Estado Laico e o “Deus seja louvado” na cédula de Real

in politica •  21 days ago

Antes de mais nada quero deixar bem claro que esse nem de longe é o maior problema do nosso país. Obviamente que o nosso país tem problemas mil, muito maiores do que esse aqui abordado, mas ainda assim gostaria de deixar aqui a minha opinião sobre isso.

Todos nós sabemos que o Estado brasileiro é laico, assim entendido o Estado que não promove e nem censura nenhuma crença religiosa. Estado verdadeiramente laico é aquele que é indiferente às crenças religiosas das pessoas, e não faz acepção de pessoas com relação a isso. Todos são tratados igualmente perante a lei independente da religião que professam ou deixam de professar.

Tendo feito essa introdução, o que você acha de um Estado que se diz laico mas ao mesmo tempo escreve “Deus seja louvado” na cédula de Real?


fonte

Eu particularmente acho que isso não está certo. Primeiro porque se o Estado é laico, ele deve ser indiferente com relação à crença ou não em Deus. Então dizer que “Deus seja louvado” obviamente dá a entender que o Estado não só acredita que ele exista, como acredita que seja bom que ele seja louvado pelos cidadãos. E isso é desrespeitoso não só com os ateus, mas também com os budistas, e todas as outras crenças espirituais que não necessariamente precisem acreditar em um Deus. É o Estado fazendo diferenciação entre crenças, dando a entender indiretamente que uma crença seja mais louvável que a outra.

E tem outra questão relacionada a isso, que são os politeístas. Sim, podem existir pessoas que não acreditam em um único Deus, e nem que um Deus deva ser louvado acima dos outros.

Então dentro desse raciocínio de ter um Estado totalmente e realmente laico, a cédula de Real pra ser coerente deveria em vez de ter lá escrito nela “Deus seja louvado”, deveria ter algo assim:

Deus(es) seja(m) louvado(s) por aqueles que nele(s) crêem

Só assim a frase não estaria sendo desrespeitosa nem com ateus, nem agnósticos e nem politeístas. Mas o ideal mesmo seria evitar falar desse assunto nas cédulas, simplesmente tirar a frase e deixar a espiritualidade das pessoas ao campo que ela pertence: a vida privada de cada um.


Sponsored ( Powered by dclick )

dclick-imagead


Gostou da leitura e quer mais? Aí vão algumas sugestões:

Authors get paid when people like you upvote their post.
If you enjoyed what you read here, create your account today and start earning FREE STEEM!
Sort Order:  

Como tudo no Brasil, a lei diz uma coisa mas a prática é contrária ou contraditória. Se vivemos em um país laico por que existe esta frase na nota? Por que existem crucifixos em repartições públicas? Por que Igrejas não pagam impostos? E por aí vai.
Lendo teu texto lembrei de uma coisa, há alguns anos atrás foram impressas algumas notas sem essa frase, lembro que a galera caiu matando com frases do tipo: "PT comunista vai acabar com a Igreja", "Se não respeitam deus logo esses comunistas vão mandar matar as pessoas" e coisas do tipo.
A realidade é que: o povo brasileiro não está psicologicamente e culturalmente preparado para evoluir para um Estado de laicidade.

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

·

Concordo 100% com você. Na teoria o nosso Estado se diz laico mas na prática está muito longe disso.

You got a 100.00% upvote from @stef courtesy of @discernente!

Calling @originalworks :)
img credz: pixabay.com
Nice, you got an awesome upgoat, thanks to @discernente
Want a boost? Minnowbooster's got your back!

Greetings! You got an @upvotefromme. Keep up the good work.

You got a 61.54% upvote from @emperorofnaps courtesy of @discernente!

Want to promote your posts too? Send 0.05+ SBD or STEEM to @emperorofnaps to receive a share of a full upvote every 2.4 hours...Then go relax and take a nap!

You just received a 13.25% upvote from @honestbot, courtesy of @discernente!
WaveSmall.gif

UpvoteBank
Your upvote bank
__2.jpgThis post have been upvoted by the @UpvoteBank service. Want to know more and receive "free" upvotes click here

You got a 20.00% upvote from @bid4joy courtesy of @discernente!

This post has received a 6.2 % upvote from @boomerang.

You got a 22.28% upvote from @brupvoter courtesy of @discernente!

You got a 16.05% upvote from @redlambo courtesy of @discernente! Make sure to use tag #redlambo to be considered for the curation post!