[Diário de Bordo]: 💙 Amigos, Remédios da Vida! 💙

in #portuguese7 years ago (edited)

Amigos, Remédios da Vida!


Presentes pelo Caminho


Nascemos tão nus, morremos tão sozinhos, mas, do início ao fim da vida, percorremos um caminho de nossa escolha e, por ele, encontramos pedras (problemas pequenos), montanhas (problemas praticamente insolucionáveis), almas ruins (na verdade, devo chamá-las de almas sem discernimento), almas boas passageiras (anjinhos que nos ajudam), almas boas perpétuas (anjinhos que também nos ajudam, mas que ficam pertinho por tempo indeterminado), e almas boas desgarradas (anjinhos que insistem em brigar com a gente, nos abandonam só por pirraça, mas sabemos que nos amam profundamente).


DSC_0109.JPG

[Legenda]: Comemoração do aniversário de @willpekus, maio de 2016. Da esquerda para a direita: Manandezo (maravilhoso), Márcia (confiança), Ednéa (fortaleza), Wilson (praticidade e companheiro).

Cumplicidade


Para nós, não existe uma cobrança de presença. Cada um sabe de suas limitações, cada um de nós possui uma vida para cuidar e, ainda, sabe até onde pode chegar com a amizade. Isso não quer dizer que sejamos apenas amigos para a badalação (aliás, quase não fazemos nada à noite e, quando fazemos, é uma visita a um restaurante e voltar para casa cedo), nossa amizade vai além disso. Quando mencionei o termo "cobrança", quis dizer que não existe entre nós a "obrigação" de estarmos sempre juntos, ou de fazermos "tudo" sempre juntos. Por exemplo, ontem foi o Bunka-Sai em Petrópolis. Chamei as meninas para ir junto, mas elas declinaram o convite e eu fui sozinho mesmo. Fiquei magoado? Claro que não!

Contudo, entre nós há uma cumplicidade interessante. Caso um de nós telefone, a qualquer hora do dia ou da noite, para resolver algum problema muito sério, certamente estaremos lá, firmes e fortes para ajudar no que for preciso. É claro que nem todos podem estar em momentos críticos a nosso lado, por motivos de distância ou, até mesmo, doença nos mais variados âmbitos da vida. Mas, a um chamado, sabemos quem está a seu lado em um momento desesperador!


DSC_0110.JPG

[Legenda]: Escapada para comer quitutes petropolitanos em uma famosa padaria em Itaipava, bairro de Petrópolis (sim, pessoal, Itaipava é um bairro de Petrópolis, não é uma cidade, como todo mundo pensa).

Encontros Inesperados


Márcia entrou em minha vida assim que chegue a Petrópolis, em 2004. Trabalhamos na mesma escola, ela era professora primária e, eu, professor de português e literatura de 1º e 2º graus. Em um evento da escola, acabamos nos aproximando e ficamos amigos logo de cara. Houve um momento em minha vida em que ela esteve muito presente, quando eu necessitava muito de um apoio e ela esteve sempre ali, firme, com sua confiança e determinação. Com o tempo, sua família me acolheu e sinto-me como um filho com seus pais, Dona Hilda e Seu Walter. São minha família em Petrópolis, uma vez que a minha já se foi para outro plano da espiritualidade.

Depois, chegou André, outro amigo inestimável, que também sabe compartilhar seu amor e amizade em todos os momentos que tem livre. Exímio desenhista e trabalhador incansável na Secretaria de Educação de Petrópolis, traz sua sensatez e presença de espírito com os mais nobres conselhos para minha vida. Sua prima Eliane também é maravilhosa, e de uma enorme alegria e felicidade de viver. Hoje, com seus filhotinhos no mundo, não tem muito tempo para alguns encontros para uma conversa, o que é totalmente compreensível. Beijos, "Eliana"! (Eu sei que você odeia quando chamamos você assim!)

Ednéa chegou depois, com aquele olhar penetrante e cheio de autoridade de quem sabe cuidar do próximo. Ela impõe respeito onde quer que esteja. Uma vez, ela me enviou uma mensagem de Zapzap muito linda, que dizia mais ou menos assim: amigos são como um remedinho que devemos tomar em doses bem pequeninas, todos os dias, para que nossas vidas transformem-se em um belo jardim florido e cheio de sol. Eu me senti super especial, e essa mensagem inspirou a publicação de hoje. Gosto disso nesta minha amiga e, hoje, estaremos juntos no evento literário do qual falei na publicação anterior a esta. (Ah, vocês não viram? Então, clica aqui e me faça uma visitinha. Ficarei feliz!)


DSC_0088.JPG

[Legenda]: Manandezo (nem preciso dizer), Márcia (confiança) e André (criatividade) em um restaurante famoso na Rua do Imperador.

São eles que me trazem alegria a todos os momentos! Se tenho mais amigos? Bom, tenho mais uma amiga, e essa é uma amiga de infância. Nascemos no mesmo ano, quase no mesmo dia, passamos a vida quase toda juntos, mas ela é um anjinho desgarrado de que falei no início da publicação. Infelizmente, são escolhas que as pessoas fazem e devemos respeitá-las até que tudo se torne claro na cabecinha delas. Fico aqui, resguardado, esperando que, um dia, tudo possa ajeitar-se da melhor forma possível e, assim, vão-se passando meus dias. Enfim, apenas não me esqueço de que ela existe e que, se precisar, eu estarei presente!

É isso pessoal, essa foi uma Ode aos Amigos! Não tenho muitos, como vocês puderam observar, só tenho eles, e assim vivo minha vida, dia após dia. Uma vez, André, que está na última foto, me falou uma coisa interessante: você e minha irmã nasceram no mesmo dia, e têm personalidades muito parecidas. Ela também não tem muitos amigos, e é assim como você, ou seja, quando vocês escolhem alguém como amigo, o que raramente acontece, vocês seguem com ele para a vida inteira. Creio que ele tem razão, mas não estou fechado a amizades. No fundo, depois de tanto sofrer na construção de amizades, acabei por me tornar um "bichinho do mato" para fazer amigos. Abro-me muito, doo-me muito, e as mágoas chegam sem avisar. Então, a cautela nasceu a partir de todas essas observações diárias de tentativa e frustração. Contudo, amizades surgem quando menos esperamos, e vamos construindo uma relação de saudades, sem mesmo nos darmos conta disso, não é @cleateles? 🌷

Muito obrigado por sua visita, carinho na leitura e comentários!
Abraços, @manandezo!
Publicação de 12 de agosto de 2017.

Sort:  

Post muito lindo!

Amigos...hoje em dia nesse mundo doido que vivemos, cheio de vaidades, se tornaram raros..os meus de 15 anos atrás, sumiram e hoje são estranhos para mim...mas é isso, talvez devemos perder algumas coisas, para ganhar outras. Outro post nota mil!

Ah, isso é verdade. Há vezes em que devemos deixar algo sair de nossas vidas para que outras entrem.

Abraços, querido amigo @jsantana! Uma excelente semana de trabalho! =)

@manandezo, lindíssimo o seu post e que maravilhosa homenagem à amizade.
Como disse Platão "A amizade é uma predisposição recíproca que torna dois seres igualmente ciosos da felicidade um do outro".
Beijinhos

Oi, @ginga, bela citação e obrigado pelas palavras. É sempre bom perceber novos amigos chegando de mansinho com seu carinho e mansuetude.

Beijos e uma linda semana de realizações! =)

É isso meu bem. As amizades, modernamente, vão e vem. Vivemos num mundo que não há tempo para ficar cobrando certas coisas. Melhor ser leve!

Sim, melhor ser leve! <3

É sim, meu amigo @manandezo! Sou muito grata por sua amizade, atenção e carinho ! Já estava de agonia porque em Maceió, mesmo sem querer, entro no jejum de internet e não conseguia responder ao mimo de você ter me citado nesse post fofo sobre amizade! pois é muita gente pra ver, pra falar, pra dar cheiro..Uma loucura! Mas o bom é que existe esse povo todo pra dar carinho. Ruim é você ser cheio de carinho e não ter pra quem doar, não é mesmo? E tem que doar mesmo... Até quando não recebemos. E quando recebemos, doamos em dobro! Um abraço "xeroso" pra tu!😘😘😘😘😘😘😘😘😘😘😘😘

São mimos longínquos, de Petrópolis para Recife e vice-versa. E, assim, as ações nascem, as saudades, as vontadas de se querer-bem a outro ser humano através de uma ligação tão tênue como o espaço que nos circunda e não vemos.

Não se sinta pressionada a responder imediatamente às publicações. Leia-as como uma visita que faz, sem compromisso, mas com uma ansiendades doidas para ler o desconhecido. É sempre melhor assim!

Espero que a visita a seus pais tenha sido maravilhosa e as energias estejam renovadas. Por minha parte, não tenho mais pais para dar carinho, mas ontem passei a tarde na casa da família que me acolheu em Petrópolis, e foi pura diversão do início ao fim! Farei uma publicação depois!

Beijos com cheios fraternos petropolitanos para você, @cleateles! 😏😏💜💜

Coin Marketplace

STEEM 0.30
TRX 0.12
JST 0.032
BTC 61660.23
ETH 3056.45
USDT 1.00
SBD 3.82