You are viewing a single comment's thread from:

RE: Marteladas#1 Crise Existencial ao Ler Nietzsche

in #filosofia3 years ago

eu parto do pressuposto que ele é criticado mas coisas que sequer falou, é mal interpretado, ele não odeia deus, até acredito que não afirmou ser impossível a sua existência, mas lutava contra as religiões tradicionais porque viu que esta se afastaram de deus e da missão como planejada por Jesus Cristo, Maomé, Buda etc, uma frase que resume isso é essa, de William Blake: Quando as religiões das trevas morrerem, a doce ciência reinará.

Em outras palavras não é uma crítica a todas religiões, apenas as das "trevas".

Sort:  

A interpretação é um viés humano também. Acontece muito na minha área, penso que nunca saberemos o que eles quiseram dizer exatamente, mas quando conhecemos como o traz podemos interpretar um contexto. E dará no mesmo se a crença na ciência for da mesma forma que da religião, a ciência pode ser tão cruel quanto a religião, a própria psiquiatria pode ser muito claro isso, mas pode ser reproduzida em varias áreas da ciência. A ciência é realizada a partir da dúvida. Sem duvida não há ciência. E como instrumento humano, pode ser utilizado como a religião.E mesmo assim ela prova o passado, que faz o presente são as relações humanas. E não sei qual religião seria das trevas ou não, acredito que cada um defenderá a sua.. ou até que ponto são humanos fanáticos conduzindo no momento algumas religiões ou cultos ou não. O conhecimento que se tem até agora é bem claro. Não sabemos se existe Deus. Mas Ele existe na fé de cada um que o crê. Mas sabemos que existem humanos que não conseguem diferenciar até que ponto somos responsáveis pelas relações humanas, e somos totalmente responsáveis pelas relações humanas. O fanatismo e e valores individuais que se sobrepõe ao coletivo como forma de direito sobre outros indivíduos, nos mostra o quão estamos na esfera humana, e mesmo assim tende-se a colocar na conta de Deus ou Deuses o altruísmo e a agressividade do subjetivo humano. É hora de nos humanos nos responsabilizarmos por nossos atos, a mesma fé na religião que torna doentia o fanático, se reproduz na fé da ciência, do dinheiro, etc.. Não à toa vivemos esse misto de crenças que nos afasta das relações humanas afetivas.

em relação a questão de interpretação, gosto de uma frase do próprio Nietzsche - não existem fatos, somente interpretações, quer dizer que somente conhecemos aquilo que percebemos, portanto, tudo é subjetivo na medida que não temos contato com o objeto em si, como dizia Kant, em relação ao restante do comentário, adoro esta temática, é bem complexo, de certa maneira o problema não é deus nem a religião, o inferno é o homem, tudo depende de como o homem utiliza a religião, ou a ciência, em outro texto eu defendi a ética secular, de Dalai Lama, uma ética além da religião, sem barreiras divisórias, muito interessante.

Coin Marketplace

STEEM 1.17
TRX 0.14
JST 0.134
BTC 57522.64
ETH 3905.52
BNB 663.07
SBD 7.14