[Diário de Bordo]: Tudo Muda Quando Você Muda - O Medo de Mudar

in #portuguese7 years ago

Tudo Muda Quando Você Muda - O Medo de Mudar


Letargia


Mudar, para muitos, é um dos mais assustadores passos que um ser humano pode dar em sua vida. Entretanto, esse mesmo ser que tem medo de mudar, constantemente, afirma a si mesmo: preciso fazer algo para dar uma "guinada" na minha vida. Não é verdade? Então, o que é exatamente isso? Por que todos devem dar uma "guinada" na vida e não fazem absolutamente nada? Por que essa letargia desenfreada? Há muitas respostas, contudo o mais interessante é que a vida se encarrega da mudança e ela ocorre, querendo ou não.

Sinto que o ser humano precisa fincar raízes e, quando isso acontece, é muito difícil retirá-las para que uma mudança ocorra. Mas, não vejo a mudança como um "arrancar de raízes", mas um "agregar de ramos" à arvore plantada por cada um de nós.


DSC_0870.JPG

Respostas Diárias


Perceba seus passos! Quando saímos de casa todos os dias, somos testados pelas escolhas que devemos fazer a cada nova situação que se nos apresenta. Escolhemos o que vestir para sair, qual caminho vamos fazer para o trabalho (quando possível), qual refeição ter durante o almoço, decisões no trabalho, se saímos com os amigos para um happy hour após o expediente, se passamos na mercearia para comprar aquele pãozinho doce que tanto queremos (e pensar que vamos engordar feito umas baleias). Enfim, a vida oferece situações diárias, mas achamos que são situações corriqueiras, sem muita importância, e não damos a devida atenção a elas. Pois é. Elas são, também, situações em que devemos tomar decisões. São decisões mais simples, respostas mais "normais", e é por isso que não sentimos tanto medo delas. Então, eu pergunto: por que não pensar de forma simples diante de situações mais complexas?

Não se Cobre Tanto


A vida não parará para que nós tomemos uma decisão! Ela continua e, felizmente, a decisão deverá ser tomada mais cedo ou mais tarde. Creio que esse é o verdadeiro sentido de se viver. Quando colocamos muito peso nas decisões, ou nas situações que nos levam a tomar decisões muito profundas, tendemos a nos fechar, a pensar demais no que fazer e, com isso, há uma concentração de energia, por vezes muito negativa, sobre a situação em que experimentamos e com relação a qual precisamos tomar uma decisão. A dica é: por mais pesada que seja a experiência que vive, ou por mais que você sinta que tudo está perdido, pare um pouco, respire fundo e tente pensar com leveza. Neste momento, a vida está apresentando um caminho para a mudança, que pode ser, até mesmo, um pouco doloroso, mas é um caminho.


DSC_0369.JPG

Não adianta pensar quando se está em um turbilhão de emoções conflitantes. O mais interessante é serenar o coração o máximo possível e refletir sobre o assunto quando nos encontramos em um estado de maior paz interna. Mas, você poderá dizer: ah, mas o meu problema exige uma solução imediata; não tenho tempo para ficar pensando em nada. Bom, o que eu te digo é: você não é o único a ter problemas; todos nós os temos, de acordo com a vida que levamos. Portanto, não há problema maior nem menor, há problemas a serem resolvidos, e devemos respeitá-los. Portanto, mesmo quando não temos mais esperanças de nada, mesmo nesses minutos desesperadores, é imprescindível parar, respirar e refletir nos passos a serem dados. Nada é resolvido no "calor do desespero", mas na "mansidão da calma", por mais difícil que isso possa parecer.

A vida não nos impõe equações e problemas a serem resolvidos, somos nós que fazemos tudo isso. Nós interferimos na natureza e, assim, a interferência recai sobre nós. Este é o ciclo! Pensando desta forma, é injusto dizer que "a vida é injusta". Ela não é! A injustiça nasce das mãos de quem manipula a natureza, só isso. Se assim é verdade, então, nada mais "justo" do que pensar em mudar o sistema que está doente e fraco. Todavia, para mudar o sistema, devemos mudar nosso sistema interno, nossas pequenas atitudes diárias que precisam de uma "reciclagem". É a partir desse momento, quando percebemos a ligação que há em tudo, a conexão de todos os seres com a natureza, que temos a coragem de dar um passo em direção a uma mudança.


DSC_0629.jpg

Mas é Muito Difícil Mudar


É muito difícil mudar, porque estamos acostumados a uma vida de conforto e excessos que nos é passada por gerações. Estamos acostumados a buscar esse excesso sem nos perguntar se tudo isso é necessário para nossa vida diária. Buscamos alimento em excesso, vestimentas em excesso, bens materiais em excesso, dinheiro em excesso, até mesmo relacionamentos em excesso! Tudo em excesso é ruim! Se dermos um passo por vez, conheceremos o problema que nos aflige e, assim, saberemos dar um passo para sua solução. O mais importante é acalmar sua alma e transformar a situação negativa em algo positivo e, com o tempo, agregar valor à vida com outros passos positivos. Nunca se esqueça: o sol nasce todos os dias, dando-lhe a oportunidade, com toda sua luz, de mudar suas atitudes e fazer seu coração brilhar e ser feliz.

Positividade gera positividade e, com isso, a vida torna-se mais prazerosa de ser vivida. Tudo depende apenas de você! E então, vamos mudar alguma coisa hoje em nossas vidas?


Toda(s) a(s) foto(s) que consta(m) nesta publicação foi(ram) tirada(s) com minha Nikon D3400.


Muito obrigado por sua visita, carinho na leitura e comentários!
Abraços, @manandezo!
Publicação de 16 de agosto de 2017.

Sort:  

Upvoted and Resteemed by xx-votesplus, the dropAhead curation team!

Do you want more earnings?

By doing things above you will give us more STEEM POWER (SP) to give you more earnings.

Keep up the good work!


Most recent post: It is official, WE are witnesses!

Congratulations! This post has been upvoted from the communal account, @minnowsupport, by Manandezo from the Minnow Support Project. It's a witness project run by aggroed, ausbitbank, teamsteem, theprophet0, someguy123, neoxian, followbtcnews/crimsonclad, and netuoso. The goal is to help Steemit grow by supporting Minnows and creating a social network. Please find us in the Peace, Abundance, and Liberty Network (PALnet) Discord Channel. It's a completely public and open space to all members of the Steemit community who voluntarily choose to be there.

This post has received a 1.04 % upvote from @drotto thanks to: @banjo.

Adorei! E é uma verdade... Mudança assusta! Mas eu gosto de mudança. Traz novidades... Ter algo novo sempre me inspira, anima. Tipo sua amizade. A mudança no meu comportamento por aqui me fez ser mais constante e, dessa forma, te conheci! Xeros fofos pra você, querido amigo!😘😘😘😘

Obrigado, querida amiga @cleateles! Sim, temos muitos medos, mas devemos seguir, porque a vida fará com que tomemos decisões, e não haverá jeito de parar por qualquer motivo. Eu mesmo levo muito tempo para mudar alguma coisa, penso em todos os fatores durante meses e meses, mas sempre tomo uma decisão, não importando qual seja.

E olha que coisa maravilhosa, não é? O conhecimento através de uma plataforma como o Steemit, e a "chegança" de novos corações amigos! Sinto-me feliz!

Xeros xerosos também para esta quarta que não para de ficar fria qui! <3 <3 <3

Eu realmente gostei da sua reflexão. Obrigada por compartilhar.

Muito obrigado, @sol25! Um beijo!

Adorei! Me identifiquei muito com o seu texto! Mudar eh uma constante para mim, mas sempre tem os dramas durante o processo... eu me cobro muito..entao pago um preco alto por isso.. mas dai eu desacelero, vivo a vida com leveza e vou aprendendo... bjsss

Eu te entendo, @marcelli! Há pessoas que mudam o tempo inteiro e isso é inerente a elas de alguma forma. Eu já sou mais "calmão" mesmo. Mudei muito quando mais moço, mudava tudo! Hoje, até que as coisas mudem por aqui, nossa, eu levo uma eternidade. Não que eu não queira mudar, mas é porque sou tranquilo para mudar. Penso em tudo com calma, com muuuuuiiiitttttaaaaaa caaaaalllllmmmmmaaaaaa e @willpekus praticamente me mata porque ele é mega TDAH (ligado no 330, e eu só no 110)! 😂😂😂

Beijos!

hahaha talvez por isso q de certo!!!! eu faço meditação.. mas adoro recomeços... eu sempre leio texto da Clarice Lispector - Mudança ... bjs

Coin Marketplace

STEEM 0.16
TRX 0.15
JST 0.030
BTC 59181.56
ETH 2521.00
USDT 1.00
SBD 2.47