Me Explica é o primeiro newsroom brasileiro aprovado na Civil, plataforma de jornalismo que usa blockchain e criptomoedas para garantir confiança e transparência
Dia 11 de julho o site Me Explica (http://meexplica.com), do jornalista que gosta de explicar coisas complicadas Diogo Antonio Rodriguez, foi o primeiro newsroom (sala de notícias) brasileiro a ser aprovado na Civil (https://civil.co). Segundo a página (em inglês) que registra a inscrição e aprovação da estréia do Brasil na plataforma, cujo link compartilho no final deste post, o Me Explica funciona com trabalho voluntário há 6 anos e agora vai testar a experiência da Civil que envolve assinaturas, crowdfunding e as criptomoedas CVL (o site @coingecko mostra que hj elas são transacionadas por U$ 0.232).
A iniciativa da Civil chegou a ser comentada neste artigo no site do jornal Gazeta do Povo - Jornalismo nos próximos 100 anos: as criptomoedas vão acabar com as fake news? - publicada no começo do ano. Eu mesmo sempre inclui como exemplo quando fui convidado para falar sobre o tema em escolas, empresas e agências: Minha apresentação sobre blockchain e criptomoedas em sites e apps de redes sociais, conteúdo e publicidade agora está disponível no Slideshare. Anunciada faz mais de um ano, quando foi assunto no The Wall Street Journal - Startup Thinks Blockchain Can Help Fix the Media’s Business Woes (Startup acredita que o blockchain pode consertar as desgraças que assolam o negócio de comunicação) - chegou a anunciar parceiros de peso, como contou esta matéria no site Cointelegraph - Forbes Partners With Blockchain-Based Journalism Platform to Publish Content (Forbes anuncia parceria com plataforma de jornalismo baseada em blockchain para publicar conteúdo) - em outubro de 2018.
A oferta inicial de criptomoedas da Civil não atingiu a meta mas o projeto continuou de outra forma e começou a operar em março, como explica o site Decrypt em Don’t call it an ICO: Civil launches its blockchain publishing platform (Não chame de ICO: Civil lança sua plataforma de publicação de conteúdo em blockchain). Além do site em português, a plataforma tb tem cerca de 50 salas de imprensa independentes nos 5 continentes. Jornalistas como o Diogo (https://www.linkedin.com/in/diogorodriguez/) do Me Explica podem participar com seus canais mas outras pessoas podem apoiar como membros: https://civil.co/become-a-member/
Acho que a tecnologia blockchain e as criptomoedas podem ajudar a resgatar a confiança e na checagem dos fatos, como compartilhei aqui antes em Lista de projetos contra fake news (inclusive em blockchain) para acompanhar neste 1º de abril, dia da mentira, além disso, como listei aqui no ano passado - 13 motivos para quem trabalha com publicidade, conteúdo e redes sociais começar a prestar atenção na tecnologia blockchain e suas criptomoedas - no mínimo, para o profissional, vale acompanhar. Sobre iniciativas parecidas, já compartilhei aqui - Site brasileiro de conteúdo Cointimes lança oferta de criptomoedas (Security Tokens Offering - STO) e se torna independente da exchange Foxbit - e ainda Posts no Medium agora podem ser remunerados com criptomoedas LIKE.
The Civil Registry - A community-driven space for curating quality journalism. Approved newsroom: Me Explica is an explanatory platform that makes news accessible to all audiences...
Source of shared Link
Parabéns, seu post foi selecionado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!
Hi @wagnertamanaha!
Your post was upvoted by @steem-ua, new Steem dApp, using UserAuthority for algorithmic post curation!
Your UA account score is currently 4.136 which ranks you at #3389 across all Steem accounts.
Your rank has dropped 35 places in the last three days (old rank 3354).
In our last Algorithmic Curation Round, consisting of 164 contributions, your post is ranked at #94.
Evaluation of your UA score:
Feel free to join our @steem-ua Discord server
Bem legal!! Sabe se para gente que tem blog aqui no Steemit funciona?
Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface
Valeu! Não sei se existem restrições para selecionar novas newsrooms mas pelo que vi no site é necessário pagar a inscrição com as criptomoedas do projeto, vou continuar acompanhando e qq novidade publico aqui ou te aviso. Sucesso e boa sorte mais uma vez!!
Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface
This story was recommended by Steeve to its users and upvoted by one or more of them.
Check @steeveapp to learn more about Steeve, an AI-powered Steem interface.