[Diário de Bordo]: E Quando Não Estamos Bem? O Que Fazer?

in #portuguese7 years ago (edited)

Nem Sempre Tudo Está Bem

A positividade perante a vida é imprescindível para que possamos viver em paz e atravessar com calma todas as vicissitudes com as quais nos deparamos. Entretanto, há dias em que não estamos assim tão dispostos a "perceber" esse lado positivo em nós, seja por conta de alguma mágoa escondida por anos dentro da alma, e que vem à flor d'água mostrar do que é capaz para nos aborrecer, seja por que nosso dia foi tão estressante que não há meios de nos desvencilharmos dos grilhões do sorumbatismo escuro e ardiloso.

Quais seriam os possíveis remédios para esses momentos inesperados em nosso dia a dia? Abaixo, vocês poderão encontrar o que eu faço para desanuviar a mente e tranquilizar-me de um modo geral.

DSC_0834.JPG

Leituras Inspiradoras


Quando a mente encontra-se "cansada do mundo real", por vezes, é muito bom buscar refúgio em uma obra literária ou em uma leitura inspiradora, que eleve nosso ser de forma espitirual. Muitos sentem uma dificuldade enorme em se conectar com a leitura quando há um problema que insiste em afligir suas bases. Contudo, a simples tentativa de leitura, ou seja, o ato de buscar um livro na estante, ou mesmo online, para um saborear de páginas eficiente, já demonstra que a mente, de forma protetiva, tentar achar uma saída para o sofrimento real daquele momento.

Eu possuo alguns títulos em casa, de autores de que gosto muito, alguns sobre espiritualidade, outros sobre a vida natural e encarnada descrita em narrativas mesmo e, quando preciso realmente relaxar de um dia cansativo, as páginas de um bom livro consegue levar-me a outras paragens.

Particularmente, eu aconselho evitar jornais e revistas, uma vez que tais veículos mostrarão, também, outros assuntos que poderão acentuar mais negativamente nosso humor. A melhor saída seria, realmente, tentar o desligamento total do mundo, fechando-nos, por alguns momentos, em nós mesmos, para que possamos encontrar alguma paz e serenidade.


DSC_0768.JPG

Músicas Inspiradoras


Eu sou muito ligado à musica e, quando me sinto totalmente acuado pelo mundo, ou seja, quando não vejo qualquer saída momentânea para as situações esdrúxulas que se apresentam, busco na Internet algumas músicas para que meu espírito entre em uma sintonia mais arrefecida.

Na maioria das vezes, procuro por músicas clássicas ou músicas para meditação, e deixo que a melodia me leve para bem longe, para um outro ambiente. Fecho os olhos e tento esquecer totalmente o que está a minha volta. Às vezes, é complicado, pois o som que vem de fora pode ser ainda maior do que aquele que estamos escutando tão de pertinho, mas me esforço para que a meditação saia perfeita ou, pelo menos, perto disso.

Abaixo, uma de minhas escolhas para um momento de relaxamento após o trabalho, ou a qualquer momento do dia em que necessite de paz e tranquilidade:

Desenho & Artesanato


Outra coisa que pode ser muito interessante, claro, para quem gosta, é o artesanato. Essa é uma das minhas atividades favoritas! Quando me sinto muito cansado mentalmente, ao invés de escutar música, pego meu material de bordado ou tapeçaria e sigo tecendo tapetes e artigos para presentear meus amigos ou dar para qualquer pessoa que sinta vontade. Na maioria das vezes faço dessa forma e, dificilmente, guardo meus trabalhos para mim mesmo. Não sei por que sou assim, mas é dessa forma que acabo por me realizar. Para dizer a verdade, tenho duas peças, apenas duas, que guardo com carinho, pois foram minhas primeiras peças de artesanato: uma toalha de mesa e um mosaico em tapeçaria para pendurar na parede (mostrarei em um outro momento).

O trabalho abaixo foi um pequeno bordado para usar como marcador de livros. Foi um presente para @willpekus e ele guarda até hoje, ainda bem!


DSC_0016.JPG

Outra atividade que pratico de vez em quando é o desenho, principalmente Zentagle e Doodle. Ao tentar traçar alguns padrões descoordenados, acabamos por criar algo com essência para nós mesmos, o que nos deixa profundamente felizes com o trabalho final. A cada novo padrão que vejo e tento reproduzir parece ser um desafio conquistado. É exatamente neste momento em que sinto os problemas desaparecerem de vez, dando lugar a uma agradável sensação de leveza e preenchimento. Acho que o artesanato, definitivamente, é uma das melhores práticas para se esquecer um pouco da vida quando estamos perturbados com alguma situação.

O padrão que fotografei é a capa de meu caderno de desenhos. É caderninho bem pequeno, onde traço algumas coisas para fazer com mais facilidade em maiores dimensões no futuro.


DSC_0772.JPG

Nota: pessoal, a intenção com esta publicação não é mostrar que estou triste, mas oferecer algumas saídas para se poder esquecer, por alguns momentos, das situações conflitantes e desesperadoras do cotidiano, levando-nos a relaxar um pouco e recobrar o fôlego para continuar no caminho diário do trabalho árduo para o crescimento e manutenção do corpo físico na Terra. Essas são minhas formas de relaxar, além de fazer Yoga ou meditar, práticas sobre os quais falarei em uma outra oportunidade. E você? O que costuma fazer para relaxar em uma situação de total estresse ou desespero? Conte-me. Será muito bom aprender com você!


Toda(s) a(s) foto(s) que consta(m) nesta publicação foi(ram) tirada(s) com minha Nikon D3400.


Muito obrigado por sua visita, carinho na leitura e comentários!
Abraços, @manandezo!
Publicação de 18 de agosto de 2017.

Sort:  

Upvoted and Resteemed by xx-votesplus, the dropAhead curation team!

Do you want more earnings?

By doing things above you will give us more STEEM POWER (SP) to give you more earnings.

Keep up the good work!


Most recent post: It is official, WE are witnesses!

Muy bonito articulo! For me, to read a book or to paint somenthing new, work better than other solutions. ^_^

Oi, @silviabeneforti! Sim, te compreendo perfeitamente e os seus desenhos são maravilhosos, ótimos para um relaxamento total da alma!

Abraços, paz e bem! :)

Nestes casos, também costumo ouvir música ou mesmo tocar guitarra. Para mim, a música relaxa mesmo! Para além disso, andar pela cidade e refletir sobre o porquê de estar mal, já me ajudou muito a libertar "demónios".

Um ótimo post sem dúvida! Continua o bom trabalho!

Que bacana! Tocar algum instrumento musical também é muito interessante! Queria ser apto a tocar algum, mas não sou. Gosto de caminhas, às vezes, mas perco a paciência quando caminho por longas distâncias. Sem dúvida, também é um bom recurso para muitos.

Muito obrigado pela leitura e comentário, @shaden. Foi muito aprender com você!

Abraços, paz e bem! =)

Gostei do texto ...Para mim a musica é um ótimo remédio nesses momentos, de preferencia alternativa e sem voz, ultimamente tenho colocado live sets de festivais alternativos...boas vibrações garantidas hehe
abraço!

Oi, @lpessin! Ouvir música é tudo de bom, realmente. Eu sou muito fã de vários ritmos e, às vezes, é até difícil escolher um para os momentos de relaxamento. Vou procurar alguma coisa de festivais alternativos também; o garimpo por esse setor deve ser bom!

Abraços, e muito obrigado pela visita. Paz e bem! =)

pois eu penso en gatos, estimado @manandezo, cando non sei o que facer.
Os gatos non me iluminan, teño unha relación "tensa" con eles, xeralmente, mais... penso en gatos.
Podería pensar en gatas, @Manandezo, pero por ser eu de natural turbante, se penso en gatas me turbo.
E canto mais penso en elas mais me turbo.
Por iso, para non turbarme, preferín facer unha Gazeta (moi divertida, ainda que mal pagada)
Para música, son mais de R&R, ritmos duros e verso abrasivo, ainda que nunca digo que non a uns "maullidos" na orella

Fortes apertas e obrigada polo teu verbo

Amei o dueto das gatas, sem falar que suas belezas de ébano, vozes afinadas e a frrescura na brincadeira são maravilhosas! 💖

Por vezes, ritmos mais punjentes também fazem parte de meu repertório. Há dias em que as fugas orquestrais são minha escolha predileta e acabo chorando (e muito) quando as ouço!

Abraços com carinho e obrigado pela visita. Adorei!

Congratulations! This post has been upvoted from the communal account, @minnowsupport, by Manandezo from the Minnow Support Project. It's a witness project run by aggroed, ausbitbank, teamsteem, theprophet0, someguy123, neoxian, followbtcnews/crimsonclad, and netuoso. The goal is to help Steemit grow by supporting Minnows and creating a social network. Please find us in the Peace, Abundance, and Liberty Network (PALnet) Discord Channel. It's a completely public and open space to all members of the Steemit community who voluntarily choose to be there.

Não consigo pensar nessas alternativas que você cita para esquecer a chateação quando ela vem. Adoraria ter tudo isso em mente quando fico triste, mas não consigo. Vou pra bebida, vou pra comida ou fico sentado ou deitado em algum lugar até passar. Ótimo post Mano.

Eu te entendo, @jsantana. Cada um tem suas próprias saídas para os problemas do dia a dia. Ficar sentadinho até passar, ou deitar-se um pouco, descansar a cabeça e, até mesmo, quase dormir, também é bom. Um pouco de paz e desaceleração é o que devemos fazer.

Obrigado pela visita, abraços, paz e bem! =)

Gostei muito @manandezo. Todos nós temos dias mais "complicados" que tentamos ultrapassar de diferentes formas. Como seres individuais que somos temos que encontrar o nosso próprio caminho para ultrapassar esses momentos menos bons. Parabéns!! como sempre uma excelente reflexão. Beijinhos.

Verdade, @ginga, sempre temos momentos complicados e, de alguma forma, encontramos nossos caminhos. Beijinhos com carinhos!

Ah, não... Você sabe artesanato??? Como não ser sua fã, @manandezo???
Adorei o marcador! Coisa linda... Eu também corro para o artesanato quando estou triste ou com cabeça cheia. Vou para o crochê, bordado, biscuit ... Ou então vou ler, vejo desenho animado... São as coisas que me desligam. Quando estava ainda com meu violão, era o que me fazia desligar mais rápido. Música tem um poder impressionante de te desligar, acalmar e te ajuda a pensar melhor também. Não vejo a hora de ter um violão novamente.
Ei! Seria legal um post sobre seu artesanato. Eu já estou ansiosa!
Forte abraço, xeros e beijão pra ti!

Olha só, então você sabe tocar violão? Que delícia! Uma vez, tentei aprender, mas acho que não levo jeito para aprender algum instrumento musical. Acho que você será a minha professora no futuro!

Sim, o artesanato é uma vida para mim! Amo criar tapetes, bordados e crochê. Lembro-me quando minha mãe me ensinou e fico muito feliz com isso. Os primeiros passos foram com ela e isso é mérito reconhecido.

Vou tentar fazer uma publicação sobre artesanato para nossa alegria. Afinal, falar sobre coisas de que gostamos é tudo de bom!

Vou dormir agora, amiga minha. Deixo um beijo enorme e desejo-lhe uma linda noite de sono! Beijos com todo o carinho do mundo! <3 <3 <3

Fantástico post é tudo o que tenho a dizer!

Querido @maxjoy, muito obrigado, de coração! Abraços e uma belíssima noite de sono! =)

Coin Marketplace

STEEM 0.19
TRX 0.15
JST 0.029
BTC 63813.24
ETH 2654.52
USDT 1.00
SBD 2.76