Eu já trabalhava utilizando o Twitter para divulgar os trabalhos dos meus clientes para uma audiência significativa, era impensável alcançar milhões de pessoas sem um veículo de comunicação tradicional como jornal, revista, rádio ou TV antes. E o Facebook aumentou ainda mais essa audiência.

Quando eu estive na plateia do CQC, em uma das gravações do programa, o Marco Luque me apresentou ao terceiro integrante da bancada.

– Este aqui é o Casagrande, que criou a minha conta no Twitter. Se você quiser, ele cria uma página no Facebook pra ti também.

– Cara, isso eu mesmo faço. – ele desconversou.

Na época, era um algo novo, nem todos haviam criado ainda, e é muito comum pessoas públicas delegarem esse tipo de tarefa, mas não me incomodei com a dispensa.

Pouco tempo depois, por telefone, o Marco Luque me contou que o Rafinha o havia procurado.

– Cara, como você faz para ter tantos likes?

Então, não era tão simples assim. Com tanta conteúdo, o site havia alterado a ordem cronológica do news feed e passou a mostrar apenas o que tinha mais repercussão. Para isso, os analistas de mídia social trabalhavam para gerar conteúdo que tivesse impacto logo nas primeiras visualizações e assim chegava a mais usuários.

12728941_1092834110738011_5630714272137921709_n.png

Como eu utilizava o site diariamente e me atualizava constantemente, tínhamos ótimos resultados e acesso aos funcionários da empresa, que faziam questão de atender qualquer questão relacionada a pessoas públicas. Existe um departamento para isso, inclusive.

Por um bom tempo, o Facebook era um local onde os usuários se divertiam e interagiam bastante, mas surgiu um fenômeno, gerado através do algoritmo que gerencia o que aparece no news feed, que comprometeria muito o sucesso do site.

São as chamadas “bolhas sociais”, a disputa por atenção passou a ser tão grande que só apareciam conteúdos de páginas e perfis que haviam recebido mais curtidas anteriormente e o Facebook não traria mais novidades, apenas mais do mesmo.

Primeiro capítulo: Disquetes e entrevista da China
Capítulo anterior: Zero Hora
Próximo capítulo: Oscar Filho

Sort:  

Rede social verdadeira pra mim era o Orkut. Ali sim abraçava todo tipo de gente e interesses com comunidades criadas pelos próprios usuários.

Wow greate article!
You just got a 20.35% upvote from @postdoctor!
Thanks for using the @postdoctor service!

You got a 18.42% upvote from @whalebuilder courtesy of @discernente. Join @whalebuilder family at our Discord Channel. Don't let your precious stake(SP) go stale...Make it do more so you have to do less. Deligate it to @whalebuilder by clicking on one of the ready to delegate links: 50SP | 100SP | 250SP | 500SP | 1000SP | 5000SP | custom amount.

Hehehehehe! O Orkut foi bom mesmo, mas não se atualizou. Até tentaram, mas já era tarde demais, os usuários já haviam abandonado o site. O site nunca foi levado a sério pela empresa e não tinha como se manter. Obrigado pela visita ;)

É @casagrande, a bolha acabou com a disseminação orgânica de conteúdo e hoje o "Foicebook" não passa de uma ferramenta de massificação.

Uma das maravilhas da Steemit é que nós voltamos a ouvir as vozes do resto do mundo. Hoje cedo eu estava lendo um texto de um Paquistanês que estava mostrando os pontos turísticos da país dele, e se eu estivesse no "Foicebook" de hoje eu jamais saberia de nada de lá e continuaria achando que o país dele não passa de mais um deserto cheio de terroristas.

É por conta dessas decisões de nos cegar para o mundo que as empresas mainstream como o "Foicebook" tomam que o mundo está tão desunido como nunca.

A internet deveria ser o local para nós conhecermos todas as nações e pessoas possíveis e interagirmos com todo mundo porém nas redes sociais de hoje nós encontramos muros invisíveis que nos separam e ainda escolhe o que nós vamos ver.

Verdade, @mracalf! O Steemit é um oásis onde ainda é possível encontrar conteúdo relevante e não apenas caça-cliques que se tornaram as redes sociais e sites em geral. Além de voltarmos à conexões verdadeiras, a interação aqui lembra os bons tempos das redes sociais. Aposto muito no Steemit e vamos trabalhar para mantê-lo assim :D Obrigado pela leitura e pelo comentário ;)

Deleted

Ah sim, foram uma série de mudanças desastrosas para a comunidade. Para o Facebook, ainda é negócio porque vendem muito mais agora, mas hoje é impossível de usar o site profissionalmente sem deixar muito dinheiro lá. Obrigado pela visita ;)

Saudações, Casagrande.
Poxa, eu gostava muito do orkut viu. Tenho saudade dele,dos scraps, testemunhos.... hehehe
Fiz uma conta no facebook quando ninguém ainda usava. Minha conta é bem antiga. Depois de 2 ou 3 anos que o pessoal entrou mesmo nele.
Realmente, há uma questão terrível de bolha lá. Como sou psicólogo, sou bombardeado com coisas relacionadas á pénsamentos mais voltados para esquerda. Se eu não soubesse filtrar, sairia pensando aquelas coisas de forma extremista. Porém, como curto muitas paginas relacionadas á coisas que gosto, fica praticamente só aparecendo paginas de cachorros, steemit, economia, finanças, psicologia.... Ficam com coisas boas. Porém, realmente, perde-se o contato com visões diferentes que podem nos somar experiência.
Belo texto
Boa noite!

Ah sim, o Orkut foi uma ótima rede social, funcionava muito bem mesmo para interagir com os amigos, mas acabou não se atualizando e os usuários migraram para outros serviços. No meu Facebook também, só aparecem os mesmos conteúdos o tempo todo, pra mim não faz sentido porque eu gosto de novidade :D Hehehehe! Obrigado pela leitura e pelo comentário ;)

Parabéns, seu post foi selecionado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!

footer-comentarios-2.jpg

Após muitas mudanças na política do facebook, onde a publicidade paga ganha ênfase e o conteúdo criativo é deixado “oculto”, a sua popularidade está diminuindo. Eu mesmo já não utilizo mais.
Foi bom enquanto durou, mas agora temos plataformas mais promissoras.

Exato, @camillagomes! Usei muito e era uma ótima ferramenta até a empresa dar prioridade ao anunciantes. Hoje em dia, uma página pública que não pague para ter alcance é invisível por lá. E o sistema já está ultrapassado também, ainda bem que sempre surgem serviços melhores, né? :D

Lembro me dessa época. Tudo isso que mencionou eu vi acontecendo. Mas eu na época não tinha a cabeça para negócios, usava apenas como "rede social" e gastava meu tempo atoa lá kkkkk
Queria ter o que penso hoje e a visão naqueles anos ai :P

Abraço

Opa, estás em uma época muito melhor e bem mais fácil de ganhar dinheiro :P Hehehehehe! Blockchain é o futuro :D Obrigado pela visita ;)

Sim sim. Agora é o momento novo. Mas queria ter aproveitando o boom do facebook também haha

Por nada ;)

Mais uma dessas histórias legais suas. Estou ansiosa para saber qual será o próximo passo do FB, não só como rede, mas considerando os usuários. Recentemente, a questão da prioridade dos conteúdos pessoais já repercutiu bastante, mas ainda tem muitas outras coisas. Por enquanto, o Face ainda é forte, princialmente no Brasil, mas vejo com um futuro bem ameaçado. Algumas coisas parecem que demoram para acontecer, mas se acontecem é rápido, assim como foi com o orkut.

Obrigado, @leticiachiantia! O Zuckerberg é muito atento e já adquiriu Instagram e WhatsApp. Então, ele continua líder no mercado de qualquer jeito :D Hehehehe! Mas que o modelo do Facebook está ultrapassado, é evidente. Vamos ver quem ele copia ou compra da próxima vez :P Obrigado pela leitura e pelo comentário ;)

Caramba! O único contato que tive com o Rafinha Bastos foi quando ele comentou "Muito bom!" num vídeo meu sobre liberdade de ofensa. Que inveja cara! hahah

Hahahahaha! Ele é bom, mas só conversa quando ele quer :D Então, não durou muito nosso encontro :P No próximo capítulo devo contar um pouco do trabalho com o Oscar Filho, outro da mesma leva de humoristas. Obrigado pela leitura e pelo comentário ;)

Congratulations! This post has been upvoted from the communal account, @minnowsupport, by casagrande from the Minnow Support Project. It's a witness project run by aggroed, ausbitbank, teamsteem, theprophet0, someguy123, neoxian, followbtcnews, and netuoso. The goal is to help Steemit grow by supporting Minnows. Please find us at the Peace, Abundance, and Liberty Network (PALnet) Discord Channel. It's a completely public and open space to all members of the Steemit community who voluntarily choose to be there.

If you would like to delegate to the Minnow Support Project you can do so by clicking on the following links: 50SP, 100SP, 250SP, 500SP, 1000SP, 5000SP.
Be sure to leave at least 50SP undelegated on your account.

Coin Marketplace

STEEM 0.17
TRX 0.13
JST 0.027
BTC 58940.53
ETH 2638.80
USDT 1.00
SBD 2.49