Bloqueio de Escritor?! Aqui está a cura!!

in #blog7 years ago

Bom dia meus caros!!

Quem aqui jé teve um bloqueio de escritor? Querer escrever ou comprar o objetivo e simplesmente ficar para do a olhar para a folha em branco?…

Pelo menos a mim, isso já aconteceu várias vezes. Antes de entrar no Steemit eu nunca tinha escrito um único artigo de “Não ficção.” Toda a minha escrita tinha sido completamente fictícia, pequenas histórias, argumentos/ roteiros, capítulos de romances etc…

Isto para dizer que tenho mais experiência em escrita criativa, porém acho que este artigo se aplica a qualquer escritor de qualquer tipo.

Estão prontos para saber desta cura bem simples, para bloqueio de escritor?

Vamos lá.

Intro:

Tudo o bloqueio é uma forma de procrastinar ou de auto-críticismo. Não esquecer isso!!

1) Permissão para escrever má qualidade!!

Este estado de espirito pode fazer milagres. Quando olhamos para a página branca e não sabemos o que escrever a causa mais comum é o auto-criticismo. Ou somos extremamente perfeccionistas ou temos medo de parecer estupidos ou sentimos que não estamos inspirados hoje… seja o que for… é auto-criticismo.

Tudo isso pode ser eliminado, simplesmente pelo ato de dar autorização ao cérebro de escrever porcaria.

Eu não estou a dizer que devem de escrever porcaria!! Mas desta forma vão começar a escrever, e de qualquer maneira a escrita é mais re-escrita. Se deixarem as ideias fluir não só começam a escrever e podem ter a noção de que podem sempre voltar mais tarde e escrever de novo.

Pressão do auto-criticismo Knock Out!!

Não esperem escrever o vosso Nobel da literatura todos os dias. Deixa fluir...

Funcionou para o Hemingway!

2) Usar/ fazer barras/ slash

Esta dica é fantástica também!

Quando estão a escrever a parte criativa do cérebro está activa. Sempre que param para criticar é outra parte do cérebro que é usada, assim perdem o foco/ momento.

O Einstein disse que era impossível preparar e evitar uma guerra ao mesmo tempo. Da mesma forma é impossível ser criativo e critico ao mesmo tempo.

Outra vez, o auto-criticismo.

Usar e abusar das barras. Sempre que estejam na dúvida de uma palavra, frase ou nome… /////

Deixa fluir… dá sempre para voltar mais tarde.

3) Escrever em dias em que não queres escrever.

Muito importante esta dica.

O deixar para amanha é não só o bloqueio mais comum como o mais perigoso.

“Hoje não estou inspirado, não vou escrever” … uma coisa é certa… se não eu não me sentar para escrever… eu não vou escrever nada.

Se não sentirem mesmo palavra nenhuma a sair… podem sempre re-escrever o que foi escrito no dia anterior. Ai sim, que venha o auto-criticismo. Podem editar, retirar as barras, re ordenar as frases etc...

E de qualquer forma uma vez que a edição começa, vão acabar por se sentirem inspirados e vão escrever mais.

Deixa fluir … posso sempre polir o que foi feito.

4) A técnica do tempo.

Esta é uma técnica de último recurso… mas já me ajudou muito, várias vezes. Top.

Tenho 10 minutos ou algo assim… e…. Começo a escrever.

Pode ser enquanto a piza está no micro ondas ou enquanto espero o transporte… ou de manhã enquanto a agua aquece para o café…

O importante é ser um curto espaço de tempo.

O objectivo é escrever o máximo nesse tempo. Não o melhor, o máximo de palavras. Sem auto-criticismo nenhum, escrever o máximo até o alarme tocar. Simples…

Depois de fazer este exercício umas vezes (pode ao longo de vários dias) é garantido a “inspiração” voltar e ai podem…

... Deixar fluir...

E ai está, esta é a receita do Dr. Lebowski para a cura do bloquei de escritores.

Espero que possa ser útil a alguém.

Como sempre, Obrigado por lerem.

12431556_10153204954331811_1654364703_n.jpg

If you would like to see this article in English, here it is:
https://steemit.com/writing/@maxjoy/writer-s-block-knock-out-my-personal-remedy

Photos (except Logo and quote) from Pixabay.com

Sort:  

Muito bom post. Sempre legal variar por esses jeitos de explorarmos melhor nosso melhor recurso, a criatividade.

Sem dúvida!!

Gostei da segunda dica, já perdi muito tempo por ficar na dúvida de qual palavra usar.

Essa segunda sica, é a que eu uso mais. Uso sempre.

Valeu!

Quando comecei era bem mais difícil, agora flui um pouco com mais facilidade, é questão de prática. Preciso colocar essas dicas em ação porque tem dias que o bloqueio é grande que nem pensar eu consigo.. é bem tenso.

Pois, sei bem como são esses dias... espero que isto possa ajudar quando for preciso!!!

Bom final de semana!

Obrigada, excelente final de semana pra ti tbm!

Excelentes dicas, vou colocar em prática hoje mesmo! :D

heheheh, não há tempo a perder!!

Obrigado!!

Muito boas as dicas! ! E essa 1 é de se pensar mesmo. Parabéns pelo post!

Muito Obrigado!!! Contente por teres gostado.

Caramba, excelentes dicas, sem dúvida vai me ajudar muito! Show de bola @maxjoy!

Ainda bem, fico contente por poder ter ajudado.

Valeu!!

Post de utilidade pública, @maxjoy. ;)

Hehehehe, sim era esse o objectivo!!

Ainda sou novate na arte da escrita!!
Bons conselhos para por em prática! :D

Sem dúvida que pode ajudar. Contente se pude ajudar!!

Escrever é um exercício, e deve ser praticado todos os dias.

Vou fazer uma camiseta com essa frase!! heheh

Valeu!!

Boas dicas...comigo é um pouco mais louco e escrevo da forma como estou pensando e por isso muitas vezes "sacrifico" a gramática :) Mas afinal acredito que o importante é a mensagem que se quer passar e buscar pela lembrança e pelas experiências ao escrever. Valeu!

Exactamente, acho que o mais importante é a mensagem/ ideia que se quer transmitir.

Valeu!!

Coin Marketplace

STEEM 0.16
TRX 0.15
JST 0.029
BTC 55336.50
ETH 2312.22
USDT 1.00
SBD 2.33