Cartas de fim de ano ( parte 2) . # in: O mapa de autoestradasteemCreated with Sketch.

in portugal •  18 days ago

nature-3242686__480.jpg

Image source > https://pixabay.

Pode ler a 1º parte aqui: https://steemit.com/portugal/@isabelpereira/cartas-de-fim-de-ano-parte-1-in-o-mapa-de-autoestrada

(....)
Qual aprendiz de feiticeiro, iniciei-me, com locução irrepreensível, numa emissão da jovem Rádio Cidade e ainda hoje me arrepia pensar na insensatez com que aceitei, adolescente armada em esperta, assegurar os quinze minutos de antena que me foram entregues para discorrer sobre “um tema à minha escolha”.
Valeram-me os anos de futebol de rua com os rapazes do bairro, as fintas de improviso com que aprendi a ultrapassar as restrições e proibições impostas pelo aquartelamento doméstico e a muita leitura que me sobrou das férias escolares, que não cheiraram praia nem campo, mas apenas um cesto de maçãs e pilhas de livros inapropriados para uma criança, mas muito úteis para uma jovem temerária e de responsabilidades radiofónicas.
Então numa pequena garagem forrada a caixas de ovos, lá cumpri a locução dum entusiasmado roteiro da cidade, visando os pontos de interesse tradicionalmente desprezados pelos autóctones. Estremeci de comoção quando acabou e assim me safei sem repetir a proeza, porque não se abusa da sorte.
A seguir pintei cartazes, fiz escrita de contabilidade, figuração em filmes, artigos para revistas, bolsas e bijouterie, pintei telas, dei aulas, explicações e participei em programas na tv. Vendia tudo o que fazia a bom preço e como água no deserto, angariei prémios e elogios e tencionava verdadeiramente despedir-me de experiências estouvadas com a minha aventura teatral.
Mas um dia deixei-me convencer a escrever. Comecei por uns rabiscos de crónica, ousei um pequeno poema, saltei daqui para ali e acabei por mergulhar numa narrativa, talvez caminho que me falte para chegar ao destino que procuro, pois tudo o que nasce na ideia é co-criação e descoberta de nós.
Hoje procuro compreender porque experimentei todas estas coisas para as quais não tinha qualquer preparação decente. Não sei. Sei apenas que fazer nascer qualquer coisa única e genuína, é um abandono temerário ao que mais somos de ilimitáveis, incompletos, universais e em devir. É acto de coragem antes de tudo, é vivência intimista da alma insubmissa, insurreição à dor ou sublimar de amor, mas em qualquer caso será sempre o mais próximo que chegaremos do big bang.

banner-902582__480.jpg
image source > https://pixabay.

  • this post was written in Portuguese. Consider using Google Translate or other online translator to help you with translation.


Signature-Isabel (1).gif
Gif signature designed by @aleister

«» Conheça o Steemitportugal

steemitrportugal logo.png


participe do ptgram | conheça nossa comunidade

Authors get paid when people like you upvote their post.
If you enjoyed what you read here, create your account today and start earning FREE STEEM!
Sort Order:  

Muito bem, Isabel. Que espírito aventureiro! Já fizeste de tudo um pouco. Com sorte, ainda publicas um livro. Ou dois, ou três. 😉

Post fantástico, @isabelpereira! E muito motivante para um novo ciclo que agora se inicia!

Posted using Partiko Android

·

Muito obrigada, pela leitura e comentário. um grande ano, Rafael :D

Este post recebeu 15.24% de upvote da conta @steemitportugal!
Obrigado por fazeres parte da comunidade @steemitportugal .


Telegram_PT2.jpg

·

Obrigada Steemitportugal!

Congratulations! This post has been upvoted from the communal account, @minnowsupport, by Isabel pereira from the Minnow Support Project. It's a witness project run by aggroed, ausbitbank, teamsteem, someguy123, neoxian, followbtcnews, and netuoso. The goal is to help Steemit grow by supporting Minnows. Please find us at the Peace, Abundance, and Liberty Network (PALnet) Discord Channel. It's a completely public and open space to all members of the Steemit community who voluntarily choose to be there.

If you would like to delegate to the Minnow Support Project you can do so by clicking on the following links: 50SP, 100SP, 250SP, 500SP, 1000SP, 5000SP.
Be sure to leave at least 50SP undelegated on your account.