[Portuguese Version] O impacto da tecnologia na sociedade | Capítulo III – O que aconteceu ao pensamento crítico?steemCreated with Sketch.

in #portuguese7 years ago (edited)

pexels-photo-355988.jpeg

Tenho reparado que, cada vez mais, as pessoas deixaram de pensar por si próprias. Frases como “Oh deixa-me! Não me apetece pensar!” inundam o meu dia-a-dia. Eu percebo que nesta altura do ano, o pessoal está de férias e querem descansar, mas isto é algo que também acontece durante o resto do ano. Para além disso, por vezes noto que as pessoas quando falam, fazem-no segundo a opinião de outras pessoas. Eu digo isto porque já reparei várias vezes que os argumentos utilizados para responder a uma questão são iguais, assim como as expressões e palavras que usam. Mas de onde veio este comportamento?

A internet e o pensamento crítico


Eu acredito que o pensamento crítico pode ter sido grandemente afetado pelo aparecimento da internet e das redes sociais. O que é facto é que com a facilidade na obtenção e partilha de informação, surgiu o conceito do mainstream, ou seja, o que é mais popular na internet. Deste modo, as pessoas começaram a ver os mesmos vídeos, jogar os mesmos jogos, ouvir as mesmas músicas (as tais músicas “comerciais”), et cetera. Consequentemente, surgiram as celebridades da internet, que acabam por ditar, parcialmente, o rumo do que é popular no meio digital. Eu não percebo nada de cyberpsicologia, mas o que é facto é que as pessoas que seguem estas personalidades cegamente, como Youtubers ou Streamers, acabam por adotar a mesma maneira de pensar, de falar e de agir, e nota-se esta atitude sobretudo nos mais novos.

Uma consequência deste comportamento, que tenho vindo a notar cada vez mais, é o facto de as pessoas não tirarem um pouco do seu tempo para perceber a informação que lhes é dada ou de verificar a veracidade da informação em mais do que uma fonte. Para além disso, parece que as pessoas muito expostas ao entretenimento não se estão a dar ao trabalho de praticar atividades lógicas, o que é problemático visto que a lógica é a base do pensamento crítico.

O que fazer para treinar o pensamento crítico?


Existem várias maneiras de treinar o pensamento crítico, é um facto, mas hoje vou-vos deixar duas formas de fortalecer esta prática que considero bastante relevantes.

Exercer atividades que exijam raciocínio


Penso que o título explica tudo. Se praticarmos atividades que exijam cálculos, ou pensamento lógico, como programar, analisar os preços das criptocurrencies, ou mesmo calcular o valor das compras quando vamos a um supermercado já é um ótimo começo. Deste modo, estarão a reforçar a parte cognitiva do vosso cérebro, o que é algo que, na minha opinião, ajuda muito na criação de raciocínios estruturados e de pensamentos críticos.

Questionar TUDO!


Porque é que o céu é azul? Porque é que me estou a questionar do porquê do céu ser azul? Porque é que estou a ler este post? A dúvida é uma ferramenta poderosíssima, e o ato de pensar nestas simples questões e verificar factos pode ser uma prática muito impactante na vida das pessoas. Eu acredito que algo intrínseco ao ser humano é a procura de respostas, não interessa o tema, e o simples facto de as encontrar é um processo muito gratificante. Já senti isto na pele várias vezes. Portanto, façam-me um favor: quando encontrarem algum tipo de informação na internet, questionem sempre a sua veracidade, procurem sempre por factos e em mais do que um website. E sim! Questionem tudo o que disse neste post!

"Mas porque raio é que eu quero pensar criticamente se estou bem assim?"

Esta questão por si só merecia um post, mas penso que o pensamento crítico esta na base da resolução de problemas no mundo. Afinal de contas, foram os grandes pensadores que contribuiram grandemente para o que sabemos hoje. Neste campo, considero Einstein como uma grande referência para mim, visto que ele dedicou a sua vida a explorar o modo de como mundo funciona, e a sua caracteristica fundamental foi a curiosidade. Portanto, acredito que o pensamento crítico é uma prática intrinseca a quem quer ajudar a humanidade a evoluir, e penso que a tecnologia poderá ser uma ótima ferramenta para nos ajudar neste aspeto, caso seja utilizada correctamente.


Imagem 1 | Fonte


Obrigado por lerem!


Espero que tenham gostado deste post e que vos ajude e alguma forma no futuro!

E vocês? Qual é a vossa opinião sobre este tópico?


English version here


Capítulos Anteriores

DQmX4y62imZkxuhaLnLxZKvmn1qBCPUwG9QZe2fA97NoqA2_1680x8400 (1).jpg

template banner2 PT-01-01.png

Se tiverem alguma questão ou feedback, sabem o que fazer!
Se quiserem saber mais sobre mim e sobre o meu trabalho, passem pela minha página do Steemit!

Até breve,
Shaden

Sort:  

Importante discutir sobre isso, me faz lembrar como é feito os trabalhos do colégio no ensino fundamental e médio.
A minoria faz um trabalho com o próprio conceito do que sabe do assunto, o resto faz o control C e control V sem pensar duas vezes e acabou, o que importa é ter "feito" o trabalho e ganhar o tal ponto que tanto deseja.
O mal uso da internet causa um impacto desse, tem tudo pronto no Google e acaba desistimulando a pessoa de criar sua própria ideia e criticar algo.

Um excelente exemplo! A cultura do control C e control V é algo preocupante nos dias de hoje. Mesmo no ensino superior, já vi pessoas que fazem de tudo para enganar os professores, arranjando as estratégias mais loucas para não detetarem os documentos que foram plagiados.

Este assunto também levanta outra questão: as pessoas estão mais focadas em receber as notas do que na aprendizagem que devia ser intrínseca a uma academia. Penso que isto também passa muito pela mentalidade que os pais incutem aos filhos: "tens que tirar boas notas senão não te dou dinheiro", ou algo do género. E mesmo o sistema escolar devia fazer um trabalho mais eficiente em incutir o pensamento crítico aos estudantes... Enfim, esta mentalidade acaba por reforçar o facilitismo e é como diz, hoje em dia já há muitas ferramentas na internet que facilitam muito o trabalho das pessoas, portanto o mais fácil é não pensar de todo...

Muito obrigado pelo ótimo comentário!

Verdade, eu já vi muita gente que procura alguém que faça o TCC por alguma grana e até mesmo outros trabalhos. Talvez seja esse o problema de confiar nos jovens profissionais, médico então é um problema sério e na maioria das vezes as pessoas que não querem ser atendidas por eles tem razão. Eu não sei o que pode amenizar esse problema na nova geração, parece que piora cada vez mais.
Eu quem agradeço pela sua resposta, o seu post é muito bom.

Reflexão interessante... mas acrescentaria que na base de tudo está a forma como os adultos estão a educar as crianças e o uso que fazem da tecnologia. Na minha forma de ver, se um adulto deixa um bebé/uma criança sozinhos a ver TV ou um vídeo no tablet já lhe está a impedir de ter um pensamento crítico. Hoje em dia já estão a ser raros os casos de pais com disponibilidade emocional suficiente para responder a todas as perguntas de uma criança e até mesmo guia-la enquanto vêem uns bonecos animados juntos. Creio que é essa a base do pensamento crítico: são os (nossos) adultos que nos mostram que o mundo tem muitas cores e que podemos questionar o porquê dessas cores todas...

Concordo plenamente. A falta do pensamento crítico acaba por ser uma das várias consequências da utilização da tecnologia numa abordagem menos positiva, e mas penso que esta poderá ser uma das mais preocupantes.

De facto, os pais têm uma função crúcial no desenvolvimento do pensamento crítico dos seus filhos. Penso que o facto dos pais não alimentarem o pensamento crítico das crianças desde cedo não implica que as mesmas não o desenvolvam no futuro. No entanto, se este tipo de pensamento for reforçado desde cedo, durante a tal idade dos porquês, penso que isto terá um impacto astronómico na vida das crianças.

quote-every-kid-starts-out-as-a-natural-born-scientist-and-then-we-beat-it-out-of-them-a-few-carl-sagan-49-11-70.jpg

Muito obrigado pelo comentário e pelo apoio!

Coin Marketplace

STEEM 0.20
TRX 0.14
JST 0.029
BTC 67443.68
ETH 3234.73
USDT 1.00
SBD 2.65