RE: Aprendendo a meditar.
Essa meditação mais simples que eu relato aqui, que consiste em trazer a atenção para a sensação do corpo e observar os pensamentos e emoções que passam... pode sim ser feita por qualquer um individualmente. Ela consiste mais, no princípio, em uma técnica para aprender a conectar com o corpo, fazendo um relaxamento corporal. Esse contato pode ser a porta de entrada para a meditação.
Mas o ideal é sim ter um acompanhamento por alguém que já é praticante há mais tempo. Assim você poderá relatar o que tem experimentado e poderá receber alguma orientação mais específica. Com o tempo poderá até avançar incorporando mais técnicas, que podem ajudar a aprofundar as percepções.
Existem vários grupos que praticam a meditação. Alguns estão ligados a doutrinas religiosas, mas para mim isso nunca importou, pois todas as práticas tem algo de muito semelhante, o objetivo de conhecer a si mesmo. Comecei a meditar há 17 anos atrás. Já experimentei vários tipos de meditação... todas muito boa. Comecei a meditação num grupo de autoconhecimento ligado aos ensinamentos de Gurdjieff. Em seguida conheci algumas práticas do xamanismo e do Budismo indiano. Todos foram muito bons. Hoje pratico diariamente uma meditação do Tantra que para mim foi a que mais me possibilitou aprofundar nesse caminho da meditação. Essa especificamente só pode ser feita sob orientação.
Pra quem não tem acesso a alguém que possa guiar, eu aconselho esse canal no youtube... é de um praticante de budismo japonês. Acho muito bom pra quem quer começar de imediato a praticar a meditação.
Obrigado, Amanda!