Copo descartável... o inimigo?

in #lifestyle6 years ago

Hoje, durante uma confraternização do trabalho, estava analisando com uma colega que algumas pessoas (ainda!) usam copos plásticos descartáveis. No trabalho, temos copos de vidro, água engarrafada e copeira. Ou seja: por que ainda usar os infelizes?
copo-plastico-descartavel-descartaveis-suprimix-suprimentos-tubarao-sc-2.jpg
Resolvi fazer uma breve pesquisa sobre os problemas relativos aos copos descartáveis, e encontrei o seguinte:

  1. Um copo descartável demora de 200 a 450 anos para se decompor. Ou seja, aquele copinho fino que você usa por dia, possivelmente, estará morando no planeta até seu tatatatataraneto morrer.
  2. O quilo do copo plástico e de isopor é muito barato para as empresas de reciclagem (cerca de R$ 0,20). Então, não vale a pena reciclá-los, já que um só copo tem em média 4 g. Além disso, o processo de produção acaba sendo mais barato que a própria reciclagem, que também é dificultada pelo fato de o copo estar sujo.
  3. Segundo pesquisa da Universidade Federal da Bahia, copos plásticos em contato com substâncias quentes liberam uma substância chamada estireno acima do nível considerado seguro pelo Ministério da Saúde. O estireno é um possível cancerígeno.
  4. A produção de copos plásticos de poliestireno ou polipropileno é responsável por emitir uma grande quantidade de gás carbônico e de outros gases responsáveis pelo efeito estufa.
  5. Copos de papel, em sua maioria, não são feitos de papel reciclado, mas de papel virgem. Além disso, geralmente são envoltos por uma resina que dificulta o processo de reciclagem.
  6. Segundo pesquisa da Universidade Federal de Alfenas, o plástico é o material menos reciclado no mundo. No Brasil, o índice de reciclagem é de apenas 20%.
  7. Em geral, um copo descartável necessita de 500 mL a 3 L de água para ser produzido, ao passo que para lavar um copo resistente são necessários 100 a 400 mL de água.
  8. No Brasil, são consumidos 720 milhões de copos descartáveis por dia. Empilhados, dão uma volta e meia na Terra!

Reutilizando um mesmo copo (ou garrafa ou caneca), você: 1) economiza espaço na sua empresa, casa, consultório, academia, aterro sanitário etc; 2) economiza energia, combustível e água (que seriam repetidamente utilizados da produção de copos descartáveis); e 3) deixa de contribuir para a Grande Porção de Lixo do Pacífico:

toneladas-de-plastico-en-el-oceano-pacífico.jpg

Imagem: Spectareveritas

Lá no trabalho iniciamos uma campanha de conscientização. Vamos presentear garrafas/canecas para quem ainda não leva e sugerir a abolição (quase) completa dos copos descartáveis.
O que vocês acham?

Abraço reutilizável,
M.

Sort:  

marina chegou como? PISANDO NA SOCIEDADE! hahahaha' Se cada um fizer sua parte, um pequeno gesto qualquer, o planeta agradeceria. Eu tenho mania (acho que é da boa) de não aceitar a 2 via dos slips de cartão. A priori, eu guardava aquilo na carteira e so fazia lixo nela. teve um dia que eu tirei um tempo pra limpar a carteira e saiu um saco pequeno de papel Oo' so lixo. Depois que eu parei pra pensar que se cada um nao aceitasse os papeis do dia a dia que te entregam, a natureza seria muito mais limpa. Já existem notas enviadas por email/sms pq não aceitar???

ps: Nao uso mais copo descartavel. eu tenho meu proprio copinho^_^
ps²: AMEI ESSE POST!

Tati você é demais!! Haha, sabia que só esses dias fui parar pra pensar na 2ª via do cartão? Uma amiga minha comentou e eu fiquei chocada em quanto lixo já devo ter produzido disso! De agora em diante: não mais kkkk Estou aguardando seus textos, viu?

Can't read a word. However.... I can see the pic. Nasty people we are!

I'm sorry! I was planning to translate, but it would take a time that I don't have right now, urfotunately! But basically, I was at a gathering at work and some people were still drinking from disposable water cups. So I've decided to do a quick search around the web about it and hopefully we will abolish them at my workplace!

720 milhões de copos descartáveis por dia!!! Fiquei abismado com esse número! Adorei seu post, Marina.

Obrigada! Haha, depois que você comentou, eu corri confirmar se era isso, e aparentemente é mesmo. Triste né.

Post muito bacana, @marb.

É realmente assustador o que a nossa raça (que ainda se diz humana) é capaz de fazer, né? ;x

Demais! Eu alterno entre completa descrença na nossa humanidade e esperança. Mas tenho visto cada vez mais pessoas preocupadas e isso me deixa feliz!

Já tinha visto em um programa na tv essa abordagem, muito legal trazer aqui. Pesco, e nos lagos o que não falta é garrafa pet e copo plástico. Preservar a natureza é preservar a saúde. Gostei da ideia de cada um levar sei copo! Valeu pelo post @marb

Pois é, @matheusggr, a gente é imediatista e não pensa no longo prazo, mas o trabalho é de formiguinha mesmo!

Nossa, 720 milhões por dia??? Vou começar a andar com uma caneca!! Obrigado pela conscientização!!

Também fiquei chocada! Haha eu ando com uma garrafinha, mas como é grande, vou atrás de um copo retrátil também!

Caramba que post e que tapa na cara! Seria uma ótima idéia se a gente começasse a andar com nossos copos, não é? Cada um responsável pelo seu. É completamente ridículo, imagina o preço que pagaremos mo futuro pela comodidade de agora. Valeu por compartilhar isso!

Exatamente! Às vezes eu fico imaginando uma terra repleta de lixo, sem espaço algum. Não é a minha nem a sua realidade, mas pensar que muita gente vive assim...

Sempre que posso busco evitar usar copos descartáveis, ou usar o mesmo durante festas e afins, mas é algo que vejo que muita gente simplesmente não ligar. Talvez com o tempo isso tudo mude!! Grato por compartilhar essa visão com a gente!!

É verdade! É muito complicado porque é realmente bem mais prático, principalmente em festas. Mas cada vez mais vejo mais consciência, então acho que é uma questão de ir espalhando a ideia pouco a pouco.

UMA VOLTA E MEIA NA TERRA!!!
Sensacional seu post, Ma!
Atitudes simples podem mudar drasticamente a maneira como lidamos e cuidamos do nosso planeta.

Obrigada, Re! Com certeza! E não é tão difícil quanto a gente pensa!

Boa Marina! Gostei muito do post.
No trabalho, evito ao máximo usar copo descartável e tento reutilizar garrafas de plástico, mas no mundo de hoje é muito difícil eliminar. Mas acredito que se todos diminuíssem o uso, o impacto seria significante
Um abraço!

Coin Marketplace

STEEM 0.30
TRX 0.12
JST 0.032
BTC 59179.00
ETH 2969.17
USDT 1.00
SBD 3.75