Dicas para ter um jardim dentro de casa

in #pt7 years ago
Se você leu algum texto meu logo do início, deve ter percebido que eu aprecio muito o hábito de plantar e cultivar a terra. Recentemente, @thomashblum, Clarice e eu nos mudamos para uma nova casa, a qual ainda estamos terminando de construir. Como a parte externa ainda está sendo feita, faltando uma camada de aterramento, não pudemos iniciar nosso jardim e quintal, por isso estamos cultivando as nossas plantas em vasos.

Por isso gostaria de elencar aqui algumas dicas para quem deseja cultivar plantas em vasinhos em pequenos espaços.

• A maioria das plantas necessita de luz, não necessariamente de Sol direto. Isso possibilita a quem mora em apartamentos fazer um pequeno jardim logo na beira da janela e, se possível, deixar as plantas pegarem um pouco de luz solar direta preferencialmente nas primeiras horas da manhã;

pots-716579_960_720.jpg

• Cactos e suculentas são plantas de fácil manejo, mas precisam de cuidado também. Geralmente são plantas de baixo custo e encontradas facilmente, se adaptam muito bem em vasos e se satisfazem com pouca água durante a semana, porém, precisam de bastante luz. Cactos não se desenvolvem rapidamente e a troca da terra do vasinho de vez em quando pode garantir um crescimento mais saudável e rápido. Suculentas se reproduzem com muita facilidade, são praticamente os coelhos do mundo botânico e têm espécies das mais variadas cores e tipos; além de serem charmosinhas e estarem na moda;

cactus-2556004_960_720.jpg

• Ao comprar alguma planta, sempre pergunte ao vendedor sobre os cuidados, dicas de plantios, lugar ideal para plantar etc. Algumas plantas são bem chatinhas, como as orquídeas e bonsais, que precisam de uma atenção e cuidados mais especiais, são sensíveis e morrem fácil se o dono for um pouco descuidado. Plantas são iguais filhos ou pets, se não tem tempo para cuidar, não adianta arranjar;

bonsai-1805501_960_720.jpg

• Existem plantas que se adaptam muito bem com lugares escuros, por isso, se sua casa não tem muito espaço ou com pouca luz (ou seja, se você é meio cavernoso), o ideal é procurar uma espécie que se identifique com o lugar, como as folhagens escuras como a espada-de-são-jorge, a queridinha samambaia com suas lindas gavinhas, facilmente encontrada nas casas de avós, os lírios e algumas espécies de bromélias;

86518069.jpg

• Todo vasinho vai ser mais feliz e próspero se tiver buracos no fundo para que a água excessiva escorra, por isso, qualquer recipiente pode ser um vaso: potes de margarina, de sorvete, latas de leite em pó, panela velhas e coisas assim podem virar lindos vasos, mas é sempre bom fazer um furinho. Vasos de cerâmica geralmente não são furados, mas têm um processo de absorção da água que garantem a estabilidade do ambiente;

succulents-2213711_960_720.jpg

• Os cuidados são diários, se está nascendo alguma planta daninha, como os trevos ou agrião, é sempre bom tirar porque roubam facilmente os nutrientes da terra;

• Se a terra for de boa procedência, como as compradas em floriculturas ou aquela boa terrinha do quintal de seu avô, dificilmente será necessário o uso de adubos, mas a troca da terra algumas vezes no ano é necessárias para que a planta cresça forte e feliz. além disso, quando a planta já está com pouco espaço no vaso é preciso mudar para um maior ou se tiver a oportunidade, plantar direto na terra;

cactus-1413002_960_720.jpg

• E por último, nada impede que você possa cultivar alimento em vasos também, além de alguns temperinhos, como o alecrim, a stevia, manjericão, manjerona... A maioria são barateza para comprar e fáceis de manter.

rosemary-3019262_960_720.jpg

É isso, espero que tenham gostado! Plantas deixam o ambiente mais harmonioso e aconchegante, além de deixarem a decoração do espaço mais atrativa e bonita...

Abraços, Carol. <3

Sort:  

Parabéns, seu post foi votado e compartilhado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!

footer-comentarios-2.jpg

Obrigada pelas informações, Carol! Tenho uma orquídea no quarto e apesar de ela não ter florescido mais, continua crescendo. Fiz um curso breve sobre elas e a instrutora comentou que as pessoas costumam pensar que orquídeas morrem com facilidade, mas que isso não era verdade. Elas gostam de tudo com moderação (nem muito claro, nem muito escuro, nem muita água, nem pouca água...) e geralmente de ficar sempre no mesmo lugar. Eu confesso que não sou muito cuidadosa com a minha (e tenho certeza que é por esse motivo que ela não floresce), mas, por enquanto, como ela continua a crescer, fico tranquila.

Oi @marb! Pois é, acredito que por eu ter tido péssimas experiências com orquídeas, talvez não nseja necessário julgar que são tão sensíveis heheh, apesar de que existem milhares de espécies! O interessante é que o florido dela dura bastante tempo, diferente da maioria das flores que são poucos dias... Que bom que a sua está bem, quem sabe logo te surpreende com um botão! :D Abraços.

Fico na esperança, mas isso já tem três anos! Mas também não sou cuidadosa :/ quem sabe, né?

Um pequeno jardim dentro de casa traz sempre muita serenidade. Minha mãe tem um e fica muito bonito.

É verdade @d-drummer! Confesso que acho que é uma coisa de mãe ter jardim, falo isso por experiência própria heheh. Abraços!

Parabéns pelo post.
Suculentas são uma das minhas paixões!

Valeu, @lilatertualiano! Pois é, as suculentas são quase um vício, não posso ver uma diferente que já pego mudas ou compro hahah! abraços!

Tenho várias aqui e quero escrever sobre as meninas também! hahaha

Pois é, @edguimaraes, as suas são lindas, pelo que vejo nas fotos! Bora trocar mudas assim que possíveis, as nossas aqui estão bombando. <3

Vamos sim @caroline.muller adoro trocar mudinhas <3

Obrigada pelas dicas. Tenho tido más experiências com as minhas plantas! Fiquei mesmo triste quando morreu uma que tinha aqui em casa e foi por falta de conhecimento (água a mais) :( Tem toda a razão quando diz que devemos sempre solicitar indicações sobre os cuidados a ter! Obrigada novamente.

Obrigada pela leitura @osazuisdela! Eu fico muito triste quando perco alguma por falta de cuidado, mas faz parte... Faz tempo que eu cultivo, desde que me conheço por gente, mas não posso dizer que tenho o dedo verde, sempre perco alguma, são coisas da vida. Continua tentando que tu se acerta! Abraços! <3

Ótima dica, Carol! Também gosto muito de plantas, quanto mais melhor :D Hehehehe! Obrigado por compartilhar ;)

Obrigada @casagrande! É viciante, não é mesmo? Dá vontade de ter uma mata atlântica dentro de casa! Abraços.

Gostei muito das suas dicas! São bastante úteis! :D

Muito obrigada pela leitura, @a-quarius! Fico feliz que tenha gostado!

Adoro plantas e meu pezinho de pimenta que tenho em casa haha parabens pelo post!

Usei seu post no meu, espero que não se importe.
https://steemit.com/pt/@felipehukken/top-5-post-em-portugues-de-22-01-a-29-01

Pezinhos de pimenta são uns amores... O legal é que têm bastante espécies e dá pra comer algumas heheheh
Muito obrigada pela menção em seu post, fico lisonjeada! Infelizmente não vi antes porque ainda não tenho aqueles aplicativos de extensão que dá pra ver quem menciona! Obrigada por avisar :D Abraços!

Coin Marketplace

STEEM 0.18
TRX 0.17
JST 0.033
BTC 59417.78
ETH 2588.38
USDT 1.00
SBD 2.45