Cariocas opinam sobre São Paulo e os paulistas

in #portuguese7 years ago (edited)

Eu morei no Rio de Janeiro por dois anos e para ser sincera, eu nunca concordei com os paulistas que generalizam afirmando que “carioca é folgado”. Na verdade, nesse tempo que eu vivi no Rio eu só conheci uma pessoa assim.

Os cariocas são gente boa, educados e aproveitam a vida num ritmo bem menos acelerado que os paulistas. Após o trabalho, eles vão correr na praia, jogar um futvôlei ou tomar uma cerveja gelada admirando o por-do-sol no quiosque.

rio-2359870_1920.jpg

Os paulistas ficam presos no trânsito, ouvindo música alta e tentando ver no Waze qual é a melhor forma de fugir daquilo ali. O que o paulista quer é aproveitar a vida, mas o trabalho e o trânsito atrapalham. Deve ser por isso que os paulistas amam tanto a Zeca-feira. No meio da semana é necessário uma pausa para relaxar.

people-1283626_1920.jpg

Com essa minha análise, eu fiquei intrigada para saber qual era a opinião dos cariocas em relação aos paulistas e perguntei a alguns amigos.

As perguntas foram:

- O que você acha dos paulistas?

- O que você vê em São Paulo que eu não vejo?

Os cariocas entrevistados me responderam.

“O que é estranho em São Paulo é que a cidade não tem horizonte, parece um quadrado. Vira aqui, cruza ali. No Rio de Janeiro, a gente se baseia pelo o mar.”

“Em São Paulo as pessoas fazem tudo de carro, elas não andam.”

“Paulista fala muito sobre carro.”

“Em São Paulo, você toma café da manhã maquiada e de salto alto.”

“Na ponte-aérea você reconhece as mulheres de São Paulo pela roupas que elas vestem.”

“Os paulistas são mais alternativos na maneira de se vestir.”

“Tem paulista que vem para cá e fica no celular reclamando do Rio de Janeiro como se ninguém pudesse ouvi-los.”

Muito bem, eu como paulista dei risada e achei interessante o que foi apontado. Eis a minha opinião sobre o que eles analisaram.

O horizonte de São Paulo tem que ser admirado do alto, afinal a cidade é uma Selva de Pedra.

brazil-1842205_1920.jpg

Sobre a necessidade de fazer tudo de carro, isso pode ser provado na Matemática Analítica.

{paulista(1+x) + (andar a pé) + perigo3} = assalto, preguiça, ladeira e é mais rápido

A mudança de fatores altera o resultado:

  1. {perigo3 + (andar a pé) + paulista(1+x)} = 'É melhor ir de carro'

Por isso, os paulistas sentem a necessidade de ter um carro e consecutivamente, falam muito sobre o assunto.

Quando o tema é café da manhã, uma amiga paulista quis responder ao comentário da minha amiga carioca: “Fala para ela que aqui não dá tempo de tomar café às 8 da manhã. A gente sai bem mais cedo de casa.”

Os paulistas são mais alternativos na forma de se vestir porque acreditam ter mais tribos. “O Rio de Janeiro tem funkeiros e surfistas”, um amigo paulista disse, mas eu não concordo. Eu acho que o que vale aqui é a diversidade. São Paulo tem 12 milhões de habitantes enquanto que o Rio tem 6.3 milhões.

pedestrians-400811_1920.jpg

O que vale dizer é que mesmo com a proximidade das duas cidades, eu sempre fui fascinada pela diversidade. Agora imagine comparar mais cidades do Brasil? Seria um exercício cultural bem interessante.

Você que mora em outra cidade também faz comparações? Conta para mim!

Bom domingo @marcelli

Sort:  

@marcelli interessante esse Post . Conheço uma pessoa aqui em São Paulo , que trabalha numa Empresa que tem sede no RJ , e por incrível que pareça , tudo que você falou , bate com com o que ele pensa , pois , de vez em quando ele tem que ir ao Rio a trabalho , e não consegue seguir o rítmo , acostumado a correria frenética do dia a dia em SP.

Verdade @josferod2 .. para algumas pessoas demora para acostumar com o trabalho num ritmo mais calmo... eu ate q acostumei rapido, mas tem os servicos.. restaurantes, bares.. eh bem mais tranquilo ..entao eh preciso desacelear!

Caralho, "putaquimipariu", que publicação maravilhosa (ahhh, foda-se, falei palavrão mesmo, porra)!

Eu sou carioca, nascido na Ilha do Governador, cresci vivenciando tudo de bom que o Rio de Janeiro tem para oferecer (mas, quando vivenciei o que tem de ruim, me mudei para Petrópolis).

Eu não tenho nada do que reclamar de São Paulo, são cidades completamente diferentes, com seus atrativos e desesperos. Enfim, eu amo São Paulo, como amo o Rio de Janeiro. E, ai de mim se não amar, meu companheiro é de São Paulo, e preciso respeitar o namoro. Mas ele quer morar aqui em Petrópolis para ficar bem pertinho do Rio! HAHAHAHAHAHAHAHAHAAA O Rio de Janeiro enfeitiça, apaixona e faz bem à saúde (em doses cavalares)!

Amei geral (gíria do Rio) essa publicação! Beijos e abraços do carioca aqui!

O Rio de Janeiro eh sensacional!!! Eu ainda penso em voltar a morar la.. eu gosto da vida nesse ritmo menos estressante que o paulista acha q precisa viver... abracos 😊

Hi friend, very good !!!!!
You would help me with a vote in my Blog., Thanks !!! ;)

Thank you!!!

really good , the light of sun gives always a boost and refresh a person 😇

Post votado e resteem por @camoes. Parabéns @marcelli!

Ah muito obrigada @camoes ! Vc eh o cara 😁😉

Parabens, @marcelli.
Obrigadas por poder ver teu mundo cos nosos ollos.
Teu texto foi destacado no post Os 10 Posts mais VOTADOS do Steemit en Portugues (31 de Julho.)
Votado e Reblogueado.
Obrigadas polas súas aportacións.
Benvidas suxerencias para mellorar este TOP 10.
Apertas.

The captures of the beach and city are spectacular. I'd actually taken photos similar to that when I was in Dubai for a while. Miss those golden opportunities...glad you've got them nailed down there :)

Fazer comparaçoes entre um lugar e outro é sempre generalizante e arrisccado, principalmente porque cada um vive de forma diferente a sua realidade, seja no Rio, Sao Paulo, Amazonas, Europa, EUA, China, Oceania, etc. As perguntas poderiam ser melhores formuladas, mais especificas, e menos tendenciosas. Como por exemplo: Qual o grau de conhecimento que vc tem da cidade de Sao Paulo? Com quantos "paulistanos" voce ja conviveu durante o tempo que esteve em SP? Quanto tempo vc viveu em SP? Qual regiao?, etc. ao menos + 20 questoes relacionadas a cidade de SP., e seus habitantes, com ao menos 6,3 mil pessoas (10%) que vivem no Rio, de todas as classes e regioes para obter um resultdo parcialmente sério. Nao se sabe qual a regiao do Rio que vc morou, este é um outro fator relevante, pois a Zona Sul do Rio seguramente nao é igual a Baixada Fluminense, o mesmo vale para SP. Abços e seja bem vinda @marcelli! (;

Ha! Muito bem colocado! Eu concordo, no fim qualquer tipo de generalizacao eh tendenciosa. Eu gosto de analizar estereotipos .. para escrever personagens eh otimo, mas na vida real devemos respeitar a individualidade. 😉

Coin Marketplace

STEEM 0.20
TRX 0.13
JST 0.030
BTC 65858.36
ETH 3493.88
USDT 1.00
SBD 2.53