[pt-BR] Dietas da moda: sem glúten sem leite sem açúcar sem vergonha: whole 30, paleo, crunch e afins. Minha experiência.

in #pt-br8 years ago

Vamo falá de coisa boa?
Vamo falá de comida?


[Desculpe, isso não é comida].

A uns 2 anos atrás eu sentia muitas dores. Dava aulas de Hot Yoga todos os dias, no mínimo 2 aulas, isso significa no mínimo 3 horas suando a 40 graus e falando sem parar.
Eu dava aulas em uma escola do método em Ipanema (e essa escola também fechou, eita crise), ali na Anibal de Mendonça, pertinho da praia. Um nutricionista super alternativo atendia em uma das salas da escola. Super alternativo mesmo: vi Bela Gil uma vez na sala de espera.

Eis que o nutricionista me disse: "Erica o tanto de aulas que você dá já era prá você estar monstruosa, e não era prá ter dores, você dá aulas de yoga, yoga cura, o que acontece? Deixa eu ver (começa a apertar no meu pescoço) isso aqui é muito acúcar, (aperta um ponto nas minhas costas) isso aqui é muito leite, (aperta em um ponto na minha coxa) isso dói?  Você está super inflamada. Marca uma hora, te ajudo com isso, e sua dor de cabeça vai sumir!"

Dia seguinte eu estava lá, na hora marcada. Ele senta e me explica sobre Glúten, Açúcar e Leite. Coisas que inflamam. Coisas que não são comidas fáceis de serem feitas: sem a indústria de farinha, teríamos farinha de trigo? Não dá prá fazer trigo no quintal de casa. O mesmo para o açúcar refinado. Leite todo dia o ano todo? Se tivéssemos uma vaquinha, ela nos daria leite apenas em alguns meses  por ano, quando estivesse aleitando um bezerro.

Dito isso, começou uma massoterapia em pontos  prováveis de inflamação.
Te dizer, parir um bebê é mais fácil e menos dolorido. Cada ponto que ele apertava doía demais, parecia que ia rasgar minha carne, e eu ia olhar ele estava apenas fazendo pressão! Ele ia aplicando essa pressão e desinflamando manualmente esses  pontos e me explicando que de direita e esquerda acima e abaixo o que era  leite e o que era glúten.

Mas aí tem o açúcar. Eu tinha fortes enxaquecas e era uma chatonilda, não tinha paciência muito menos concentração. Açúcar, Erica, tudo você coloca açúcar. Toma cafezinho e coloca açúcar, toma chá mate e coloca açúcar. Come muito macarrão (glúten, massa que vira açúcar rápido), come muito arroz (açúcar rápido) come muitas batatas (masi açúcar rápido).

Nem preciso dizer que comecei uma dieta detox.
Sem glúten, sem açúcar, sem leite, sem vergonha de ficar chorando "mas o que eu vou comer agora Senhor amado?"
Três semanas.
Três semanas sem colocar essas três coisas na boca. Comendo outras coisas, evitando também alguns grãos e cereais (principalmente trangênicos), evitando industrializados, aji-no-moto, sazón e afins.

Nos 3 primeiros dias achei que eu fosse morrer.
No 5º dia eu me sentia leve.
A partir do 6º dia me sentia muito bem e sentia o sabor das coisas.

Mas meu nutricionista não me proibiu de comer nada. Isso foi só um detox, para eu lembrar de como o meu corpo deveria reagir.

Após essas 3 semanas, eu aprendi o que é comida e o que é luxo.
Não é lixo.
Mas luxos.
Não precisamos tomar refrigerante todo dia nem comer chocolate todo dia. São agrados que deveríamos nos fazer.
O problema é que fazemos esse agrado todo dia.
Não precisamos comer coxinha todo dia. Adoro coxinha. Quer me pedir em casamento me dá um buquê de coxinha.
Vou sofrer depois com dores no corpo mas eu amo coxinha!
Mas cozinha é luxo. É prá comer de vez em quando. Tem glúten!
Leite. Leite e queijos são luxo. É iguaria!
Você faria queijos com a frequência necessária para que sua geladeira sempre pudesse ter queijos do jeito que tem hoje na sua geladeira?
Não, eu te digo, se não existisse queijos para comprar e fosse necessário que a gente fizesse nosso próprio queijo, a gente comeria no máximo um 3 queijos de cada qualidade que a gente consome, no ano. Queijo dá trabalho e demora a ficar pronto.
Então sim, queijo também é luxo.

Qual a forma de re-educação alimentar para que você continue sentindo os benefícios de um corpo livre de inflamações causadas por glúten e leite?

Para mim, o que funciona é eu comer de forma regrada e gostosa no dia a dia.
Uma vez na semana eu piso na jaca, mas piso lindo.
Uma coxinha ou duas, no dia seguinte eu vou sofrer igual.
Se inflamar todo dia um pouco não adianta, as dores vão voltar.
Então se alguém muito querido me oferece uma coxinha em um lindo dia de sol.. eu aceito, como, e a proveito esse dia  para comer outros luxos: talvez um macarrão com glúten, um miojo (argh!), uma pizza, como queijo com gosto, um sorvete. Dia seguinte volto à programação normal.

Se você vier à minha casa o que vou oferecer à você?
Ahhh não se preocupe: não sou daquelas pessoas que "cortaram o leite", ou "cortaram o glúten", para mim essas coisas não são comida do dia a dia mas são luxos que eu me permito, então se eu for à sua casa e tiver um lindo pudim de pão cheiio de leite, de glúten e de açúcar eu vou comer e vou repetir.

É desses luxos que as risadas mais gostosas da vida são feitas.

PS: não faço dieta. faço reeducação alimentar. não quero nem tenho o que emagrecer, venho aprendendo a comer melhor para ter mais qualidade de vida.


Sort:  

Congratulations @ericasugui! You received a personal award!

2 Years on Steemit

Click here to view your Board of Honor

Support SteemitBoard's project! Vote for its witness and get one more award!

Congratulations @ericasugui! You received a personal award!

Happy Birthday! - You are on the Steem blockchain for 3 years!

You can view your badges on your Steem Board and compare to others on the Steem Ranking

Vote for @Steemitboard as a witness to get one more award and increased upvotes!

Coin Marketplace

STEEM 0.16
TRX 0.13
JST 0.026
BTC 57960.12
ETH 2482.73
SOL 155.31
SBD 2.43