Como pode alguém ainda acreditar em socialismo?

in #politica5 years ago (edited)

Diz o ditado que errar é humano, mas permanecer no erro é burrice. Pois bem, aqui estamos nós em 2019, e desde a publicação das ideias de Karl Marx, vários países resolveram experimentá-las na prática.

Desapropriaram bens e fábricas, estatizaram diversos setores da economia e os colocaram sob o comando central de “políticos bondosos e clarividentes” que saberiam melhor gerir a produção de riquezas do país que os maldosos e gananciosos empresários capitalistas que só visavam tão somente o lucro imediato em detrimento da coletividade e do bem geral de toda a sociedade.

E esse experimento medonho então foi feito em diversos países mundo afora: Rússia, China, Alemanha Oriental, Cuba, Coréia do Norte, Vietnã, etc… De lá pra cá vimos esses experimentos um a um se transformando em meras ditaduras que só trouxeram dor, sofrimento, empobrecimento e falta de liberdade ao seu próprio povo. Povo esse que os sedentos de poder usavam como justificativa para acumular poder nas mãos do Estado.

A verdade é que um a um esses regimes foram caindo e abandonando as velhas práticas nefastas, mas ainda hoje existem pessoas que acreditam ser possível construir um mundo melhor entregando a economia do país nas mãos de burocratas e políticos.

Aí eu só posso concluir que pra essas pessoas a única coisa que importa são as intenções e não os resultados. Ainda hoje tem pessoas defendendo estatização em nome de “justiça social”.

Até quando não sei, só espero que não demore muito para esse conto de fadas morrer de uma vez por todas, e que pessoas não precisem jamais fugir de “paraísos socialistas” pra não morrer de fome.

Até quando teremos que assistir coisas bizarras como essas do vídeo abaixo? Tudo culpa de “tiranos bem intencionados” sedentos de poder ao redor do mundo? Precisamos acordar de uma vez por todas!

Sort:  

Vi isso no twitter hoje e acho que resume tudo.
No fundo tem haver apenas com poder.

Screenshot_20190222_154821.jpg

Realmente acho que mais e mais defender socialismo será considerado uma patologia psicológica.

This post has received a 5.09 % upvote from @boomerang.

You got a 99.25% upvote from @emperorofnaps courtesy of @discernente!

Want to promote your posts too? Send 0.05+ SBD or STEEM to @emperorofnaps to receive a share of a full upvote every 2.4 hours...Then go relax and take a nap!

Então @discernente, longe de mim querer corrigir alguém, mas existem alguns equívocos em seu texto, por exemplo, quando se dá a entender que Marx é o "pai" do socialismo:

e desde a publicação das ideias de Karl Marx

Marx foi o criador do Marxismo, ideias baseadas no socialismo mas com delimitações bem específicas e em alguns aspectos bem diferentes. O socialismo surge na revolução francesa baseado nas ideias do Conde de Saint-Simon, ideias essas que também foram base para o positivismo de Auguste Comte.
Outra coisa quando vc cita alguns países como socialistas:

E esse experimento medonho então foi feito em diversos países mundo afora: Rússia, Alemanha Oriental, Cuba, Coréia do Norte, Vietnã, etc…

Esses países e tantos outros, nunca foram socialistas de verdade, pois não adianta usar o termo socialista e na realidade diferir da teoria, esses países possuem algumas bases socialistas mas com caráter ditatorial, basicamente escolheram o que lhes interessava do socialismo e marxismo e jogaram o resto fora, portanto, não podem ser considerados realmente socialistas.
A tentativa mais próxima de socialismo foi na União Soviética, quando Lenin estava no poder, entre 1917 e 1924, esse governo foi o que mais se aproximou do ideal socialista/marxista, ou seja, do socialismo utópico como é chamado por muitos.

Preciosismos à parte, o fato é que todos os países que tentaram se aproximar de alguma forma na prática da teoria socialista voltaram atrás. Afinal, gestão econômica nas mãos concentradas do Estado por si só já cheira mal.

Realmente é difícil na prática vc incluir um modelo socialista em uma nação, levando em consideração que o restante do globo possui um sistema que visa o capital, basta olhar Cuba e as sanções que lhe foram impostas por décadas. Hoje é praticamente impossível incluir um modelo socialista, o mundo, vive, cheira, bebe e como o capital, inclusive tira a sua própria vida ou de outros pelo capital.
Eu sempre digo que, enquanto não houver disposição de equidade por parte da sociedade e governos, podem implementar o sistema que for, nada dará certo.

Ora, pra que Cuba quer comercializar com os EUA se comércio é coisa de capitalista? E outra, todo comércio visa o lucro. E pra que Cuba quer lucrar? Há uma contradição aí no seu pensar.

Thank you for using @entrust!

You got a 72.80% upvote from @entrust courtesy of @discernente!

Entrust is a bot focused on rewarding delegators and helping users promote their posts. We give 100% of the total rewards to the delegators with payouts will be given daily. If you would like to consider delegating to @entrust, we've made a quick delegation link for you :

10000 SP | 5000 SP | 1000 SP | 500 SP | 300 SP | 200 SP | 100 SP or visit our own tracker website for more information :

http://entrust.netlify.com/

Mas os embargos impostos à Cuba não foram apenas por parte dos estadunidenses, vários países europeus, asiáticos e até da América Latina, como forma de impor um pensamento e como não ocorreu, a intenção era de "quebrar" o país.
Não vejo contradições na minha forma de pensar, tendo em vista que, o modelo socialista do qual falei é um tentativa de melhoria do capitalismo e não uma exclusão total do capital. Imaginar que no mundo globalizado que vivemos, não haja a necessidade de capital, é loucura. O capital não pode e não deve ser prioridade, mas sim, uma necessidade apenas.

A questão não é essa, é que a própria Cuba se quisesse ser socialista mesmo abominaria o lucro privado, e só deveria por coerência fazer negócios sem fins lucrativos. Caso contrário é se contradizer completamente. Faça o que digo mas não faça o que eu faço. Ou você acredita no benefício social do lucro e do comércio privado, ou então não pratique ele ora.

Isso é um erro crasso que as pessoas geralmente cometem ao falar sobre socialismo, achar que o socialismo propõe a extinção do capital. O pior é que muitos ainda acham que o socialista não pode ter nenhum bem material e tem que se despir de qualquer coisa ligada ao capital, vale lembrar que, quem pregou isso foi Jesus e não nenhum socialista.

This post has received a 5.6 % upvote from @boomerang.

You got a 90.06% upvote from @emperorofnaps courtesy of @discernente!

Want to promote your posts too? Send 0.05+ SBD or STEEM to @emperorofnaps to receive a share of a full upvote every 2.4 hours...Then go relax and take a nap!

You got a 2.81% upvote from @redlambo courtesy of @discernente! Make sure to use tag #redlambo to be considered for the curation post!

This post has received a 5.35 % upvote from @boomerang.

Thank you so much for using our service! You were protected from massive loss up to 20%

You just received 11.29% upvote from @onlyprofitbot courtesy of @discernente!

Want to earn more with us? Our APR can reach as high as
15% or more!

More portion of profit will be given to delegators, as the SP pool grows!

Comment below or any post with "@opb !delegate [DelegationAmount]" to find out about current APR, estimated daily earnings in SBD/STEEM

You can now also make bids by commenting "@opb !vote post [BidAmount] [SBD|STEEM]" on any post without the hassle of pasting url to memo!

* Please note you do not have to key in [] for the command to work, APR can be affected by STEEM prices

Thank you for using @entrust!

You got a 45.41% upvote from @entrust courtesy of @discernente!

Entrust is a bot focused on rewarding delegators and helping users promote their posts. We give 100% of the total rewards to the delegators with payouts will be given daily. If you would like to consider delegating to @entrust, we've made a quick delegation link for you :

10000 SP | 5000 SP | 1000 SP | 500 SP | 300 SP | 200 SP | 100 SP or visit our own tracker website for more information :

http://entrust.netlify.com/

You got a 3.08% upvote from @joeparys! Thank you for your support of our services. To continue your support, please follow and delegate Steem power to @joeparys for daily steem and steem dollar payouts!

You got a 42.11% upvote from @peace-bot courtesy of @discernente!

Help spread the peace. Want to promote your posts too? Send a minimum of .02 SBD or STEEM to @peace-bot with link in the memo for an upvote on your post. You can also delegate to the bot for daily passive earnings. If you would like to delegate to the Peace Bot you can do so by clicking on the following links:
50SP 100SP 250SP 500SP 1000SP 5000SP

Learn more!

You got a 48.01% upvote from @mitsuko courtesy of @discernente!

Greetings! You got an @upvotefromme. Keep up the good work.

You got a 19.61% upvote from @redlambo courtesy of @discernente! Make sure to use tag #redlambo to be considered for the curation post!

Coin Marketplace

STEEM 0.29
TRX 0.12
JST 0.034
BTC 63687.39
ETH 3309.68
USDT 1.00
SBD 3.93