You are viewing a single comment's thread from:

RE: Não é porque a nossa percepção da realidade é subjetiva que ela de fato o seja.

in #filosofia5 years ago

Não sou exatamente um niilista, estou mais para um empirista cético.
E não que todas as verdades científicas sejam subjetivas, mas são verdades passageiras, pegar a evolução como exemplo, ela existe e é aplicada aos diversos seres do planeta, todos evoluímos de algo, isso é uma verdade, negar isso com a quantidade de provas existentes é insanidade, mas no futuro não sabemos, pois o ser humano pode chegar à extinção - que é o provável - e não existirá mais evolução, ou podem surgir outras raças de seres que não evoluam.
Na filosofia estética existem os conceitos de bom, belo, justo e outros, que Platão e Sócrates pregaram como conceitos de verdade, mas era a verdade deles, ou seja, postularam conceitos, não podemos chegar a um conceito universal de justiça por exemplo, é impossível. Não existe nada nesse mundo, além das ciências exatas, que possamos dizer que é uma verdade universal.

Sort:  

Então pra você a razão não é uma verdade?

Posted using Partiko Android

A razão existe, salvo poucos casos com deficiência genética ou cognitiva, mas é tão subjetiva quanto os conceitos, por exemplo, eu acho irracional um país gastar U$D 570 bilhões em armas enquanto 43% da sua população é pobre, ou seja, mais de 140 milhões de pessoas, isso ocorre nos EUA.
Minha visão disso vai mudar alguma coisa? Não, então não adianta de nada, pois aquela sociedade está satisfeita desta forma, caso contrário a população já haveria se revoltado.
Da mesma forma que devem haver coisas que as pessoas façam racionalmente e vc não concorda ou ache irracional, por exemplo a minha visão de mundo, para vc pode ser totalmente irracional, mas para mim é muito lógico e principalmente satisfatório, pois vivo sem ilusões.

Então você acredita que usar a razão geralmente é melhor que não usá-la na busca de uma verdade objetiva?

Posted using Partiko Android

Sim, concordo, se isso é uma busca sua ou sua intenção, tudo bem, vc é dono do seu destino.
Mas acho isso uma extrema busca sem fim, apenas desperdício de tempo e raciocínio que poderia ser usado de outra forma.

O que deve ser feito de fato é, distinguir o que é relacionado a mim e o que é relacionado ao outro, eu vivo minha vida de uma forma, mas não imponho isso aos outros, sempre tento passar meu conhecimento como professor de filosofia, mas nunca imponho a ninguém o que deve fazer.
Por outro lado, no contexto social, eu me sinto na obrigação de tentar mudar a realidade da sociedade, por isso minha área de pesquisa é política e ciência.
Eu penso que, meu conhecimento deve ser dividido com a sociedade para buscarmos um caminho que seja melhor para todos, nunca irei conseguir, isso é fato, sou apenas um grão de areia em uma praia enorme, mas tenho que compartilhar isso, mas nunca esquecendo que, não posso induzir ninguém a nada, quem quiser pensar que nem eu, que o faça por vontade.

Coin Marketplace

STEEM 0.20
TRX 0.13
JST 0.030
BTC 64761.00
ETH 3425.94
USDT 1.00
SBD 2.55