Perto de uma mata e de um ribeirão - Deus e eu no sertão

in #pt6 years ago

O titulo é um trecho da música Deus e eu no sertão, da dupla Victor e Leo.
A música retrata bem a história desse post, a vida simples e feliz da Dona Maria, uma vizinha do sitio em Jacutinga.

Sejam bem vindos, assim como eu fui bem recebido.

WhatsApp Image 2018-07-10 at 16.40.57 (1).jpeg

Convido vocês a conhecer um pouco da casa da Dona Maria, é só percorrer o caminho.

WhatsApp Image 2018-07-10 at 16.40.56 (2).jpeg

A casa é simples, muito aconchegante, um ambiente convidativo, difícil de explicar a sensação de paz que esse lugar transmite.

WhatsApp Image 2018-07-10 at 16.40.58 (4).jpeg

O fogão de lenha é algo que me chama muito a atenção, a lenha queimando, aquecendo as pessoas que conversam no pé do fogão. É muito bom isso! Esse fogão é moderno, vejam o acabamento.

WhatsApp Image 2018-07-10 at 16.40.56.jpeg

Esse é mais bonito, bem mais antigo e mais charmoso.

A casa é cheia de objetos de decoração, alguns me chamaram a atenção, e outros não são só para decorar.

WhatsApp Image 2018-07-10 at 16.40.58 (2).jpeg

Essa panela por exemplo não é só para decoração, a Dona Maria faz feijoada nela, para a família toda.
Eu fiquei imaginando o sabor dessa feijoada! Nessa panela, fogão de lenha... Hummm
Fiquei imaginando também quantas pessoas são necessárias para tirar essa panela do fogão, é muito pesada.
Na prateleira no fundo, aquelas garrafas são...

WhatsApp Image 2018-07-10 at 16.40.57 (2).jpeg

Pimentas caseiras!

A casa é rica em detalhes, a maneira de guardar o abridor de garrafas e o ralador, as panelas, as bacias na foto do velho fogão de lenha...

WhatsApp Image 2018-07-10 at 16.40.57.jpeg

Na sala o pequeno espelho decorado com ossos refletindo a imagem da minha mãe e minha tia.

Agora vamos para o quintal.

WhatsApp Image 2018-07-10 at 16.41.00 (1).jpeg

Onde se planta alface e outras verduras.

WhatsApp Image 2018-07-10 at 16.40.58 (1).jpeg

É dessa árvore que se faz um tempero muito gostoso, o coloral.

Tudo me impressionava nessa casa, é tudo diferente do meu cotidiano urbano.
Eu queria ver as galinhas, que estavam dispersas pelo quintal, mas a Dona Maria deu um jeito de reunir algumas, emitindo uns sons estranhos e jogando comida pela janela.

WhatsApp Image 2018-07-10 at 16.40.59.jpeg

Eu confesso que tenho medo de chegar muito perto das galinhas, uma vez uma saiu correndo atrás de mim, e olhando o tamanho das unhas dos enormes galos, não arrisquei muito não, usei o zoom do celular.

WhatsApp Image 2018-07-10 at 16.40.59 (2).jpeg

Esse galo é muito bonito.

Como a Dona Maria tem muito trabalho a fazer em sua casa, a visita não demorou muito.
Mas como é de costume tomar um cafezinho na maioria das casas.

WhatsApp Image 2018-07-10 at 16.40.56 (1).jpeg

Bom, ela não colocou água e pó na cafeteira elétrica e o cafe saiu prontinho.
Esse café ai foi torado e moído pela própria Dona Maria, bem caseiro mesmo.
Nossa, vou sentir falta desse café.

Opa, cade o ribeirão que está citado no título?
Perto de uma mata e de um ribeirão... Lembra?

Verdade!

Vejam o que tem no fundo do quinal da Dona Maria.
Essa foto eu tirei do quintal mesmo, realmente é bem perto.

WhatsApp Image 2018-07-10 at 16.41.54 (1).jpeg

Não deu para ver bem o rio?
É porque o rio merece um post a parte.
Até amanhã!

Sort:  

Nesse país todo pedaço de chão é produtivo. Basta ter água e disposição para plantar. Em se plantando tudo dá. São as vantagens de um país tropical sem neve. Neve é muito bonitinho pra ver pela TV, mas na prática terra que neva não cresce nada, a neve mata tudo.

Água não falta, mesmo com o rio baixo.
Quando chove a água invade essas pedras e parte do quintal da Dona Maria.
O problema maior nessas terras é bomba para puxar a água.

You got a 21.65% upvote from @t50 courtesy of @discernente!


Anyone can use this service by sending a minimum of 0.010 SBD or STEEM to @t50 with the post you want upvoted as the memo.


Consider investing Steem Power to receive daily payouts from bot income.
10 SP, 25 SP, 50 SP, 75 SP, 100 SP, 125 SP, 150 SP, 200 SP, 250 SP, 300 SP, 350 SP, 400 SP, 450 SP, 500 SP, 600 SP, 700 SP, 800 SP, 900 SP, 1000 SP or use the delegation manager. At any time you can get your investment back by undelegating.

Partners

@upfundme and #upfundme
TASKMANAGER bitshares token
@hybridbot - bid/membership hybrid bot (0.010 SBD minimum)
@memearmy meme support community bot

Hey @discernente, Congratulations! Bodzila just upvoted your post with 31.59% power. Keep up the good work!

Delegate your Steem Power to @Bodzila & Earn 80% Weekly returns based on your share. You can cancel delegation of your SP at anytime as the money & power remain in your hands only.

Any queries or required support can be discussed in person. Join our discord channel https://discord.me/SteemBulls

E essa pimenta ai @belzunces? Gostava muito de fazer essas conservas! A pimenta assim é muito boa, saborosa, e forte, tem que ter cuidado. Esses dias plantei aqui um vaso com dedo de moça, para fazer uma conserva mais leve. Essa malagueta aí da até arrepio! Valeu! Ótimo post! Poderia trazer com a tag #conhecerbrasil! Nada mais bonito do que o Brasil de verdade que você vem trazendo nos seus posts!To gostando de dar essas voltas te acompanhando nos interiores com muita gente bacana!

Eu fiquei com vontade de comprar essa pimenta, mas a Dona Maria ainda não aceita cartão de crédito nem criptomoedas.
Seria uma ótima recordação comestível.
Deve ser legal fazer a própria pimenta, vou estudar o assunto.
No próximo post irei colocar a tag #conhecerbrasil, pena que as postagens do interior estão acabando.

Coin Marketplace

STEEM 0.28
TRX 0.11
JST 0.031
BTC 69155.39
ETH 3757.58
USDT 1.00
SBD 3.67