You are viewing a single comment's thread from:

RE: A Ascensão da violência de hoje

in #psychology7 years ago

Mais um post incrível. Daria para elaborar um livro com eles, eu compraria. kkk
E você traz de uma maneira assertiva, de fácil compreensão. Uma leitura leve, e ao mesmo tempo repleta de conteúdos importantes. E fico feliz quanto traz o sinergismo do tratamento, aqui no academicismo ainda há uma rixa do saber entre a psicanálise e a TCC, onde podem ser complementares. Venho estudando a escola francesa de psicanálise. Seguindo a linha Freud - Lacan - Czermak e Melman e outros autores atuais. Estou no segundo ano na formação de psiquiatria, e tenho interesse em fazer uma parte do terceiro em Portugal ou França, só que tenho muita dificuldade com Frances. Como você vê o ensino psicanalítico em Portugal?

Sort:  

Eu aprendi psicanálies no ISPA, que tinha há muitos anos atrás bons mestres, mas que se reuziram em número e talento.
Tive a sorte de terminar análise didática de grupo muito novo ao mesmo tempo que estudava psicologia.
Infelizmente o exercício da psicologia deixou de me interessar devido ás estruturas normativas e de poder nas instituições onde se exerce a psicanálise.
De qualquer maneira senti limitações na catarse analítica, pelo que segui também a linha da anti-psiquiatria de Ronald Laing e David Cooper que me ajudou a desestruturar/restruturar a cultura burguesa e capitalista, não esquecendo também a influência da bio-energia de Wilhelm Reich
Mas a chave de ouro que complementou a minha educação foi a utilização do LSD 25 como uma forma alteranativa de consciencia para além da ciência psicológica, e que me fez viver ao vivo em poucas horas a regressão analítica e que preencheu algumas lacunas de memórias não consciencializadas durante a grupanálise.
Esta miriade de referências foram fulcrais para o meu caminho da auto-análise e do auto-conhecimento.

Coin Marketplace

STEEM 0.18
TRX 0.16
JST 0.030
BTC 64578.03
ETH 2533.83
USDT 1.00
SBD 2.64