A Busca Falhada Por Uma Filosofia Que Nos Justifique

in #life6 years ago

man-2877135_1280.jpg

fonte

Em momentos de crise, sempre procuramos uma filosofia para podermos encontrar saídas, outras formas de encarar esses problemas que nos afligem e nessa procura por uma filosofia que "nos justifique" acabamos descobrindo formas de pensar que nunca imaginávamos que existiam.

Filosofias de vida que, ao menos para mim, parecem extremistas demais, forçam demais algo que o ser humano não está preparado ou tem evolução suficiente para vive-la. Como se as minhas observações anteriores não fossem suficientes, os líderes de tais filosofias (sim, eles existem) dão fardo para os outros que nem eles têm capacidade suficiente para levar em seus ombros.

bustos-756620_640.jpg

fonte

Cada pessoa tem o seu tempo, cada pessoa tem sua limitação, cada pessoa tem uma personalidade. Generalizar, unificar e padronizar formas de se lidar com tais situações adversas que acontecem em nossas vidas é algo sem noção, que não se aplica, irracional.

Tudo isso me leva a pensar que muito melhor do que buscar em momentos de dificuldade filosofias que me justifiquem, é me conhecer. Me conhecendo, sabendo as minhas limitações, tendo reconhecimento dos meus erros, buscar melhorar, mudar a forma como encaro os problemas é muito melhor do que transferir para o outro (ou a outros e ao líder) a responsabilidade de sair desse "buraco" que somente cabe a mim.

Todas as respostas no final para tudo o que questionamos e tanto nos afligem estão dentro de nós.


Obrigado por ter lido o meu post!

Thanks for Reading My Post!

js sign.jpg

Sort:  

A cada ser, uma sentença. Sim, isso é verdadeiro, e devemos entender cada uma dessas sentenças. Há um pensador espírita que diz: entendamos o incompreensível, para compreendermos o possível, e aprendermos o necessário. O espiritismo tem dessas coisas, máximas que devem ser pensadas e repensadas dia e noite, pois as respostas não são fáceis de serem encontradas. Mas, uma hora ou outra, elas surgem.

Eu, como professor, gostaria muito de lidar com um ser por vez. Talvez seria mais fácil compreender o possível daquele universo e aprender com ele o necessário. Contudo, é-me brutalmente confuso suportar fardos que não são meus, levando-me a doenças cardíacas (que você já sabe que tenho e descobri ano passado, depois de milhões de exames) e, assim, eu deixo a César o que é de César, e volto a meus métodos e práticas espirituais para tentar compreender que caminho tomar, mesmo sabendo na minha total pequenez, que uma mão estendida a quem não pede, é doar tempo a quem não precisa.

Seu exercício de autorreflexão é totalmente pertinente e, se me permite, necessário a todos os seres. E, se me permite uma outra citação de um meu sempre querido escritor brasileiro, nosso conterrâneo, Guimarães Rosa, ei-la: Viver é um rasgar-se e remendar-se.

Não pense que não entendo sua dor, ou que a deprecio, não, amigo @jsantana. Na verdade, pelo contrário, dói-me em dobro por saber que compartilhamos o mesmo pensamento incompreendido, e porque você, um amigo de boa alma, sofre.

Remende-se, querido @jsantana, eu também ando cá a coser meus retalhos e a carpir meu jardim para outras semeaduras!

Sempre um excelente comentário, Mano. Exatamente. Acredito que hoje o povo precisa mais voltar para si do que depender dos outros para encontrar o seu equilíbrio, a sua paz. Não falo de isolar-se, mas "se virar" um pouco com seus problemas e encontrar soluções para tais aos invés de ficar correndo atrás do seu "guru de estimação".

Grande abraço meu amigo!

Sobre problemas cardíacos, já pesquisou sobre coenzima q10, omega3, reposição hormonal bioidêntica, homocisteína, dieta lowcarb/paleo? Talvez uma combinação de todos, possa te ajudar :P

@manandezo esqueci do magnésio dimalato.

Boa reflexão. Não existe padrão no humano, afinal o que é ser normal? A singularidade que nos diferencia, é o que a psicanálise trouxe para o campo médico. É o mais importante é ter essa capacidade de se conhecer, reconhecer e ver que tudo que vemos, falamos, sentimos, são nossos. Mesmo que o meio que vivemos proporcione, os sentimentos e sensações são todas nossas. Nos conhecer, nos faz lidar melhor com a vida. Valeu @jsantana!

Boa reflexão. Valeu!

Ora aí está uma bela filosofia, afinal de contas todas as realidades são projectadas dessa mesma forma. As pessoas tendem a generalizar a forma como diferenciam o que está certo do que está errado... Isso talvez resulte numa linha de montagem... Mas infelizmente tentam aplicar isso na sociedade, talvez por ser mais fácil, afinal de uma só vez vão aviando uns quantos... Imagina uma sociedade onde o sistema de ensino é aplicado de forma diferenciada a cada indivíduo segundo as suas capacidades e apetências? Era o ideal certo? Mas looooonge de ser a realidade... E assim vamos nós... Ando numa de frases feitas e aproveito para deixar mais uma... "only dead fish go with the flow"

Ah sim...a educação das escolas somente ensinam o que estado quer que as crianças e os jovens saibam. Tem algo errado nisso. Valeu!

Exato, tudo tem seu tempo, não há necessidade de pular etapas.

Acho que as filosofias devem ser um norte para os seres humanos. Existem aqueles que compreendem a ideia principal e conseguem levá-la a sua vida, outros que precisam fazer a sua própria filosofia. Ninguém está certo, ninguém está errado.

Eu mesmo sigo os preceitos do objetivismo de Ayn Rand, que diz:

Minha filosofia, em essência, é o conceito do homem como um ser heroico, com sua própria felicidade como o propósito moral de sua vida, com sua realização produtiva como sua atividade mais nobre e a razão como seu único absoluto.

Acredito que essa é a máxima que até hoje não consegui encontrar negativas ou preceitos suficientes que consigam abalá-la, do meu ponto de vista.

Ayn Rand é fera.

Precisa ter um belo par de culhões pra suportar o caos que é não ter mais a teoria que o justifique. É ter que continuar caminhando, mas sem ter bússola.

Sim, concordo. Cada um sabe a cruz que carrega.

Somos todos diferentes e, por isso, tentar padronizar um ser humano é mera ilusão. Considero que o mais importante é conhecermo-nos a nós próprios de forma a aperfeiçoarmo-nos ao longo da vida.

Exatamente. Muito bem, Ana.

Assumindo nossa responsabilidade sobre a atual situação de forma franca e realista, podemos partir para a evolução. Refletindo nisso ao ler o texto..

Obrigado amigo.

Coin Marketplace

STEEM 0.18
TRX 0.13
JST 0.028
BTC 57738.58
ETH 3102.81
USDT 1.00
SBD 2.34