Guia prático de posições políticas

in #palnet2 years ago (edited)

A extrema-direita de Bolsonaro tem pouco a ver com a direita da Globo, por isso que um age contra o outro.



Algumas ideias se encontram nos extremos

Direita

Uma forma de governo para o país como um todo, que protege e luta principalmente a liberdade de mercado e soberania através do dinheiro. Preferida especialmente por quem já nasce abastado ou em países muito bem desenvolvidos em que a camada da população que sobrevive na miséria é minoria.

Esquerda

Uma forma de governo para o país como um todo, que protege e luta principalmente pela inclusão de direitos e oportunidades para todo cidadão, independente de classe social. Preferida especialmente por quem nasce numa família desfavorecida ou em países em que a maior parte da população passa por dificuldades econômicas.

Centro

Uma forma de governo para o país como um todo, que protege e luta igualmente por qualquer cidadão, visando o avanço do país em todas as vias, ao invés de dar preferência a grupos específicos.


Preferências

Apesar de serem conceitos bem definidos, cada partido e candidato pode priorizar um plano de ação diferente para chegar ao mesmo objetivo. Também pode haver tendências para as ideias de centro.

O governo de Fernando Collor era de centro-direita, enquanto o de Lula era de centro-esquerda.


Extrema-esquerda e extrema-direita

Apesar dos nomes indicarem visões completamente diferentes, essas duas ideias políticas radicais apresentam três pontos em comum, que também as afastam em muito das noções políticas tradicionais de direita, centro e esquerda.

Pontos parecidos:

Vitimização

  • Pessoas que tendem a essas ideias costumam se sentir como parte de um grupo oprimido.
  • Um estudo aponta que quanto mais um indivíduo sofre durante a vida, maior é a sua tendência de aderir a uma dessas visões radicais (fonte, em inglês).

Violência

  • O abuso excessivo através de forças militares é prevalente em ambos os extremos políticos. Os dois movimentos não apenas pregam o uso de violência, como sua cultura luta contra atos e ideias de não-violência.
  • Como maiores exemplos, temos o caso de Hitler (extrema-direita) e de Che Guevara (extrema-esquerda).

Absolutismo

  • A crença de que apenas a própria opinião está certa é tão extrema que os dois grupos costumam estar dispostos a derrubar o governo atual para poder implantar suas próprias formas de governo o quanto antes.
  • Este ato explícito contra a democracia e liberdade de escolha leva ao totalitarismo e a tirania para que possam controlar a população afim de impôr sua visão sobre qualquer um que discorde.

Pontos diferentes:

  • A definição de valores morais sobre o que é certo ou errado e, portanto, a interpretação da história são totalmente diferentes.
  • A extrema-direita luta para alcançar o poder porque, até lá, o governo este é visto por eles como um instrumento de igualdade, que os repulsa.
  • A extrema-esquerda luta para alcançar o poder porque, até lá, o governo é visto por eles como um instrumento de desigualdade, que os repulsa.
Sort:  

This post is supported by $0.95 @tipU upvote funded by @felipejoys :)
@tipU voting service: instant, profitable upvotes + profit sharing tokens | For investors.

Coin Marketplace

STEEM 0.51
TRX 0.09
JST 0.069
BTC 50225.61
ETH 4412.74
BNB 607.57
SBD 6.19