Responsabilidade na Rede

in #bullyinglast year (edited)

“O mundo seria um lugar melhor se as pessoas se perguntassem com mais frequência: E se fosse comigo? ” Li essa frase enquanto pensava em como escrever sobre o que está cada vez mais em falta nos dias atuais: empatia. Creio que o mundo não é um lugar 100% habitável desde quando Adão e Eva comeram a maçã (pra quem acredita nessa versão da história), mas de uns tempos pra cá — não sei se é impressão minha — as coisas parecem ter se elevado a níveis estratosféricos e a ‘internet’ causou ou ampliou isso ainda mais. Não que eu tenha perdido toda a fé na humanidade, mas às vezes passo perto.

Basta acessar qualquer rede social para ver o Zoológico humano que a web se tornou, e longe de mim nos comparar com animais, porque eles não merecem isso, mas é no mínimo triste assistir isso se alastrando. A “internet” é como a arma na mão do covarde, às vezes literalmente já que o cyberbulling é uma dor real. Onde esse ódio estava escondido? A coragem de “dizer o que pensa” está à distância de um clique e diariamente vemos os exemplos de "body shaming", "slut shaming" e tantos outros termos que significam quase sempre a mesma coisa: falta de empatia ou pura maldade.

As pessoas simplesmente chegaram à conclusão que ficar atrás de uma tela, e deliberadamente disfarçar sua maldade em forma de opinião, é um trabalho de tempo integral. E lá se vai um pedaço da nossa dita humanidade, tem muitos mais para apontar o dedo, do que estender a mão, e não há justificativa, não tem como você simplesmente infligir propositalmente no outro a dor que você sente/sentiu ou simula. Fazer alguém sofrer com um comentário venenoso não te fará sentir melhor e se faz, então algo está muito errado com você, talvez a feiura que você aponta no outro, seja o seu próprio reflexo te encarando de volta.

Não acho que isso vá se alterar em algum futuro próximo, mesmo porque as pessoas não parecem interessadas em mudar e qualquer um que aponte isso é taxado de perdedor, quadrado ou qualquer outro título descredibilizante, então assim seguimos, abrindo ferida após ferida para o entretenimento da plateia.

tumblr_me29tz76OE1ryp9wvo1_500_large.jpg

Sort:  

Congratulations @etc.etal! You have completed the following achievement on the Steem blockchain and have been rewarded with new badge(s) :

You received more than 50 upvotes. Your next target is to reach 100 upvotes.

You can view your badges on your Steem Board and compare to others on the Steem Ranking
If you no longer want to receive notifications, reply to this comment with the word STOP

Do not miss the last post from @steemitboard:

Carnival Challenge - Here are the winners
Vote for @Steemitboard as a witness to get one more award and increased upvotes!

@etc.etal, thank you for supporting @steemitboard as a witness.

Here is a small present to show our gratitude
Click on the badge to view your Board of Honor.

Once again, thanks for your support!

Do not miss the last post from @steemitboard:

Carnival Challenge - Here are the winners