You are viewing a single comment's thread from:

RE: DESAFIO CINEMATOGRÁFICO (#02): "Enxergando o mundo com outros olhos".

in #contest5 years ago (edited)

Dentre tantos filmes que marcam nossa história, resolvi escolher um brasileiro, chamado CENTRAL DO BRASIL. Na minha lista, ficam encabeçados alguns de Charles Chaplin, como Tempos Modernos, também, a Lista de Schindler, A Vida é Bela (que filme maravilhoso e emocionante), Matilda, Forest Gump. Contudo, hoje falar sobre um filme brasileiro e exibir a realidade do nosso país parecia para mim, mais sensato. E mostrar o que ele me fez mudar, qual visão, como ele me fez enxergar o mundo com outros olhos.


Fonte imagem: Wikipédia

Central do Brasil é um filme franco-brasileiro, que fora lançado em 1998, estrelado por Fernanda Montenegro e Vinícius de Oliveira. O enredo gira em torno daquela professora aposentada que escreve cartas para pessoas analfabetas na estação Central do Brasil, e uma hora (mesmo sem querer, no princípio) ajuda Josué, um menino que perdeu sua mãe atropelada por um ônibus em frente a Estação, a encontrar seu pai no Nordeste.

Primeiramente, impacta pela quantidade de nordestinos e pessoas analfabetas que fogem da seca e da fome, migram constantemente para São Paulo em busca de melhores condições de vida. Mesmo desnorteados e sem a percepção dos costumes locais, muitos utilizam dos serviços da professora aposentada, como meio de comunicação as suas famílias que ficaram longe no sertão. Muitas vezes, as cartas não são entregues e até rasgadas (no início, não demonstrava ter bom caráter). Contudo, aparece o menino Josué, que a faz mudar a visão de sua vida, e olhar com o coração para os problemas do seu semelhante. Envolvendo-se e vivenciando uma história,como fosse sua, talvez como mãe e filhos, unindo histórias, caminhos, vivendo aventuras e peripécias. Para que juntos, cheguem ao objetivo, reencontrar os familiares do menino, e mostrá-lo que sempre há caminhos para a felicidade.

O filme CENTRAL DO BRASIL, me fez mudar a percepção do mundo, me fez olhar o Nordeste com mais coração. Mostrou a discrepância entre a classe dominadora (a professora) e uma classe tão exclusa (os analfabetos e pobres), mostrando com fidelidade sobre como é viver num país tão rico, tão grande, mas tão alheio aos problemas sociais.
O filme, me prendia a atenção, devido as problemáticas que os nordestinos sofriam ao tentar mudar sua realidade. E prometi para mim, que sempre que pudesse doaria as pessoas uma "mão amiga", para ajudá-las, e não precisava serem analfabetos ou nordestinos, eu queria apenas impactar a realidade de todas elas, oferecendo-lhes assim, uma nova perspectiva de mundo. E desta forma, criei juntamente, com minha família o “Projeto AME-SE”, que busca arrecadar todo tipo de auxílio, para levarmos sempre esperança ao nosso semelhante. Podemos não ser o suficiente, porém fazemos o que podemos, para encher o coração de cada um, com muito AMOR! Ajudar ao próximo, proporcionando sempre o melhor ao nosso redor, sempre levo em consideração de que a vida é um ciclo, e o que pregamos ao nosso próximo, sempre retorna para nós. E porque não empregarmos o melhor de nós?!

Coin Marketplace

STEEM 0.20
TRX 0.15
JST 0.029
BTC 64344.88
ETH 2629.39
USDT 1.00
SBD 2.83