RE: O dia que eu comprei um headphone de verdade
Muito legal o post! Meu sonho de consumo é ter um destes fone de ouvido com cancelamento ativo de ruído. Ma$$$$$$$$....
Tive um Nokia Bluetooth BH 505 muito bom de som, graves redondos, agudos bem definidos, apenas um pouco desconfortável depois de um tempo de uso. Acabou de quebrar... Ótima relação custo benefício. Mas um fone que cobre a orelha, em vez deste meu que "entra" como uma rolha no ouvido, parece ser muito mais confortável.
Permita-me uma observação técnica: auando você diz que o fone "emite uma frequência contrária", o correto seria o equipamento grava a onda original e aplica nela uma inversão de fase. Assim, onde há um pico sonoro o equipamento cria um vale e vice-versa. Sobrepondo as duas ondas, a original e aquela com a fase invertida, há um cancelamento do ruído por interferência destrutiva.
Este recurso está presente em celulares e notebooks para melhorar a qualidade de som em vídeo conferências. Em alguns carros de luxo também para minimizar ainda mais o ruído do motor dentro da cabine. Mas nos fones de ouvido o sistema é, sem dúvida, muito mais perfeito e eficiente.
Abraço. E Física na veia!
Opa primeiramente muito obrigado pela correção, e desculpe pela minha ignorância, eu sabia de uma forma beeeem superficial como funcionava, mas sua explicação adicionou e corrigiu de forma magistral.
Agora sobre os fones, conheço esse Nokia Bluetooth BH 505, não sei se sou eu ou é algo comum, mas meu ouvido parece que não foi feito para esses fones. Machuca muito e acaba não sendo tão agradável o uso deles.
E sim, esses fones com cancelamento ativo de ruído, ou mesmo fones de maior qualidade, são bem caros, chegando a custar o preço de uma moto as vezes. Essa é a má notícia, a boa notícia é que só no Brasil que são tão proibitivos. Qualquer viagem internacional que for fazer vale a pena pegar um, mas isso leva a outro problema, só podemos usar em casa, quem seria louco de sair com um fone desses para ser roubado né?
Novamente muito obrigado pela correção, grande abraço!