[Diário de um pai - 002] - Rotina de trabalho e cuidados com a pequena

in #filhos7 years ago

Eu coloquei uma meta no mês de Janeiro de publicar

ao menos 1 vez por dia aqui no Steemit. Para isso eu criei uma estratégia. Afim de evitar me ver preso em um bloqueio criativo e me desesperar para escrever algo sem pé nem cabeça somente para cumprir a meta, criei três frentes de publicação: Série #moneytalks, Diário De Um Pai e Histórias De Um Motociclista (em desenvolvimento). Assim consigo sempre ter alguma carta na manga e posso variar os assuntos sem sofrer com a escolha do tema. Afinal, manter um nível de qualidade é algo que considero de extrema importância por aqui.

Rotina


Voltando ao tema deste meu texto, ser pai obviamente me apresentou inúmeros desafios e um deles está relacionado a minha rotina de trabalho e cuidados com a pequena. Desde outubro do ano passado - quando decidi encerrar minha jornada como empreendedor temporariamente - trabalho de casa como freelancer e também, agora, escrevendo aqui no Steemit. Convivendo 24h por dia com um bebê, constantemente preciso parar o que estou fazendo para resolver alguma demanda dela. E deve piorar, pois a partir de Fevereiro minha esposa volta ao trabalho e eu estarei encarregado de ficar com ela ao longo do dia. Virei dono-de-casa. Nada mais moderno e atual que isso.

Minha rotina atualmente consiste em levantar por volta das 6:30hs-7:00hs da manhã para pegar a pequena no berço e trazer para nossa cama, onde ele faz uma mamada matinal e tira um cochilo de cerca de 1h enquanto eu preparo o café. As vezes ela acorda mais tarde o que nos da um pouco mais de tempo para dormir.

Tomamos o café da manhã em família e logo depois desço com ela para passear e tomar um sol. Assim, minha esposa pode dormir um pouco mais e compensar o sono perdido durante alguma mamada da madrugada (cada vez menos agora) ou simplesmente para ela se arrumar em paz.

Ao longo do dia vamos alternando nas tarefas de manter a casa arrumada, a roupa lavada, brincar com a Joana, trocar fraldas, fazer o almoço e o jantar até chegar o momento do banho, missão que assumi a responsabilidade desde o primeiro dia e faço com prazer.

Estamos pesquisando por berçário, mas os preços aqui na minha região estão muito acima do que podemos arcar nestes momento, girando entre R$1.400 e R$2.500,00 por mês para o período das 13:00hs até 17:30hs. Eu vou ter que escrever muito aqui para conseguir pagar esta conta. Desta forma, ao menos até a metade deste ano estarei assumindo o papel de babá, o que deverá ser ainda mais desafiador para manter uma rotina produtiva de trabalho.

O que eu ia escrever mesmo?


Como o Steemit se tornou de grande importância na minha renda, preciso de um tempo de concentração para escrever e esse têm sido o meu maior desafio. Eu começo usando de algumas técnicas, como escrevendo rapidamente e em poucas linhas o que será o meu texto e a partir daí vou alongando os pensamentos. Funciona como diria aquele ditado “Até a página 3 de um livro de 100 páginas”.

IMG_9127.jpg

Quando é assim fica fácil se inspirar e escrever

Acontece que volta e meia começa um berreiro da Joana, seja porque bateu fome ou simplesmente está demandando atenção, afinal, ela ainda é uma bebêzinha. Além disso, preciso estar ligado nas expressões da minha esposa e entender quando é hora de parar o que estou fazendo para dar uma força.

Constantemente me vejo perdendo a linha do raciocínio ou então simplesmente buscando uma palavra melhor para completar uma frase enquanto ao fundo tenho a mesma trilha sonora: Buááá, Buááá!

Bom, este é um destes momentos e já perdi a linha de onde queria chegar. O dever me chama.

É interessante pensar que um dia provavelmente ela irá ler isso aqui, então aproveito e deixo registrado: Te amo filha!

O que aprendo com isso?


Cada momento da vida têm sua importância e seus desafios a serem superados. Eu decidi ter um filho já bem mais velho e imagino como é para alguém mais novo que ainda não tenha adquirido tanta experiência.

Por ora a grande lição está em saber aproveitar cada minuto livre com mais intensidade. A rotina de ser pai e mãe é muito desgastante, e o que era pra ser uma conveniência de se poder trabalhar em casa, provida pelas facilidades da modernidade, se torna um problema.

Não temos muita ajuda externa e isso me leva muitas vezes a sentir-me no limite. Eu estou aprendendo a controlar mais a minha paciência e compreensão e também a valorizar os minutos de lazer.

Muitos pais não passam por isso, mas também enfrentam outros desafios. Quem está distante o dia inteiro para cumprir com uma agenda de trabalho cheia, provavelmente chega em casa cansado e com pouca disposição (ou tempo) para curtir seus pequenos.

No fim o que vale é superar as dores com o amor oferecido de graça e sem limites por esses pedacinhos de gente que, apesar da dependência, têm muito para nos ensinar a viver.


Obrigado pela leitura e se gosta do que escrevo, upvote! ;) e follow!


dudutaulois-writes-stuff-low-gif.gif


steemit badge light.jpg

Sort:  

Se eu puder dar uma palavra de apoio: não tenho filhos, mas fui au pair, uma babá na Holanda onde eu cuidava em tempo integral de três crianças e fazia trabalhos domésticos como lavar roupa, cozinhar, manter a casa em ordem. No começo é muito estressante, mas aos poucos você vai pegando o jeito e vendo como cada tarefa se enquadra em cada momento. Com certeza o amor de pai e marido vai facilitar muito esse trabalho. Tudo de bom pra sua família e sucesso aqui no Steemit. Abraço

Olá @bkdbkb! Obrigado por esta mensagem tão empática com meu momento. Às vezes me bate um certo desespero e insegurança pois a responsabilidade é grande. Mas acredito ser normal experimentar tais sentimentos neste momento. Escrever está me ajudando a entender melhor esta fase da vida e o Steemit é hoje um lugar que deposito meu tempo na esperança de garantir uma independência financeira.
Obrigado pela audiência!
Um grande abraço.

Boa, @dudutaulois! Que história incrível, rende muito conteúdo para acompanhar por aqui. Parabéns pela coragem em romper com os tabus e assumir a responsabilidade de cuidar da casa e da família, estou orgulhoso de ti :D

Obrigado @casagrande! Estou aprendendo e me superando a cada dia! Não é fácil, te garanto.
Abraços!

Só por isso é interessante pensar que um dia provavelmente ela irá ler isso aqui, então aproveito e deixo registrado: Te amo filha, já valeu, e muito, a leitura!

Abraços e beijo na Joaninha (ficou fofo)!

Obrigado @manandezo! Esta pequena me deixa louco as vezes com seus berros e manhas, mas é muito amor verdadeiro.
Grande abraço e obrigado pela leitura!

Parabéns, seu post foi votado e compartilhado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!

footer-comentarios-2.jpg

Muito bem! A sua esposa tem muita sorte em o ter a seu lado! :)

Poxa, obrigado @sweetcarol! Fez jus ao seu nome. Mas eu reconheço que também não sou fácil então eu que tenho muita sorte de ter ela comigo. ;)

Embora não seja mãe, eu tenho um irmão de 5 anos e já passei umas e boas com ele desde quando era pequeno. Hoje em dia, às vezes, sinto saudades da época em que era bebê, pq parece que dá mais trabalho agora, sempre pedindo algo. Esse mês estou ficando doidinha com ele, são férias escolares, e estou ajudando a olhar ele. hahaha Boa sorte com a sua pequena! Aproveita, pq passa muito rápido!!

Bom, então você está formada (mas não pós-graduada) na questão.. hehehe.
Eu fico pensando, acho que o processo todo é essa constante mudança. Termina um problema, começa outro e vamos nos adaptando para solucionar a questão. Realmente esta fase voa e quando vejo fotos delas quando chegou em casa já aperta o coração.

Post muito bom, gostei da dica de uma das fomas de escrever um texto, e pelo visto funcionou!! Espero que você consiga manter esse pique e que o aprendizado seja contínuo!! No aguardo por mais posts da série!!

Na luta... vou conseguir manter o ritmo e pretendo melhorar ainda mais minha escrita e conteúdo. As vezes tenho boas ideias que escapam ao som de um choro ou entre uma fralda e outra... hahaha
Abs

Opa, aí é complicado, mas para quem tem criatividade elas sempre voltam, eu ando sempre com um caderninho e uma caneta, e quando uma foge, espero pacientemente que volte :) acredito que isso deve valer com você também, então não se preocupe!! abraços!

Todo fim de ano eu passo 1 mês com minha sobrinha, agora ela esta com 2 anos, ja está na fase da falação, e é maravilhoso ficar perto deles.

O aprendizado nosso com eles é constante e do jeito que tempo voa, não demorar eu estar escrevendo aqui sobre o falatório constante da minha pequena. Grande abraço e obrigado pela leitura.

@dudutaulois que texto gostoso de ler. Acho que fica mais orgânico as postagens no steemit se conseguimos narrar o que tá se passando no momento. Faço tentativas de, ao invés de correr atrás da criatividade, pegá-la logo aqui do lado, das coisas que me acontecem. Mas ainda estou aprendendo e foi bom ver seu exemplo.

Coin Marketplace

STEEM 0.16
TRX 0.16
JST 0.030
BTC 59207.83
ETH 2464.61
USDT 1.00
SBD 2.43