Como aumentar a sua produtividade com músicas

in #music6 years ago

Ultimamente, a maioria das pessoas acabam se distraindo mais do que o normal com amenidades, graças a infinidade de informações a nossa volta. Resultado: menos produtividade. Exercícios e dicas para melhorar o foco não faltam. Com disciplina, é possível fugir dos ladrões do tempo.

Uma possibilidade mais simples que não exige tanto esforço são as músicas. Alguns estudos dizem que elas ajudam a diminuir a tensão e melhorar a eficiência nas tarefas diárias, além da criatividade.

Parte do cérebro chamada núcleo accumbens é ativada, quando ouvimos música. Essa região comanda a liberação de dopamina, neurotransmissor conhecido como “químico do prazer”. A quantidade dele depende do elemento surpresa, logo sons novos e interessantes desencadeiam uma liberação maior.

musica-cerebro.jpg
Parte do infográfico criado pela agência de marketing, WebpageFX. Confira completo na fonte

Não é novidade que a música influencia nos nossos sentimentos, entre outros benefícios. O melhor de tudo é poder usá-la a nosso favor, ainda mais hoje com tantos serviços disponíveis que facilitam isso.

Algumas plataformas para ajudar nas suas playlists, conforme a necessidade

8tracks

Esse site permite a escolha das playlists de acordo com os seus sentimentos, não apenas por artistas ou gêneros.

Coffitivity

Essa ferramenta simula o som ambiente de um café. Uma opção entre o silêncio absoluto e um som neutro.


As exceções

Nem tudo pode ser levado como verdade absoluta e existe o fator exceção para encontrar o equilíbrio. Ele se aplica as novidades. Quando estamos perante algo totalmente desconhecido ou pouco familiar é aconselhável uma pausa. Temos mais dificuldades para lembrar de novos assuntos quando uma música toca baixo ao fundo.

Também é bom se atentar ao tipo de música para cada tarefa desempenhada.

Sort:  

This post has been voted on from MSP3K courtesy of @thomashblum from the Minnow Support Project ( @minnowsupport ).

Bots Information:

Join the P.A.L. Discord | Check out MSPSteem | Listen to MSP-Waves

Muito obrigada!!

Saudações Letícia. Realmente, a aplicabilidade da música em diversas áreas é altíssima. Acho que isso poderia ser ensinado na escola para as crianças.

Há um estudo que mostra que pessoas com depressão, quando ouvem uma música depressiva, como por exemplo a música do Jonny Cash chamada Hurt, que possui letra e melodia melancólicas, tende á ter um certo equilíbrio químico e seus sintomas de depressão podem diminuir. No senso comum o pensamento é inverso, achando que uma música triste causará ainda mais depressão, mas pode ser uma estratégia que ajudaria a aliviar levemente os sintomas depressivos para quem ouve esse tipo de música.

Obrigado e bom dia!

Caramba, Juliano. Que legal, não sabia disso. Então ouvir música triste quando estamos mal pode ser bom, eu pensava o contrário tb! Eu que agradeço, o Steemit estava precisando de um psicólogo ;) Imagina só o que vou fazer agora? Ouvir essa música para checar a letra hahaha Abraço!

Comigo funciona muito bem :D É só ligar o Spotify que rendo o dobro no trabalho :P Sem contar que o humor melhora uns 100% :) Hahahaha! Obrigado por compartilhar ;)

Com certeza o humor é outro!! =D

Parabéns, seu post foi selecionado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!

footer-comentarios-2.jpg

Muito obrigada!!

Trabalhei 8 anos no serviço administrativo e tenho certeza que a música contribuiu muito para o meu bom desempenho, em momentos de tensão eu sempre buscava uma boa música para melhorar a concentração.
Parabéns, boa postagem :)

Pena que ainda o fone de ouvido é visto com maus olhos em alguns ambiente de trabalho. Obrigada pelo comentário!

Pena mesmo viu, eu tenho certeza que a maioria que vê com maus olhos, na verdade também gostaria de usar fone, só não quer dar o braço a torcer rsrsrs
Pra mim fone de ouvido é uma ótima combinação para o trabalho.

Belo post !!! Realmente a musica tem essa capacidade de potencializar nossa produção, seja dando aquela injeção de animo ou relaxando.

É isso mesmo! Obrigada pela presença!

Que bacana n conhecia estas plataformas, vou dar uma explorada :)

Não gostei da Coffitivity. Vê lá o que acha, depois me fala ;)

Eu tento fazer tudo ouvindo música. Sempre fui assim. Só o estudo que dei uma parada agora. Quando o livro é teórico e denso, eu prefiro ficar em silêncio para não perder o foco. Mas isso depende dos níveis de equilíbrio entre cafeína, dificuldade do conteúdo e altura do som hahahahaha

Estou tentando praticar mais isso Flavius. A música pode ajudar em muitas coisas, impressionante. As instrumentais tem muitas vantagens tb, pelo que eu percebo não é tão comum as pessoas ouvirem.

Verdade! Depende muito do tipo de música. Eu considero as músicas "ambiente", as clássicas e as sacras mais eficientes em ajudar. Às vezes, para estudar, eu coloco músicas sacras mesmo, como as escritas por Hildegard Von Bingen. Acaba ajudando a manter o foco :)

Coin Marketplace

STEEM 0.28
TRX 0.11
JST 0.031
BTC 68763.18
ETH 3770.45
USDT 1.00
SBD 3.76