Como ter ideias?

in life •  20 days ago

composition-creativity-hand-1374361.jpg

Já alguma vez quiseram começar um negócio, escrever um livro, ou mesmo compor uma música, mas parece que as ideias não aparecem? Penso que este é um problema comum para quem quer criar algo, independentemente do tema, e eu próprio já senti isso na pele várias vezes. Aliás, este tópico tem me consumido bastante tempo nos últimos meses, já que vou-me despedir do trabalho para tentar correr atrás de um sonho, e para isso preciso de ideias para projetos e para me subsistir durante os meses que não estou a trabalhar por conta de outrem. Mas então, como é que conseguimos encontrar as ideias que estamos à procura?

Como encontrar ideias?

Saúde


Segundo a minha pesquisa dos últimos meses, uma das maneiras mais eficientes de ganhar ideias que encontrei é ter cuidado com a saúde. Isto porque as ideias tendem a fluir melhor quando nos sentimos bem, e podemos atingir este estado ao controlar a alimentação, dormir bem e fazer exercício físico. Aliás, tenho me surpreendido de como o simples ato de ir ao ginásio regularmente e de começar a correr tem impactado o meu flow de atividades e de clareza mental.

Informação


Para além de manter uma vida saudável, outro fator que considero de extrema importância para a obtenção de ideias é a absorção de informação, não só para a área de interesse, como também noutras áreas desconexas. Isto porque quando temos conhecimentos em diferentes áreas, acabamos por ter ideias que resultam de informações que obtivemos noutros contextos diferentes. Ou seja, pode surgir uma ideia na criação de um vídeo de ficção porque viste num documentário que o cérebro tem a capacidade de criar novas ligações neuronais. “Ok, mas que meios usas saber mais sobre…coisas?”

Vídeos/Documentários

Gosto particularmente de assistir a vídeos direcionados para um tema específico, até porque sendo um meio de comunicação que tem imagem e áudio, às vezes consegues perceber melhor a ideia do que tendo apenas áudio. Neste sentido, costumo assistir a TED Talks, a documentários variados e aos vídeos do Impact Theory. Recomendo vivamente este último, até porque o próprio propósito da empresa é dar a conhecer ideias e pessoas que poderão ajudar a executar sonhos. Aliás, um dos "mottos” que Tom Bilyeu usa é Ideas in = Ideas out, portanto vai bastante de encontro ao que queremos.

Podcasts

Este tem sido um dos formatos que tenho consumido mais nos últimos tempos, até porque podemos estar a fazer outras coisas enquanto ouvimos o podcast (no meu caso, ouvir podcasts a caminho do trabalho). É impressionante a quantidade podcasts de qualidade que há por aí. Um deles é o Shut up Brain, que se foca bastante em meditação e self-help. Outro é, novamente, o Impact Theory, que também está disponível em formato podcast, e confesso que tenho ouvido este show mais em podcast do que em vídeo propriamente dito. Embora ainda não tenha começado, também estou com vontade de pegar no The Jordan Harbinger Show, recomendado pelo @maxjoy.

Audiobooks

Audiobooks: livros lidos por outras pessoas, para que não tenhas que ler. Parece um pouco absurdo, não? Eu pensava assim, mas depois de ouvir o meu primeiro audiobook, mudei drasticamente a minha perspectiva sobre o assunto. É uma maneira muito mais rápida de reter as informações de um livro e, para além disso, o facto de ser informação em forma de áudio, permite outra interação com o ouvinte. Por exemplo: o livro Can’t Hurt Me, do David Goggins, é uma mistura de audiobook com podcast, onde o leitor, após uma secção do livro, entrevista o autor sobre a parte que acabou de ser lida e lança desafios aos ouvintes.
A nível de audiobooks, costumo usar o Audible, e até à data já ouvi o Can’t Hurt Me, de David Goggins e The Third Door, de Alex Banayan, que recomendo vivamente.


Imagem 1 | Fonte


Obrigado por lerem

Até à data, considero que estes são os factores mais importantes para que as ideias fluam: saúde e informação. Mas está-me as escapar alguma coisa? Se tiverem mais dicas, já sabem o que fazer! Feedback é sempre bem-vindo!


Se quiserem saber mais sobre mim e sobre o meu trabalho, passem pela minha página do Steemit!

Até breve,
Shaden

Authors get paid when people like you upvote their post.
If you enjoyed what you read here, create your account today and start earning FREE STEEM!
Sort Order:  

Este post recebeu 5.00% de upvote da conta @steemitportugal!
Vota em @steemitportugal para Witness. O teu voto é muito importante!
Obrigado.
Clica aqui para votar
steemitportugal

Congratulations @shaden! You have completed the following achievement on the Steem blockchain and have been rewarded with new badge(s) :

You published more than 70 posts. Your next target is to reach 80 posts.

Click here to view your Board
If you no longer want to receive notifications, reply to this comment with the word STOP

To support your work, I also upvoted your post!

Support SteemitBoard's project! Vote for its witness and get one more award!