7 Delícias Do Brasil Que Não Encontro Na Holanda

in #food6 years ago

01bef6e2336ab3f1e65782821b3416dd117bf7ad02.jpg


Vire e mexe me bate uma saudade doida de casa. Saudade de abraçar minha sobrinha, aliás, minha família toda, de sair dau uma volta com os amigos, parar na praça e comprar um sorvete, deitar na varanda gelada de casa pra amenizar o calor. E como boa gordinha que sou, dentre essas saudades, tem muita comida que sinto falta. E lá vai lista, porque sou dessas que registra tudo mesmo pra quando chegar na terrinha aproveitar tudo o que puder.

1. Couve Manteiga
Ah que delícia, sabe aquela couve refogada no alho, ou azedinha na salada? Pois é, tem nada disso aqui não. Aliás, até tem uma couve aí meio metista a besta, mas ela não é igual a nossa. Couve manteiga é fera.

2. Garapa
Só de falar já me arrepio. Essa uma me traz não só água na boca como tantas memórias de infância. Meu tio uma vez arrumou um moedor manual e a gente criança faceira ajudava ele a moer. No fim cada uma levava um litro pra casa, mas não durava muito tempo, porque é bom demais pra beber devagar. Aqui na Holanda até tem umas em lata, mas parece mais que misturaram uma colher de caldo de cana com um copo d'água, aí não, né?

IMG_1342.JPG

3. Mandioca Salva/Batata Baroa
Eita, que saudade! Batata baroa aqui nem o cheiro, nem a prima de terceiro grau. Nunca encontrei nada parecido. Amo muito, mas só consigo comer quando vou pro Brasil. Algumas pessoas acabam trazendo congeladas do Brasil pra você ter uma ideia do desespero!

4. Queijo Minas
Até tem um tal de Verse Kaas, que seria um queijo frescal, mas não é receita de minas :P. Eu sei, eu moro no país do queijo, mas o queijo no Brasil é bom demais também. Quantas vezes não parava um carro que vinha do sítio pra cidade lá em casa pra vender queijo e vegetais. Queijo Minas e um café com leite, pão fresco e aí tá um café da manhã perfeito.

IMG_1343.JPG

5. Jabuticaba
Na casa de minha avó havia um pé de jabuticaba maravilhoso, era grande e eu acredito ser de uma outra qualidade, porque as jabuticabas eram gigantescas e o tronco do pé era muito largo também. Naquele pé de jabuticaba passei boa parte da minha infância e quando dava fruto, alí eu ficava até encher a barriga.
Aqui nunca vi nada parecido, nem sequer importam. Meu namorado ficou espantado como as frutinhas cresciam no pé.

6. Ciriguela
Sei que a fruta é típica de lugares quentes, então achar a bendita no Paraná já era um sufoco, imagina aqui.
Essa é outra coisa boa que quando alguém oferecia eu já ia buscar a bacia. Amo demais! Juro que nem faço drinks com ela, é só pra comer mesmo.

IMG_1344.JPG

7. Água de Coco
O mesmo que o caldo de cana, até tem, mas parece muito diferente do sabor original daquela água fresca do coco que você abre na praia.
Essa é uma das coisas que mais supreendeu meu namorado no Brasil. Ele havia provado e odiado o de caixinha, mas quando provou no Brasil foi bem surreal. Saudade!

IMG_1345.JPG


Provavelmente há muitas outras coisas que eu amo e não encontro aqui, mas agora é isso que me vem a mente.
Muita gente diz que a gente deveria perder o costume de arroz e feijão e se integrar na nova realidade. Eu discordo. Cada um sabe o melhor jeito de viver, e da pra encaixar minha cultura na deles e ser feliz.

Tem muita fruta e comida aqui sim, mas quer saber, é tudo importado, vem de milhares de países diferentes. No Brasil a gente tem uma infinidade de produtos tipicamente brasileiros, ou quase, mas mesmo assim produzidos por nós.
Em geral, coisas que passam despercebidas no dia a dia e que só são valorizadas quando não se tem mais.
Então não deixe passar batido, seja grato e aprecie o que tem ao seu redor, infelizmente só aprendi a fazer isso depois de sair do Brasil, mas nunca é tarde pra agradecer!

Obrigada por ler,
Bianca.


followme.png

Sort:  

Meu medo de um dia ir para o exterior é esse, não encontrar comidas que estamos tão acostumados a comer rsrs.

Não tenha medo Haha mais tem do que não tem. Até quiabo eu compro sempre aqui. Mas como disse, às vezes falta alguma coisinha hehe

Interessante isso. Eu morei fora também (Chile e EUA) e de vez em quando inventava de preparar uns pratos típicos brasileiros, mas confesso que não sofria muito. Na verdade eu acho que como eu curto cozinhar e descobrir novos sabores, eu acabava suprindo o desejo com novos pratos.
Algo que era curioso pra mim é como as frutas e legumes (típicas do Brasil) fora do Brasil são mais bonitos. Acredito que devido a exportação que fazemos, acabam selecionando os frutos mais bonitos pro mercado externo.

Ah isso é, produtos mais bonitos dão sempre exportados, com exceção dos franceses hehehe. Não é sofrimento, só saudades. Às vezes se dirijo um pouco consigo comer algo típico, mas como você disse acabo também descobrindo novos pratos, faz parte. Valeu!

nossa que bacana, gostei muito!!!
eu estava com receio de escrever em portugues, com medo de não haver leitores!!! bacana seu trabalho!!! parebens

Há MUITOS que falam português aqui, não se preocupe, escreve que vai ser sucesso. Valeu!

obrigado =D

Jaboticaba no pé me lembra a infancia

Jabuticaba esteve presente na infância de muita gente, né? Que fruta especial.

Sofri por você lendo esse post hahaha. Meu domingo seria complicado sem acordar cedo, passar na feira e voltar pra casa tomando um caldo de cana hahaha.. mas, como você escreveu, já me falaram que é uma questão de adaptação. Aposto que aí também tem muita coisa que você sentiria saudades se voltasse hahaha.. Poderia fazer um post assim qualquer dia hahaha!
Um abraço!

Exato, quando tô no Brasil sinto muita falta de comidas daqui também. Mas é bacana voltar e provar um caldo de cana de novo como se fosse a primeira vez hehe

aiai, não saberia dizer de qual deles eu sentiria mais falta. o páreo é duro. e o feijão, o daí é igual?

É sim, só o feijão carioca que é um pouco maior, mas o sabor é igual. Feijão preto, fradinho, tudo a mesma coisa.

Traz a listinha desse ano pra riscarmos vários itens! <3

Simmmm, tem a pizza aí do bairro do Diogo e cachorro quente com purê!

Olá, seu texto foi sugerido por um usuário e consta na Galeria de Leitura do Projeto Lusofonia. Visite a publicação aqui para a lista completa de textos indicados: [Galeria de Leitura]: Publicações Sugeridas pelos Usuários e pelo Projeto Lusofonia.

Abraços, luz e sucesso!

Muito obrigada!

Pra mim, a jabuticaba é o que mais faz falta, já que mesmo quando vou ao Brasil, se não for temporada, provavelmente não vou encontrar. Eu amo e nunca vi em nenhum outro lugar do mundo.

Ei bem pensado! Não é sempre um que se acha no Brasil mesmo, por isso quando acha tem que aproveitar. Espero que a gente tenha sorte da próxima vez!

Que legal! Realmente senti falta dessas coisas por lá também... Você conhece uma loja de brigadeiro que abriu em Amsterdam ano passado?

Ainda não :( só vi uma matéria no jornal, mas pretendo conhecer em breve hehe

Vale muito a pena! Mas não vá a noite... Quando eu fui já tinha acabado a maior parte dos brigadeiros hahaha

Coin Marketplace

STEEM 0.29
TRX 0.12
JST 0.033
BTC 63071.06
ETH 3121.31
USDT 1.00
SBD 3.84